CONEXÃO SEDUC: 31 de maio a 04 de junho de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

31

Maio

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Língua Portuguesa

 

 

Temática:

    • A poética Modernista da geração de 1922 no Enem.

Professor: Cláudio Márcio

 

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduando em Estudos Literários e Culturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Centro de Humanidades (Departamento de Literatura). Atualmente, atua como professor de Língua Portuguesa (Ensino Médio) no Colégio 7 de Setembro e no Colégio Ari de Sá; professor de Língua Portuguesa do projeto Academia Enem e Alcance; professor de Língua Portuguesa de turmas preparatórias para o ITA – IME – Colégio Master. Prepara alunas/os para vestibulares da USP e UNICAMP – Colégio 7 de Setembro. Já foi professor para a prova específica do Vestibular UFC.

Cláudio Márcio

Professor de língua portuguesa

31

Maio

Segunda-feira

às 16:00h

Webinar de Abertura – Escola Espaço de Reflexão

 

 

Temática:

    • Diálogos pela vida em tempos de pandemia: desafios, aprendizados e crescimento

Mediador: Pedro Henrique

 

    • Professor da rede pública estadual do Ceará, licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); especialista em Planejamento Educacional e Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Exerce a função de coordenador regional da Crede 9, em Horizonte-CE. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História, bem como em gestão escolar e de sistemas de ensino, além de docência no Ensino Superior na área de formação de professores.

Pedro Henrique

Coordenador da Crede 9.

Convidada: Maria Jucineide da Costa Fernandes

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual de ensino desde 2004, começou sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Crede 8, em Baturité. De março de 2015 a fevereiro de 2021, coordenou a Crede 10.

Maria Jucineide da Costa Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc

Convidada: Idilvan Alencar

    • Idilvan Alencar é deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Ceará. Foi eleito com 154.338 votos, sendo o sexto candidato mais votado no estado nas eleições de 2018. Antes de atuar no Congresso Nacional, Idilvan Alencar foi secretário da Educação do Ceará por dez anos, destes oito como executivo e adjunto (2007 – 2014) e dois como titular (2016 – 2018). Foi, ainda, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) entre 2015 e 2016. Na Câmara dos Deputados, Idilvan é membro titular da Comissão de Educação, coordenador de Ensino Médio na Frente Parlamentar Mista da Educação e foi vice-presidente da Comissão Especial do Fundeb. Foi o idealizador do Escola Espaço de Reflexão, em 2017, quando estava como secretário da Educação do Estado.

M Idilvan Alencar /h4>
Deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Ceará.

Convidada: Aline Almeida

    • Graduada em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Há quase 10 anos, atua como professora de NTPPS e professora diretora de turma na EEM Dr. César Cals, Sefor 1.

Aline Almeida

Professora de NTPPS e professora diretora de turma na EEM Dr. César Cals, Sefor 1.

Convidada: Cibele Leontina Rodrigues Cavalcante.

    • Estudante da 2° série – Enfermagem na EEEP Monsenhor Luís Ximenes Freire, em Santa Quitéria-CE (Crede 07).

Cibele Leontina Rodrigues Cavalcante.

Estudante da 2° série – Enfermagem na EEEP Monsenhor Luís Ximenes Freire

Palestrante: Regina Fittipaldi

    • Arquiteta e urbanista. Fundadora da Fittipaldi Arquitetura Ltda (www.fittipaldiarquitetura.arq.br). Pós-graduada em Gestão Ambiental em Cidades. Especialista em Ecovilas – Assentamentos Humanos Sustentáveis. Pró-reitora de Meio Ambiente da Universidade Internacional da Paz Unipaz – DF. Docente de pós-graduação em Ecologia Profunda. Editora e apresentadora do Programa “Terra- meu amor”- TV Supren – Brasília – DF. Docente da Formação Educação Gaia – Findhorn Foundation. Membro da Câmara Técnica de Educação, Informação, Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH. Membro do Conselho de Meio Ambiente – CONAM e do Conselho de Recursos Hídricos – CRH do governo do Distrito Federal, representando a sociedade civil. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba- CBHP. Membro do Comitê da Reserva da Biosfera do Cerrado. Co-idealizadora e docente da Formação Transdisciplinar em Ecopsicologia e Ecologia Profunda. Cofundadora e membro do Coletivo Socioambiental “Movimento Diálogos da Arie – Área de Relevante Interesse Ecológico Granja do Ipê” – DF. Educadora da Carta da Terra Internacional. Poeta premiada em concursos literários no Brasil e no exterior. Autora de livros infantis e de teatro musical infantil.

Regina Stella Quintas Fittipaldi

Vice-reitora da Unipaz

01

Junho

Terça-feira

às 09:00h

PADIN: o brincar e o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos e 11 meses

 

 

Temática:

    • PADIN: o brincar e o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos e 11 meses.

Mediador: Régis Brito

 

    • Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (2011); especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade de Educação Montenegro – BA (2007); especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA (2006). Possui graduação em Matemática (2003) e em Pedagogia pela (2002), ambas pela UVA. Professor e orientador educacional no município de São Benedito, exerceu o cargo de assessor técnico na Cecom da Crede 05 – Tianguá e, atualmente, atua como gerente do PADIN na Coeps/Seduc.

Régis Brito

Gerente do Programa PADIN – CIEFP/ Coeps

Palestrante: Ana Maura Tavares

 

    • Pedagoga e psicóloga. Mestre e doutora em Educação. Atua, principalmente, nas áreas de formação de professores, Educação Infantil, Infância e Alfabetização. Desenvolve estudo sobre narrativas (auto)biográficas. Participa de grupos de pesquisa na UFRN e na UVA. Contadora de histórias e autora de livros de literatura infantil, tendo obras publicadas na Coleção Paic Prosa e Poesia. Desenvolve trabalho de consultoria junto à Coeps/Cadin. Professora atuando na Educação Básica e no Ensino Superior.

Ana Maura Tavares

Pedagoga e psicóloga. Mestre e doutora em Educação. Consultora Coeps/Cadin.

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Física

 

 

Temática:

    • Leis de Newton

Professor: Thompson Justa

 

    • GProfessor do Academia Enem da Prefeitura Municipal de Fortaleza; professor do Projeto Alcance da Assembleia Legislativa do Ceará; professor efetivo, desde 2014, do Governo do Estado do Ceará; professor de cursinhos há mais de 30 anos em Fortaleza-CE.

Thompson Justa

Professor de Física

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 1 – Pandemia e crise ecológica: reflexões necessárias

 

 

Temática:

    • Colóquio 1 – Pandemia e crise ecológica: reflexões necessárias

Facilitador: Alexandre Araújo

 

    • Alexandre Araújo Costa é bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), PhD em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University, com pós-doutorado pela Yale University. Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi um dos autores principais do 1º Relatório de Avaliação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. É autor de várias dezenas de artigos revisados em periódicos e é responsável pelo projeto “O que você faria se soubesse o que eu sei?”, que inclui blog e canal do YouTube.

Alexandre Araújo

Facilitador

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 2 – Contextos violentos: como proteger nossas crianças e nossos adolescentes?

 

 

Temática:

    • Colóquio 2 – Contextos violentos: como proteger nossas crianças e nossos adolescentes?

Facilitadora: Marina Araújo

 

    • Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor); especialista em Estudos Latinos Americanos pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, atua na Coordenação Colegiada do CEDECA Ceará.

Marina Araújo

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 3 – Cuidar de quem cuida em tempos de pandemia

 

 

Temática:

    • Colóquio 3 – Cuidar de quem cuida em tempos de pandemia

Facilitadora: Danielle Alencar Fernandes Miranda

 

    • Assistente Social do Apoio Psicossocial da Cogep/Seduc. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Psicóloga clínica pela UNINASSAU, com formação em Orientação Profissional pelo IEMB.

Danielle Alencar Fernandes Miranda

Facilitadora

Facilitador: Sidney Marques Rodrigues

    • Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Hospital Sírio-libanês, com formação em Gestão Pública na expertise Gestão de Pessoas no Setor Público pela EGP; terapeuta de família e casal; psicólogo do Apoio Psicossocial da Cogep.

Sidney Marques Rodrigues

Facilitador

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 4 – ‘À beira de…’: lidando com ansiedade e depressão

 

 

Temática:

    • Colóquio 4 – ‘À beira de…’: lidando com ansiedade e depressão

Facilitadora: Mirelle Freitas Lima

 

    • Psicóloga educacional (Sefor 2). Possui especialização em Saúde Mental e em Psicomotricidade Clínica e Educacional. Formação em Arteterapia e Arte-educação. Atua nas áreas educacional, clínica e social.

Mirelle Freitas Lima

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 5 – A saúde mental dos adolescentes no contexto atual

 

 

Temática:

    • Colóquio 5 – A saúde mental dos adolescentes no contexto atual

Facilitador: Lindemberg Jackson Sousa de Castro

 

    • Filósofo, psicanalista, pedagogo, mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), diretor escolar da EEEP Professora Marly Ferreira Martins.

Lindemberg Jackson Sousa de Castro

Facilitador

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 6 – Lutos em tempos de pandemia

 

 

Temática:

    • Colóquio 6 – Lutos em tempos de pandemia

Facilitadora: Joyce Hilario Maranhão

 

    • Psicanalista. Psicóloga (CRP11/09202) no Hospital Geral Dr Waldermar Alcântara. Conselheira e presidenta da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia da 11 Região. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Saúde da Família pela UFC. Especialista em Pediatria pela ESP-CE. Especialista em Psicologia da Saúde e Psicopedagogia – CRP11.

Joyce Hilario Maranhão

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 7 – Resistências de vidas: paremos a violência de gênero!

 

 

Temática:

    • Colóquio 7 – Resistências de vidas: paremos a violência de gênero!

Facilitadora: Nathalia Santiago de Pinho

 

    • Advogada. Mestranda no Programa de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Consultora no Projeto Educação Livre (SESI/UNESCO Brasil).

Nathalia Santiago de Pinho

Facilitadora

Facilitadora: Mara Beatriz

    • Jornalista e professora. Trabalha com assessoria de comunicação e gestão de crises. É mãe de uma adolescente trans e integra o coletivo Mães pela Diversidade no Ceará.

Mara Beatriz

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 8 – Antropoceno, consumismo e ecologia: desafios e perspectivas

 

 

Temática:

    • Colóquio 8 – Antropoceno, consumismo e ecologia: desafios e perspectivas

Facilitadora: Ana Carolina Volpato Correia

 

    • Atualmente, é docente investigadora da Universidade de Sabedoria Ancestral Brasil; facilitadora da Universidade da Sabedoria Ancestral em Rede; membro da Casinha Amarela; membro gestora da CURTE – Curitiba em Rede para a Transformação da Educação; netweaver e community builder da Estação Experimental Glocal de Ciências Abertas e Tecnologia Sociais P2P- a E2G LATS; membro do Holochain Brasil e Fair Coop Brasil; fundadora da Rede Tekuá; residente em um coliving em Curitiba com enfoque em educação infantil livre aprendente, inspirado pelos métodos Montessori e Waldor; atua facilitando processos colaborativos.

Ana Carolina Volpato Correia

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 9 – Espiritualidade: reconexão, bem-estar e cultura de paz

 

 

Temática:

    • Colóquio 9 – Espiritualidade: reconexão, bem-estar e cultura de paz

Facilitador: Dário Gomes do Nascimento

 

    • Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em reiki.

Dário Gomes do Nascimento

Facilitador

Facilitadora: Kelma Socorro Lopes de Matos

    • Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestra e doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais (UC Portugal). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC).

Kelma Socorro Lopes de Matos

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 10 – Redes de solidariedade: caminhos a percorrer

 

 

Temática:

    • Colóquio 10 – Redes de solidariedade: caminhos a percorrer

Facilitadora: Adriana Aranha

 

    • Analista de Políticas Públicas (BH) e pesquisadora em Segurança Alimentar, Assistência Social e Combate à Pobreza.

Adriana Aranha

Facilitadora

Facilitadora: Rossana Moura

    • Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro – PT. Idealizadora do Anjos Digitais: Capacitação digital e informacional.

Rossana Moura

Facilitadora

Facilitador: Sérgio Storch

    • Cofundador da Convergência pelos Direitos, da Rede Paulo Freire do Nordeste e da Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz.

Sérgio Storch

Facilitador

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 11 – Justiça social, pandemia e povos de comunidades tradicionais

 

 

Temática:

    • Colóquio 11 – Justiça social, pandemia e povos de comunidades tradicionais

Facilitadora: Teresinha Pereira da Silva

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); graduada em Antropologia pela Universidade Politécnica Salesiana (UPS) – Quito, Ecuador. Pós-graduada em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Mato Grosso (UNEMAT). Pós-graduada em Gestão Escolar pela UVA. Pós-graduada em Espanhol Língua e Literatura pela UVA. Domina tupi. Diretora da Escola Povo Caceteiro da Serra das Matas.

Teresinha Pereira da Silva

Facilitadora

Facilitadora: Cristina Quilombola

 

    • Presidente da Associação dos Quilombolas dos Caetanos em Capuan. Participa do Movimento Quilombola Estadual e Nacional pela CEQUIRCE e CONAQ. Graduanda em Pedagogia pela Unilab, faz parte da Comissão Gestora de Expressões Culturais Afrobrasileiras do Ceará.

Cristina Quilombola

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 12 – Competências Digitais: inclusão e empoderamento

 

 

Temática:

    • Colóquio 12 – Competências Digitais: inclusão e empoderamento

Mediação: Prof.ª Dr.ª Aleandra Okada

 

    • Pós-doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK (2008) e doutora em curso de pós-graduação Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente, é pesquisadora, professora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK) e coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK.

Prof.ª Dr.ª Aleandra Okada

Coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK.

Mediação: Karine Pinheiro

 

    • Assistente técnica da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED/Seduc).

Karine Pinheiro

Assistente técnica da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED/Seduc).

Mediação: Jacqueline Moraes

 

    • Assessora técnica da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED/Seduc).

Jacqueline Moraes

Assessora técnica da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED/Seduc).

Facilitadora 1: Maria Vitória

 

    • Estudante da 2ª série do Ensino Médio na Escola Família Agrícola Dom Fragoso – Independência (Crede 13).

Maria Vitória

Estudante da 2ª série do Ensino Médio na Escola Família Agrícola Dom Fragoso – Independência (Crede 13).

Facilitador 2 : Carlos André Barbosa de Sousa

 

    • Estudante da 2ª série na EEM Maria das Dores Cidrão Alexandrino.- Tauá (Crede 15)

Carlos André Barbosa de Sousa

Estudante da 2ª série na EEM Maria das Dores Cidrão Alexandrino.- Tauá (Crede 15)

Facilitador 3: Claudemir Junior Bezerra do Amaral

 

    • Professor da Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição – Croatá/CE (Crede 5).

Claudemir Junior Bezerra do Amaral

Professor da Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição – Croatá/CE (Crede 5).

Facilitador: Getúlio Santos

 

    • Professor da Escola Tremembé Maria Venância – Itarema/CE (Crede 3).

Getúlio Santos

Professor da Escola Tremembé Maria Venância – Itarema/CE (Crede 3).

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 13 – Diversidade, respeito e diálogo em tempos de polarização

 

 

Temática:

    • Colóquio 13 – Diversidade, respeito e diálogo em tempos de polarização

Facilitadora:Helena Vieira

 

    • Pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog Agora É Que São Elas da Folha de São Paulo. Foi consultora na novela A Força do Querer da Rede Globo. Recentemente, foi co-autora dos livros “História do Movimento LGBT”, organizado por Renan Quinalha e James Green; “Explosão Feminista”, organizado por Heloísa Buarque de Holanda; “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, organizado por Rosana Pinheiro Machado e “Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”, da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas “Brazil Diversity”, em Londres, com a peça “Ofélia, the fat transexual”. Foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atuando com Direitos Humanos, LGBTs, Saúde Mental e idosos. Em 2019, desenvolveu junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada “Onde estavam as travestis durante a Ditadura?”. Atualmente, atua como assessora para a cultura da diversidade na Escola Porto Iracema das Artes.

Helena Vieira

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 14 – Tempos de conectividade e hiperexposição às telas: impactos na saúde física e mental

 

 

Temática:

    • Colóquio 14 – Tempos de conectividade e hiperexposição às telas: impactos na saúde física e mental

Facilitadora: Fabiana Vasconcelos

 

    • Psicóloga e psicanalista pela Unifor, pós-graduada pela Boston Graduate School of Psychoanalysis e participante atual da ACF Portugal. Membro do Comitê de Educação e Prevenção do Instituto DimiCuida desde 2015.

Facilitadora: Fabiana Vasconcelos

Facilitadora

02

Junho

Quarta-feira

às 14:00h

Colóquio 15 – Ensino em tempo de pandemia: inclusão, empoderamento e equidade

 

 

Temática:

    • Colóquio 15 – Ensino em tempo de pandemia: inclusão, empoderamento e equidade

Mediadora: Marcigleide Soares

 

    • Orientadora da Célula de Material Didático/Coded/CED/Seduc.

Marcigleide Soares

Orientadora da Célula de Material Didático/Coded/CED/Seduc.

Facilitadora: Silvandira Mesquita

 

    • Graduada em Pedagogia com Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da rede estadual desde 2004 e gestora da EEEP Adriano Nobre desde 2009.

Silvandira Mesquita

Facilitadora

Facilitador: Francisco Edson dos Santos Filho

 

    • Aluno egresso da Escola Governador Virgílio Távora.

Francisco Edson dos Santos Filho

Aluno egresso da Escola Governador Virgílio Távora.

04

Junho

Sexta-feira

às 16:00h

Webinar de encerramento- Escola Espaço de Reflexão

 

 

Temática:

    • Construindo um novo mundo: tecendo possibilidades humanísticas, socioeconômicas e ecológicas.

Mediadora: Oderlânea Leite

 

    • Natural de Aurora, é doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca). É professora adjunta do curso de Direito da Urca. Em janeiro de 2019, assumiu a Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps) da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Foi nomeada secretária executiva de Gestão da Rede Escolar em abril de 2021.

Oderlânea Leite

Secretária executiva de Gestão da Rede Escolar em abril de 2021.

Palestrante: Fátima de Bastiani

 

    • Bacharel em Letras pela UCS; pós-graduada em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UNIJUÍ; docente da AJURIS; co-Instrutora e intérprete com Kay Pranis no Brasil; facilitadora e instrutora de Círculos de Construção de Paz no Brasil e Estados Unidos; curso avançado para Facilitadores de CCP em Chicago com Kay Pranis e Yako Myers; facilitadora de Conferência Vítima-Ofensor (VOC) e de Estratégias para Conscientização de Trauma e Resiliência (STAR) pela EMU, Harrisonburg, Va; tradutora dos Manuais no Coração da Esperança e Círculos em Movimento, entre outros artigos e obras de Justiça Restaurativa.

Fátima de Bastiani

Docente da AJURIS.

Palestrante: Fábio Sobral

 

    • Economista com doutorado em Filosofia pela Unicamp; professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos cursos de graduação em Economia Ecológica e Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

Fábio Sobral

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).