CONEXÃO SEDUC: 28 de agosto a 01 de setembro de 2023

30

agosto

quarta-feira

às 09:00h

2º Webinar: Fortalecimento dos Clubes Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Tecnologias e Ação dos Clubes Estudantis

Abertura e Mediação: Nahir Batista

 

    • Doutora em Educação (UECE); Mestre em Educação (UECE); Especialista em Análise Regional do Nordeste Brasileiro (UFPB); Especialista em Gestão Escolar (UDESC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIVS); Especialista em Mídias na Educação (UFC); Graduada em História (UFPB); Licenciada em Pedagogia (Uninter). Professora da Rede Estadual do Ceará. Professora formadora da UECE/UAB.

Nahir Batista

Professora formadora da UECE/UAB

Palestrante 1: Rogério Bié

 

    • Produtor de conteúdo na Assessoria de Comunicação da Seduc. Estudante de Jornalismo – UFC. Jovem Embaixador 2019, atuou na Coordenadoria de Protagonismo Estudantil – Seduc e é Ex-embaixador do Cidadão Digital, da Safernet Brasil e da Meta.

Rogério Bié

Produtor de conteúdo na Assessoria de Comunicação da Seduc.

30

agosto

quarta-feira

às 14:00h

Webinar de encerramento do Mês da Primeira Infância

 

 

 

Informamos que devido a um imprevisto com a palestrante a webinar de hoje sobre a Educação Infantil com qualidade e equidade para todas as crianças foi cancelada.

Temática:

    • Educação infantil com qualidade e equidade para todas as crianças.

Abertura: Emanuelle Grace Kelly

 

    • Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira é Secretária Executiva de Cooperação com os Municípios. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF), especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF), professora efetiva da rede estadual desde 2004, lecionou no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Ari de Sá Cavalcante. Foi professora do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), no curso de Psicologia, e também professora formadora do curso de Pedagogia do PARFOR. Esteve coordendora de Regional da rede estadual ao longo dos últimos 10 anos, passando pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Jaguaribe e Icó.

Emanuelle Grace Kelly

Secretária Executiva de Cooperação com os Municípios

Abertura: Aparecida Prado

 

    • Francisca Aparecida Prado Pinto, Mestra e Doutora em Engenharia de Teleinformática na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e Especialista em Informática (UFC). É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Sistema Computacional da UFC. Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc). Realizou o gerenciamento e planejamento de projetos: sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional e Ações pedagógicas do Ensino Médio e da Educação Infantil.

Francisca Aparecida Prado Pinto

Coordenadora COEPS

Mediadora: Érica Laurentino

 

    • Érica Maria Laurentino de Queiroz, mestranda em Educação na linha de pesquisa Formação de Professores, pela FUNIBER. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Realiza trabalhos de orientação e planejamento para formação em rede de professores e gestores da Educação Infantil, e de assessoria técnico-pedagógica para os municípios do Ceará. Orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil – CADIN/COEPS.

Érica Laurentino

Orientadora CADIN/COEPS

Palestrante: Profa Rita Coelho

 

    • Rita de Cássia de Freitas Coelho, socióloga, formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutora honoris causa pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui ampla experiência na formulação, implementação e regulamentação de políticas de Educação Infantil. Foi consultora de vários estados, municípios e organismos internacionais. Uma das articuladoras da criação do Movimento Inter fóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do qual é membro. Foi presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação e integrou a equipe do Centro de Políticas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou em vários projetos de pesquisa e possui publicações e artigos na área. Atualmente é Coordenadora-Geral de Educação Infantil na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Rita Coelho

Coordenadora-Geral de Educação Infantil SEB/MEC

31

agosto

quinta-feira

às 14:00h

2º Webinar de Cultura Digital – Educação Midiática na Prática

 

 

 

Temática:

    • Planejamento e implementação da disciplina “Cultura Digital”

Abertura e Mediação: Ana Paula Silva Vieira

 

    • Possui Graduação em Letras-Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2005), Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2014). Realizou estágio doutoral com bolsa CAPES no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), em Lisboa – Portugal, sob orientação do Prof. J. Lachlan Mackenzie. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino básico do Ceará (SEDUC), atuando como Técnica da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral (Cedti), que compõe a Coordenadoria de Educação em Tempo Integral (COETI/SEDUC). Atua como professora-tutora do Curso Semipresencial de Licenciatura em Letras-Português ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto UFC Virtual e como pesquisadora do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF), da Universidade Federal do Ceará.

Ana Paula Silva Vieira

Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino básico do Ceará (SEDUC), atuando como Técnica da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral (Cedti), que compõe a Coordenadoria de Educação em Tempo Integral (COETI/SEDUC).

Palestrante: Bruno Ferreira

 

    • Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialista em Educomunicação, pela mesma instituição. Possui licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É assessor pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e formador de professores do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Foi professor de Comunicação e Desenvolvimento Social no Senac São Paulo e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). É autor do livro Jornalismo e educação – competências necessárias à prática educomunicativa, publicado pela editora Appris.

Bruno Ferreira

É assessor pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e formador de professores do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.


01

setembro

sexta-feira

às 14:00h

Webinar de Lançamento do Curso Educação Contextualizada e Semiárido Cearense

 

 

 

Temática:

    • Webinar de Lançamento do Curso Educação Contextualizada e Semiárido Cearense

Fala Institucional: Helder Nogueira Andrade

 

    • Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil

Helder Nogueira Andrade

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil

Mediadora: Nohemy Rezende Ibanez

 

    • Coordenadora da Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo (Cociq)

Nohemy Rezende Ibanez

Coordenadora COCIQ

Convidado: Fábio Queiroz

 

    • Graduado em História, Professor Associado do Departamento de História (URCA), Mestre e Doutor em Sociologia (UFC), Pós-Doutor em Educação (FACED-UFC).

Fábio Queiroz

Pós-Doutor em Educação (FACED-UFC

Convidado: Ítalo Girão

 

    • Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará – UFC; especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Geógrafo e professor de Geografia graduado pela UFC, realiza pesquisas relacionados a análises geoambientais, à dinâmica da interação entre sociedade e natureza e à gestão e gerenciamento de Riscos Socioambientais. Atualmente, é professor coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, oferecido na modalidade Ensino Médio Integrado pela rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará.

Ítalo Girão

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Convidado: Sergiano Araújo

 

    • Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é Professor com Dedicação Exclusiva (DE) do Instituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Avaliador (ad hoc) de periódicos especializados em Geografia de diversas Universidades Brasileiras. Integrante (ad hoc) do banco de professores avaliadores do SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, INEP/MEC e do Banco Nacional de Itens, BNI do SAEB, ENEM e ENADE, INEP/MEC. Participou como avaliador no Programa Nacional do Livro Didático das obras de Geografia para o primeiro e o segundo segmento do Ensino Fundamental (PNLD/MEC/ 2016 e 2019).

Sergiano Araújo

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)