CONEXÃO SEDUC: 29 de maio a 02 de junho de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

29

março

segunda-feira

às 14:00h

Webinar de lançamento do curso “Trilha Formativa: potencializando diálogos e construindo caminhos para uma educação inclusiva que atenda a todas/os e a cada um”

 

 

 

Temática:

    • Webinar de lançamento do curso “Trilha Formativa: potencializando diálogos e construindo caminhos para uma educação inclusiva que atenda a todas/os e a cada um”

Mediadora: Ana Cristina Aragão Maciel

 

    • Graduada em Letras/Português-Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Libras pela Universidade Candido Mendes. Mestra em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professora efetiva da Rede Estadual do Ceará desde 2014. Pesquisadora na área de Literatura e ditadura militar sob a perspectiva da memória e do tempo presente. Atualmente, atua como técnica educacional na Educação Especial na COEDH-SEDUC.

Ana Cristina Aragão Maciel

Técnica Educacional da equipe da Educação Especial.

Abertura: Helder Nogueira

 

    • Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Estudos Clássicos (UFC), Gestão Escolar (Uece) e Gestão e Políticas Públicas, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É professor da rede estadual de ensino do Ceará nas disciplinas de História e Filosofia. Também é membro titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará e do Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Ceará.

Helder Nogueira

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.

Palestrante: Geny Lustosa

 

    • Pós-Doutora pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ/PROPEd). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (1999). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Desenvolvimento e Linguagem da Criança (PPGE/UFC). Professora também da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, ministrando as disciplinas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Práticas de Ensino em Educação Inclusiva e Letramento e Alfabetização. É Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (www.proinclusao.ufc.br). Consultora do Instituto Nacional para Educação Especial de Angola (Ministério de Educação de Angola, desde 2008 até os dias atuais). Pesquisadora-membro da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIPe). Consultora da UNESCO/MEC – ano de 2022 (PROJETO 914BRZ1060/PRODUTO PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL).

Geny Lustosa

Secretária da Diversidade do Estado do Ceará – SEDIV