CONEXÃO SEDUC: 31 de julho a 04 de agosto de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

04

agosto

sexta-feira

às 14:00h

Cuidar da família para cuidar das crianças

 

 

 

Temática:

    • O impacto do racismo na primeira infância

Abertura: Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Mestra e Doutora em Engenharia de Teleinformática na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e Especialista em Informática (UFC). É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Sistema Computacional da UFC. Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc). Realizou o gerenciamento e planejamento de projetos: sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional e Ações pedagógicas Ensino Médio e Educação Infantil.

Aparecida Prado

Coordenadora COEPS

Mediador: Daniel Marinho

 

    • Daniel Marinho Almeida é pedagogo, pós-graduado em Psicopedagogia e em Gestão Pública. Professor da rede pública estadual do Ceará. Atualmente, é técnico da Coordenadoria de Educação e Promoção Social – Coeps/Seduc, como orientador da Célula de Integração Escola, Comunidade e Redes de Proteção – CIEFP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Daniel Marinho

Técnico CIEFP/COEPS

Palestrante: Taís Ziegler

 

    • Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-Graduada em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Educadora Parental em Disciplina Positiva Certificada, pela Positive Discipline Association (PDA); Formação em Comunicação Não Violenta, pelo Instituto Tiê; e em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, promovido pelo Centro de Justiça Restaurativa/CJR e pelo Instituto Terre des Hommes. Atualmente, coordena o Programa Crescer Aprendendo, no Ceará.

Taís Ziegler

Atualmente, coordena o Programa Crescer Aprendendo, no Ceará.

Palestrante: Carla Weyne

 

    • Facilitadora de Comunicação Não Violenta, formada pela CNV Konekti, e Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, formada pelo Instituto Terre des hommes Lausanne no Brasil (Instituto Tdh Brasil) e Defensoria Pública do Ceará. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2007, com formação em Psicologia Comunitária e em Facilitação de Grupos, pelo Núcleo de Psicologia Comunitária do Ceará (UFC). Pós-Graduada em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); Facilitadora de Biodança, formada pela Escola de Biodança do Ceará – International Biocentric Foundation; e instrutora de Yoga pelo Núcleo Sol – Aliança do Yoga. Já atuou em programas de desenvolvimento comunitário do terceiro setor, programas de assistência social na capital e interior do Ceará, projetos de educação perinatal e projetos de formação profissional para professores, gestores escolares, educadores sociais e ambientais, psicopedagogos e profissionais de saúde. Criadora do “Projeto Belas Palavras – Comunicação e Vínculo”; mentora de parentalidade não violenta e facilitadora parceira na CNV Konekti e no Instituto Zeza Weyne Cursos.

Carla Weyne

Facilitadora de Comunicação Não Violenta