CONEXÃO SEDUC: 29 de abril a 3 de maio de 2024
29
abril
segunda-feira
às 9:00h
Webinar: Abertura I Semana Lola Aronovich
Temática:
-
- Entre o real e o virtual: o papel da escola no combate à misoginia on-line
Mediadora : Laura Braz Olivier
-
- Professora de Português da Rede Pública Estadual (Seduc/CE), licenciada em Letras-Português pela Uece. Mestra em Literatura Comparada pela UFC. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Letramento Digital e Alfabetização Midiática. Atua como Técnica Educacional da Seduc, na Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (COEDH), na Equipe de Educação em Cidadania e Cultura Digital (ECCD).

Laura Braz Olivier
Técnica Educacional da Seduc/COEDH
Palestrante:Dra. Ana Paula Rabelo
-
- Linguista, professora e pesquisadora, Ana Paula Rabelo foi vice-coordenadora do curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), no campus de Palmares, no Ceará, de 2018 a 2021. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1998). No Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Ceará, realizou tanto seu mestrado em Linguística/Descrição e Análise de Língua (2003) quanto o doutorado (2017) em Linguística/Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização. Hoje, realiza pesquisas nas áreas de Análise de Discurso Crítica, Gêneros Sociais, Gêneros Discursivos e Letramentos Sociais.

Dra. Ana Paula Rabelo
Hoje, realiza pesquisas nas áreas de Análise de Discurso Crítica, Gêneros Sociais, Gêneros Discursivos e Letramentos Sociais.
Palestrante:Bruna Camilo
-
- Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com intercâmbio acadêmico para formação complementar realizado na Universidade de Lisboa (ULISBOA, 2015-2016) na área de política social comparada e gênero. Coordenadora do Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero- DIVERSO UFMG. Membra da Associação Visibilidade Feminina. Colaboradora do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Crimes Contra a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (CRIM-UFMG). Área de atuação: teoria política, teoria política feminista, democracia, gênero, sexualidade, direito, cidadania, patriarcado e feminismos.

Bruna Camilo
Coordenadora do Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero- DIVERSO UFMG.
29
abril
segunda-feira
às 14:00h
Webinar de Abertura – Escola Espaço de Reflexão
Temática:
-
- Equidade de Gênero e Proteção às mulheres
Abertura: Helder Nogueira Andrade
-
- Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Estudos Clássicos (UFC), Gestão Escolar (Uece) e Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É professor da rede estadual de ensino do Ceará nas disciplinas de História e Filosofia. Também é membro titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará e do Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Ceará.

Helder Nogueira Andrade
Técnica Educacional da Seduc/COEDH
Abertura: Raquel Andrade
-
- Advogada. Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Ceará e Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC.

Raquel Andrade
Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – SEVCOM (Secretaria das Mulheres)
Abertura: Dra. Elizabeth Maria Almeida de Oliveira
-
- Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC/ MPCE).

Dra. Elizabeth Maria Almeida de Oliveira
Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC/ MPCE).
Palestrante: Violeta Maria de Siqueira Holanda
-
- Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vinculada ao Instituto de Humanidades e Bacharelado em Antropologia. Atualmente, é docente efetiva do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/Unilab e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidad de Sevilla/Espanha (2020-2021) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (2018). Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UFRN (2013) e reconhecimento da titulação de doutorado pela Universidade de Sevilha (2023), mestrado em Sociologia pela UFC (2002), especialização na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes pelo LACRI/USP (2003) e graduação em Ciências Sociais pela UFC (1999). Desenvolve pesquisas nas áreas da Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Gênero, Feminismos, Violência Doméstica e Familiar, Saúde Sexual e Reprodutiva, Diversidade, Interculturalidade, Decolonialidade e Direitos Humanos. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e líder do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero – CIEG DANDARA (Diretório CNPq/Unilab).

Violeta Maria de Siqueira Holanda
Atualmente, é docente efetiva do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/Unilab e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab.
Mediação: Silvia Maria Vieira dos Santos
-
- Mulher negra, historiadora e pedagoga. Doutora em Educação pela UFC. Trabalha como Técnica Educacional na Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade – EDHGS, da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade – COEDH, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE).

Silvia Maria Vieira dos Santos
Técnica Educacional na Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade – EDHGS, da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade – COEDH, Seduc.
30
abril
terça-feira
às 10:40h
Webinar de Encerramento – Escola Espaço de Reflexão
Temática:
-
- O papel da Escola na promoção da equidade de gênero e na proteção das infâncias e adolescências no âmbito do Sistema de Garantia de Direitos
Palestrante: Dra. Antonia Lima
-
- Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da UFC. Pós-Graduada em Direito Público pela Faculdade de Direito da UFC. Pós-Graduada em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional e em Direito Multidisciplinar de Crianças e Adolescentes, pela Uece. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Uece. Promotora de Justiça. Atualmente, é titular da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, com atribuição na seara da Tutela Coletiva da Infância e Juventude. Membra fundadora do Coletivo Transforma MP. Membra do Instituto Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescentes – IBDCRIA. Membra do Fórum Nacional dos Promotores de Justiça com atuação na Infância e na Adolescência – PROINF NCIA. Membra da Fraternidade Santa Dulce dos Pobres.

Dra. Antonia Lima
Atualmente, é titular da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, com atribuição na seara da Tutela Coletiva da Infância e Juventude.
Mediação: Lorena Fidelis
-
- Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas (Uece). Graduada em Psicologia (UFC). Especialista em Gestão da Educação Pública (Caed/UFJF). Especialista em Saúde da Família (Unilab). Mestra em Psicologia (UFC). Psicóloga clínica do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Estudante Nogueira Jucá, da Regional 3, da Prefeitura de Fortaleza. Professora Formadora dos Cursos de Aperfeiçoamento e Psicóloga do AEE da Sala da Família do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece), da Sefor 3, Seduc/CE.

Lorena Fidelis
Professora Formadora dos Cursos de Aperfeiçoamento e Psicóloga do AEE da Sala da Família do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece), da Sefor 3, Seduc/CE.
02
maio
quinta-feira
às 19:00h
Webinar: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJETO CAMINHAR
Temática:
-
- Módulo II – As 4 Dimensões do Projeto Caminhar para os Adolescentes
Palestrante: Luci Ferraz de Mello
-
- Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil. Doutorado e Mestrado sobre Interfaces Comunicação-Educação, ECA/USP. Pós-doutorado em Currículo (Web Currículo, PUC-SP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Formadora da SME-SP sobre STEM e Cidadania Global e Educação Integral (Núcleo de Educomunicação; Tecnologias para Aprendizagem; Educação Integral). Professora-Tutora e autora da FGV (Disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança; Estratégias de Comunicação). Principais instituições já atendidas: Fundação Telefônica; ECA/USP; FEA/USP; SENAC-SP; ECA/USP (Tecnologias para Aprendizagem); CIEB; EFAPE/SEDUC-SP; ENFAM; Editora Santillana; Somos Educação; União Europeia + MEC (Formação para Indústria 4.0); INFI-Febraban; BRASSCOM.

Luci Ferraz de Mello
Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil.
Mediação:Ana Michele Cavalcanti
-
- Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UniAtheneu (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela UNICHRISTUS (2013). Formanda em Psicanálise pelo Instituto Acadêmico de Psicanálise do Brasil (IAPB). Possui Graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente, atua como orientadora da Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e Planejamento de Rede (CEMUP) que integra a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM). É Professora efetiva da rede estadual do Ceará e da rede municipal de Fortaleza.

Ana Michele Cavalcanti
Orientadora CEMUP/COPEM
03
maio
sexta-feira
às 9:00h
WEBINAR: I SEMANA LOLA ARONOVICH
Temática:
-
- Entre o real e o virtual: o papel da escola no combate à misoginia on-line
Palestrante: Dra. Lola Aronovich
-
- Lola Aronovich é professora no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT), da Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa na UFSC e pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2008, é autora do blog “Escreva Lola Escreva”, um dos maiores blogs feministas do Brasil. A Lei nº 13.642, sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, leva o nome de Lei Lola em sua homenagem. Foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, na Categoria Coragem, do Repórteres sem Fronteiras. Em 2022, recebeu o título de Cidadã Cearense.

Dra. Lola Aronovich
Foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, na Categoria Coragem, do Repórteres sem Fronteiras.
Mediação:Ana Cristina Aragão Maciel
-
- Possui graduação em Letras/Português-Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialização em Libras pela Universidade Candido Mendes; mestrado interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É professora efetiva da Rede Estadual do Ceará desde 2014 e também pesquisadora na área de Literatura e ditadura militar sob a perspectiva da memória e do tempo presente. Atualmente, trabalha como técnica educacional na equipe de Cidadania e Cultura digital da COEDH/Seduc e como coordenadora pedagógica dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil (Seduc/MEC).

Ana Cristina Aragão Maciel
Atualmente, trabalha como técnica educacional na equipe de Cidadania e Cultura digital da COEDH/Seduc e como coordenadora pedagógica dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil (Seduc/MEC).