CONEXÃO SEDUC: 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

02

dezembro

Quinta-feira

às 19:00h

Arte e Conhecimento

 

 

 

Temática:

    • Arte e Conhecimento

Mediador: Marco Toledo

 

    • Marco Toledo é clarinetista e saxofonista, atua como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2011 no curso de Música (Licenciatura) do campus de Sobral. Doutor em Musicologia pela Universidade de Toulouse (França) e doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris-Sorbonne (França). Desde 2003, realiza pesquisas sobre a educação musical em bandas de música e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa PesquisaMus (UFC/CNPq), onde direciona seus estudos, bem como suas orientações de mestrado e doutorado para a didática de instrumentos musicais.

Marco Toledo

professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Apresentação Musical: Adeline Stervinou

 

    • Adeline Stervinou é flautista e iniciou seus estudos musicais na França, o seu país de origem, em banda de música municipal antes de entrar em escola nacional de música e depois no conservatório onde obteve vários prêmios em flauta, música de câmara e solfejo. Atualmente é professora do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Sobral e regente da Orquestra Sinfônica da mesma instituição. Pesquisadora em Educação Musical com ênfase na cognição, é líder do Laboratório em Cognição e Música, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Música e Artes – PesquisaMus, ambos na UFC Campus de Sobral, e Bolsista de Produtividade da FUNCAP.

Adeline Stervinou

Musicista flautista.

Autora: Vagna Brito de Lima

 

    • Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) de 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 na Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Escolar(2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada (Licenciatura Plena) em História (1995). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Possui experiência no ensino superior.

Vagna Brito de Lima

Coordenadora Coded/CED.

Autora: Herik Zednik

 

    • Pedagoga (Uece), doutora em Informática na Educação (UFRGS-2015), mestra em Computação Aplicada, na área da Informática Educativa (Uece-2008). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas, Informática Educativa, Educação a Distância, Design Instrucional e mentoria. Atualmente, é professora da rede pública estadual de ensino (Seduc-CE) e docente bolsista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Autora do livro “Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula”.

Herik Zednik

professora da rede pública estadual de ensino (Seduc-CE).