Programação – 03 a 07 de agosto de 2020


 

03

AGOSTO 2020

 

Segunda-feira

 

09h

Webinar: Abertura do Segundo Semestre de 2020

 
 
Convidada: Profª. Eliana Estrela

    • Secretária da Educação do Ceará. Formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF- Minas Gerais). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAED.

 
 
Convidada: Virgínia Vilagran Pinheiro

    • Gestora da EEMTI Matias Beck (Fortaleza – Sefor 02). Graduada em Letras, especialista em gestão e avaliação, mestre em educação, facilitadora em Círculos de construção de paz e resolução de conflitos. Gestora desde 2008.

 
 
Convidada: Antonia Renata dos Santos Paula

    • Professora Diretora de Turma da EEM Raimunda Silveira de Sousa Carneiro – Município de Cruz e EEM José Teixeira de Albuquerque – Jijoca de Jericoacoara – Crede 03. Graduada em Letras – Português (UECE), Especialista em Coordenação e Gestão Escolar, com 10 anos de experiência na rede estadual, sendo 6 como Professora Diretora de Turma.

 
 
Mediador: Victor Hugo Menezes Vasconcelos

    • Aluno na EEM Júlia Alenquer Fontenele (Horizonte – Crede 9). Presidente do Grêmio estudantil. No conselho escolar: representante de alunos.

 
 
 

 
 
 

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Ceará

 
 

Virgínia Vilagran

Gestora da EEMTI Matias Beck (Fortaleza – Sefor 02)

 

Antonia Renata dos Santos Paula

Professora Diretora de Turma

 

Victor Hugo Menezes Vasconcelos

EEM Júlia Alenquer Fontenele (Horizonte – Crede 9)

03

AGOSTO 2020

 

Segunda-feira

 

às 16h

Webinar: Programação de Apoio à Formação Docente – Eixos Competências Digitais e Línguas Estrangeiras

 
 
Convidado: Herbert Lima

 

    • Secretário da Educação do Município de Sobral. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, Secretário da Educação do Município de Sobral-CE.

 
Convidada: Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo
 

    • Diretora Presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Florianópolis (SC), onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis.

 
 
Convidado: João Freitas da Silva
 

    • Diretor do Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) da Secretaria da Educação do estado de São Paulo. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências – Física. Atuou como Professor da Educação Básica da Rede pública e privada.

 
 
Convidado: Jonathan Vieira

    • Gerente de parcerias com o setor público da ChatClass. Atuou, profissionalmente, como diretor-geral do Complexo Educacional e Cultural Estação Cabo Branco em João Pessoa. Foi também diretor-geral do Centro de Línguas Estrangeiras e assessor de assuntos internacionais da Prefeitura Municipal de João Pessoa. É professor e tradutor de alemão e inglês. É mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pela UFPB, bacharel em Tradução pela UFPB e bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Ensino Superior da Paraíba.

 
 
 
Mediadora:

    • Vagna Brito de Lima – Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) de 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 na Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Atualmente, coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância da SEDUC-CE.

 
 
 
 

 
 
 
 

Herbert Lima

Secretário da Educação do Município de Sobral

 
 
 
 

Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo

Diretora Presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)

 
 
 
 
 

João Freitas da Silva

Diretor do Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada da EFAPE

 
 
 
 

Jonathan Vieira

Gerente de parcerias com o setor público da ChatClass

 
 
 
 
 
 

Vagna Brito de Lima

Coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância da SEDUC-CE

04

AGOSTO 2020

 

Terça-feira

 

às 13h30

Webinar – “Sobre afetos e recomeços: caminhos e possibilidades de cuidado” – Acolhimento dos professores

 
 
Mediador: Pedro Henrique Sampaio

    • Coordenador Regional da CREDE 9 em Horizonte da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Especialização em Planejamento Educacional e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF) com Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (1996). Professor da rede pública estadual do Ceará com experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História.

 
Convidado: Bruno Garcia

 

    • Psicólogo educacional Crede 9. Mestre em Psicologia (UFC). Graduado em Psicologia (UECE). Residência em Saúde Mental Coletiva (ESP-CE). Especialista em Psicologia em Saúde (CRP-11). Especialista em Saúde da Pessoa Idosa (UFMA).

 
 
 
 

 
 
 
 

Pedro Henrique Sampaio

Coordenador Regional (Horizonte – Crede 09)

 
 

Bruno Garcia

Psicólogo educacional (Horizonte – Crede 09)

04

AGOSTO 2020

 

Terça-feira

 

às 14h30

Webinar – Como é bom estar de volta! Acolhimento dos Estudantes

 
 
Convidado: Thiago da Silva Oliveira

    • Presidente do Grêmio Estudantil da EEEP Monsenhor Odorico de Andrade – CREDE 15.

 
 
Convidada: Beatriz dos Santos Felipe
 

    • Multiplicadora dos Círculos de Leitura. EEM Jaime Laurindo da Silva – (Camocim – Crede 4)

 
 
Convidado: Dyego Feitosa
 

    • Dyego Feitosa é professor de Matemática e História, especialista em Neuropsicopedagogia, pedagogia dos projetos e psicanalista em formação. Tem dedicado a sua carreira ao desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestores, professores, pais e alunos por todo nordeste.

 
 
Mediador: Elias Ferreira
 

    • EEMTI Tabelião José Pinto Quezado (Brejo Santo – Crede 20). Vice presidente do Grêmio Estudantil.

 
 
 
 

 
 
 
 

Thiago da Silva Oliveira

EEEP Monsenhor Odorico de Andrade (Tauá – Crede 15)

Beatriz dos Santos Felipe

EEM Jaime Laurindo da Silva (Camocim – Crede 4)

Dyego Feitosa

Fundação Demócrito Rocha

Elias Ferreira

EEMTI Tabelião José Pinto Quezado (Brejo Santo – Crede 20)


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Terça-feira (04/08/20 às 16h):
 
Disciplina:

    • História

 
Temática:

    • Populismo: Uma experiência democrática pré-ditadura militar

 
Professor Alan Bráz Batista

    • Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-Graduando em Gestão e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Prominas. Professor na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Carneiro De Mendonça (Crede 1, Maracanaú-CE). Professor do projeto Prosseguir (cursinho pré-vestibular idealizado pelo Instituto Nordeste Cidadania – INEC, que busca intervir na situação de jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais, no Espaço Geração Cidadã Bom Jardim, Fortaleza- CE).

 
 

 
 

Alan Bráz Batista

Professor de História na EEEMTI Carneiro De Mendonça (Maracanaú – Crede 01)


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Quarta-feira (05/08/20 às 16h):
 
Disciplina:

    • Biologia

 
Temática:

    • Sistema cardiovascular e a fisiologia da hematose na respiração pulmonar: implicações da Covid 19

 
Professor Samuel Duarte Siebra

    • Graduado em Biologia e Enfermagem pela URCA, especialista em Educação Ambiental (URCA) e Gestão Escolar (FIPE) e pós graduando em Urgência e Emergência (URCA). É professor da rede Estadual de ensino EEMTI – Juvêncio Barreto, Crede 18 – Crato.

 
 

 
 

Samuel Duarte Siebra

Professor de Biologia na EEMTI (Juvêncio Barreto – Crede 18)


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Quinta-feira (06/08/20 às 16h):
 
Disciplina:

    • Inglês

 
Temática:

    • Estratégias para interpretação de textos em Língua Inglesa

 
Professora Carine Rocha

    • Graduada em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa (Instituto Prominas). Professora na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Maria Margarida de Castro Almeida (SEFOR 3). Professora de curso de Inglês da rede privada de ensino.

 
 

 
 

Carine Rocha

Professor de Inglês na EEMTI Maria Margarida de Castro Almeida (Sefor 03)

07

AGOSTO 2020

 

Sexta-feira

 

às 16h

Webinar: Diálogos Educacionais:
Retorno às atividades do segundo semestre

 
Mediador: Rogers Mendes
 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

 
 
Convidado: Luiz de França Arruda Leitão

 

    • Diretor da EMM Milton Façanha Abreu – Crede 08 – Baturité. Licenciado e Bacharel em Geografia, especialista em Gestão Pública, pela Unilab e em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

 
 
Convidada: Paula Heveline de Castro Almeida

 

    • EEMTI Cel Humberto Bezerra (Quixeramobim – Crede 12).Professora de Língua Portuguesa e Redação.

 
 
Convidado: Bruno de Oliveira Rodrigues


 

    • Aluno na EEEP Professora Rosângela Albuquerque de Couto (Itarema – Crede 03). Membro do grupo de estudos do Curso de Redes de Computadores.

 
 
 

 

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional/SEDUC

 
 
 
 
 

Luiz de França Arruda Leitão

Diretor da EMM Milton Façanha Abreu (Baturité – Crede 08)

 
 

Paula Heveline de Castro Almeida

Professora de Língua Portuguesa e Redação

 

Bruno de Oliveira Rodrigues

Membro do grupo de estudos do Curso de Redes de Computadores