Programação – 17 a 21 de agosto de 2020

 

17

AGOSTO 2020

 

Segunda-feira

 

16h

Webinar: Programação de Apoio à Formação Docente – Eixo Competências Socioemocionais

 
 
Convidado: João Paulo Almeida – Instituto Península

    • Professor, especialista em Habilidades e Competências Socioemocionais. Coordena a pós-graduação Formação Integral: Autoconhecimento, Habilidades Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras, no Instituto Singularidades. Faz parte da equipe Vivescer. É mediador de entrevistas e apresentador de programas da VivescerTV.

 
 
Convidada: Tatiana Filgueiras – Instituto Ayrton Senna

    • Vice-presidente de educação e inovação do Instituto Ayrton Senna, onde trabalha desde 1999. Arquiteta e urbanista, especialista em Comunicação Integrada, pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, especialista em Gestão do Terceiro Setor, pela Universidade da Califórnia, em Harvard, especialista em Gestão Comunicacional, pela Universidade de São Paulo.

 
 
Convidado: Renato Pedrosa – Terre des Hommes

    • Presidente do Terre des Hommes Brasil (Tdh Brasil). Trabalha há mais de 25 na Terre des hommes Lausanne no Brasil, que vem atuando em diversas temáticas: criança e adolescente em situação de rua, enfrentamento ao trabalho infantil, enfrentamento da violência sexual, justiça juvenil. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de São Luís (MA) e atualmente é Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Fortaleza e do Estado do Ceará. É Advogado. Possui MBA em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas, Curso de Aperfeiçoamento em Democracia, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais e é Facilitador de práticas restaurativas.

 
 
Mediadora: Iane Nobre

    • Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc-CE, com atuação nas frentes de currículo do Ensino Médio, Ensino Médio noturno e Educação de Jovens e Adultos, educação integral, competências socioemocionais, mediação escolar e cultura de paz e formação de professores. Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade Interamericana, em Assunção (Paraguai); especialista em Coordenação Pedagógica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciada em Língua Portuguesa.

 
 
 
 

 
 
 

João Paulo Almeida

Instituto Península

 
 

Tatiana Filgueiras

Vice-presidente de educação e inovação do Instituto Ayrton Senna

 
 

Renato Pedrosa

Presidente do Terre des Hommes Brasil (Tdh Brasil)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Iane Nobre

Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc-CE


 

18

AGOSTO 2020

 

Terça-feira

 

14h

AoGosto do Aluno: Ampliando Horizontes

 
 
Mediadora: Iasmin Almeida Pereira Silva

    • Estudante protagonista da 2ª série na EEM Dione Maria Bezerra Pessoa (Crede 9)

 
 
Mediadora: Leidianne da Conceição Pereira

    • Estudante da 3ª série do Ensino Médio na EEM Francisco de Assis Vieira (Crede 16). Atua como presidente do Grêmio Estudantil Voz Ativa.

 
 

CONVIDADOS

 
 
ENGENHARIA CIVIL: Samuel Torquato

    • Engenheiro civil e Mestre em Engenharia de Transportes pela UFC,estudou na Ecole Centrale de Nantes – França, atuou como pesquisador na Rede Temática de Asfaltos (PETROBRAS) e como professor em diversas faculdades de Fortaleza. Atualmente é doutorando em Geotecnia pela Universidade de Brasília – UnB.

 
 
DESIGNER DE MODA: Tainan Roque Fernandes

    • Graduada em Design – Moda pela UFC. É sócia proprietária da Revival Brechó e Loja Compartilhada e diretora e co-fundadora da FeiraFesta Chafurdim. Trabalhou como figurinista e produtora de arte em pequenas produções de audiovisual e teatro e também para bandas locais.

 
 
GASTRONOMIA: Raquel Franklin

    • Graduada em Gastronomia pela UFC, trabalha atualmente criando bolos de festa e prestando consultorias para eventos e serviços de alimentação e bebidas.

 
 
MARKETING DIGITAL: Fernando Dlogo Sioli

    • Marketing Planner das marcas do Grupo O POVO, formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Estácio, apresenta o Podcast O Orgulho Contra-Ataca, coleciona tudo de X-men e gosta de misturar assuntos Geek com Pop.

 
 

 

Iasmin Almeida Pereira Silva

Estudante na EEM Dione Maria Bezerra Pessoa (Crede 09)

Leidianne da Conceição Pereira

Estudante na EEM Francisco de Assis Vieira (Crede 16)

 
 

Samuel Torquato

Engenheiro civil e Mestre em Engenharia de Transportes pela UFC

 

Tainan Roque Fernandes

Graduada em Design de Moda pela UFC

 

Raquel Franklin

Graduada em Gastronomia pela UFC

 

Fernando Dlogo Sioli

Marketing Planner das marcas do Grupo O POVO


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Terça-feira (18/08/20 às 16h):
 
Disciplina:

    • Filosofia

 
Temática:

    • René Descartes e o racionalismo moderno.

 
Professor Sebastião Gonçalves

    • Graduado em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Se especializando em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade Metropolitana. Professor na EEFM Adauto Leite (MAURITI/CE, Crede 20). Membro ativo do grupo de Extensão Filosofarte da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – FAFIC. Secretário da Associação Mauritiense de Arte e Teatro – ASSOMARTE. Coordenador do Círculo de Leitura e Analise de Textos Filosóficos da Escola Adauto Leite. Membro do núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas – NEPM. Pesquisador e amante da Literatura Brasileira.

 
 

 
 

Sebastião Gonçalves

Professor na EEFM Adauto Leite (Crede 20)


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios Temáticos

 
Tema 1: Programas de Visitação Domiciliar no Ceará : PADIN e CRIANÇA FELIZ

 
Mediadora: Júlia Lúcia de Araújo

 

    • Pedagoga com habilitação em História e Geografia. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Vale do Acaraú e Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFC. Professora da rede municipal de Camocim e desde 2008 está a frente da Gerência Regional do PAIC na Crede 04. Responsável pelo Eixo de Educação Infantil e PADIN.

 
Convidada: Maria Dagmar de Andrade Soares

 

    • Fonoaudióloga, psicopedagoga, mestre em Saúde Coletiva com formação em Liderança Executiva para o desenvolvimento da Primeira Infância e formação em Planejamento para Implementação de Políticas Públicas, ambos pelo Insper e Formação em Coaching e Líder Coaching pelo Instituto Condor Blanco. Atualmente atua como coordenadora do Programa Mais Infância Ceará.

 
Convidada: Gilvani Pereira Grangeiro

 

    • Mestre em Saúde Materno Infantil/Fiocruz/IFF, Especialista em prevenção a Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/LACRI/USP, Graduação em Enfermagem/UECE, formação em Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância/Center on the Developing Child at Harvard University, formação em liderança/Programa Virtual de Desenvolvimento da Liderança/ Management Sciences for Health, MSH. No âmbito da política pública: atuou como Assessora Técnica da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/Ministério da Saúde 2009-2018, Diretora do Departamento de Desenvolvimento da Primeira Infância de 2018-2019. Atualmente atua como Consultora independente em projetos e programas de promoção da primeira infância e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

 
Convidada: Maria Benildes Uchôa de Araújo


 

    • Doutoranda em em Ciências da Educação com Especialidade em Sociologia da Educação e Política Educativa. Universidade do MINHO – PT. Graduação em Pedagogia. Universidade Estadual do Ceará, UECE. Graduação em Administração Escolar. Universidade Estadual do Ceará, UECE. Especialização em Gestão da Educação Pública. Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Especialização em Gestão Escolar. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestre em Ciências da Educação.Universidade San Carlos – PY. Atualmente atua como Orientadora da Célula de Integração Escola, Família, Comunidade e Redes de Proteção Social e Coordenadora do PADIN.

 
 
 
 
 
 

Júlia Lúcia de Araújo

Gerente Regional do PAIC (Crede 04)

 
 
 
 

Maria Dagmar de Andrade Soares

Coordenadora do Programa Mais Infância Ceará

 
 
 
 

Gilvani Pereira Grangeiro

Consultora na Área da Primeira Infância

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Maria Benildes Uchôa de Araújo

Coordenadora do PADIN – COEPS/Seduc-Ce


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios Temáticos do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática (SEDUC/CIENTISTA-CHEFE/UFC/FUNCAP) – Polo Sobral

 
Os colóquios temáticos da quarta-feira, dia 19/08, marcam o encerramento formal e celebração do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, especialização ofertada pelo Departamento de Matemática da UFC, como uma das ações do Programa Cientista-Chefe em parceria com a SEDUC/CED. Serão distinguidos trabalhos de conclusão de curso dentre todas as excelentes contribuições de cerca de 220 especialistas em quatro polos do estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

 
Mediadora: Carina Brunehilde (UVA)
 

    • Estatística e mestra em Licentiatura em Matemática. Professora da UVA e coordenadora do curso de Matemática.

 
Convidado: Jose Fábio Vieira de Oliveira

 

    • Licenciado em matemática e Especialização em Gestão Escolar. Mestrando em GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidada: Renata Teófilo

 

    • Licenciatura em Matemática, Pós- graduação em Ensino de Matemática e em Didática e Metodologias ativas na Aprendizagem. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidado: Acácio Fonseca Salustiano


 

    • Graduado em Ciências – Habilitação Plena em Matemática e Especialista em Ensino de Matemática. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Carina Brunehilde

Professora da UVA e coordenadora do curso de Matemática

José Fábio Vieira de Oliveira

Professor da rede estadual de ensino do Ceará

Renata Teófilo

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

Acácio Fonseca Salustiano

Professor da rede estadual de ensino do Ceará


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios Temáticos do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática (SEDUC/CIENTISTA-CHEFE/UFC/FUNCAP) – Polo Fortaleza

 
Os colóquios temáticos da quarta-feira, dia 19/08, marcam o encerramento formal e celebração do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, especialização ofertada pelo Departamento de Matemática da UFC, como uma das ações do Programa Cientista-Chefe em parceria com a SEDUC/CED. Serão distinguidos trabalhos de conclusão de curso dentre todas as excelentes contribuições de cerca de 220 especialistas em quatro polos do estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

 
Mediador: Alberto Duarte (UFC)
 

    • Doutor em Matemática, Atualmente professor de Matemática da UFC Universidade Federal do Ceará.

 
Convidada: Ana Carla Amâncio Machado Dias

 

    • Licenciatura Plena em Matemática e Mestre em Computação Aplicada. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidada: Taiana dos Santos Monteiro

 

    • Licenciada em matemática e Pós graduada em gestão escola e coordenação pedagógica. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidada: Najara Gonçalves da Silva


 

    • Graduada em Matemática e Especialista em Ensino de Matemática . Professora da rede Estadual de ensino do Ceará.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Alberto Duarte

Professor de Matemática da Universidade Federal do Ceará

Ana Carla Amâncio Machado Dias

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

Taiana dos Santos Monteiro

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

Najara Gonçalves da Silva

Professora da rede Estadual de ensino do Ceará


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios Temáticos do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática (SEDUC/CIENTISTA-CHEFE/UFC/FUNCAP) – Polo Fortaleza

 
Os colóquios temáticos da quarta-feira, dia 19/08, marcam o encerramento formal e celebração do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, especialização ofertada pelo Departamento de Matemática da UFC, como uma das ações do Programa Cientista-Chefe em parceria com a SEDUC/CED. Serão distinguidos trabalhos de conclusão de curso dentre todas as excelentes contribuições de cerca de 220 especialistas em quatro polos do estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

 
Mediador: Amsranon Guilherme (Seduc)

    • Mestre em Matemática, professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Técnico da COGEM.

 
Convidada: Maria Jéssika Almeida dos Santos

 

    • Licenciada em Matemática, especialista em Gestão escolar e coordenação pedagógica. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidada: Mariana Ingrid Alves

 

    • Licenciada em Matemática. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidada: Raniele Sampaio Nogueira


 

    • Licenciada em Matemática. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Amsranon Guilherme

Técnico da COGEM/Seduc

Maria Jéssika Almeida dos Santos

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

Mariana Ingrid Alves

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

Raniele Sampaio Nogueira

Professora da rede Estadual de ensino do Ceará


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios Temáticos do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática (SEDUC/CIENTISTA-CHEFE/UFC/FUNCAP) – Polo Quixadá

 
Os colóquios temáticos da quarta-feira, dia 19/08, marcam o encerramento formal e celebração do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, especialização ofertada pelo Departamento de Matemática da UFC, como uma das ações do Programa Cientista-Chefe em parceria com a SEDUC/CED. Serão distinguidos trabalhos de conclusão de curso dentre todas as excelentes contribuições de cerca de 220 especialistas em quatro polos do estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

 
Mediador: Jobson Queiroz

    • Doutor em Matemática. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

 
Convidada: Rosana Norberto Dantas Castilho

 

    • Licenciatura em Matemática. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidado: William Santana Vilaça

 

    • Licenciado em Matemática , Especialista em tecnologias e Especialista no ensino da Matemática. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Jobson Queiroz

Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará

Rosana Norberto Dantas Castilho

Professora da rede estadual de ensino do Ceará

William Santana Vilaça

Professora da rede estadual de ensino do Ceará


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios Temáticos do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática (SEDUC/CIENTISTA-CHEFE/UFC/FUNCAP) – Polo Juazeiro

 
Os colóquios temáticos da quarta-feira, dia 19/08, marcam o encerramento formal e celebração do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, especialização ofertada pelo Departamento de Matemática da UFC, como uma das ações do Programa Cientista-Chefe em parceria com a SEDUC/CED. Serão distinguidos trabalhos de conclusão de curso dentre todas as excelentes contribuições de cerca de 220 especialistas em quatro polos do estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

 
Mediadora: Bárbara Paula

    • Mestre em Educação, licenciada em Matemática, professora da Universidade Regional do Cariri- Urca, e do curso de especialização da UFC em qualificação do professor de matemática.

 
Convidado: Jean Free Silva Santos Castilho

 

    • Graduação em Matemática e Especialização em Matemática e Física. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidado: João Amiraldo Nascimento Lacerda

 

    • Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Informática, Bacharelado em Administração de Empresas e Especialização em Gestão e Especialização em Tecnologias Digitais. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

 
Convidado: Francisco Raniel Moura de Oliveira

 

    • Professor de Matemática e Especialista em Gestão e Tecnologias Digitais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Bárbara Paula

professora da Universidade Regional do Cariri (Urca)

Jean Free Silva Santos

Professor da rede estadual de ensino do Ceará

João Amiraldo Nascimento Lacerda

Professor da rede estadual de ensino do Ceará

Raniel de Oliveira

Professor de Matemática e Especialista em Gestão e Tecnologias Digitais


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Quarta-feira (19/08/20 às 16h):
 
Disciplina:

    • Física

 
Temática:

    • Que tal aprender a MEC NICA, para fazer o ENEM!!! Vêm comigo, Mestre Vladi Física Show!!!!

 
Professor Vladimir Feitosa

    • Possui graduação em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2007) e graduação em Licenciatura em Física (2011) pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especialização em Ensino de Física (2015) pela URCA e Mestrado em Ensino de Física (2018) pela URCA através do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e em Ensino de Física. Com relação a sua atuação profissional, é professor de física concursado pela SEDUC-CE desde 2012 sendo Professor da EEMTI Gov. Adauto Bezerra em Crato-CE, Crede 18 e professor da rede privada de Ensino. Como hobby adora tecnologias e gamers.

 
 

 
 

Vladimir Feitosa

Professor na EEMTI Gov. Adauto Bezerra (Crede 18)


 

19

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 

18h

Webinar: Apresentação da Plataforma Chatclass, suas funcionalidades técnicas e seus canais digitais

 
 
Convidado: Jonathan Vieira

    • Gerente de parcerias com o setor público da ChatClass. Atuou, profissionalmente, como diretor-geral do Complexo Educacional e Cultural Estação Cabo Branco, em João Pessoa. Foi, também, diretor-geral do Centro de Línguas Estrangeiras, e assessor de Assuntos Internacionais da Prefeitura Municipal de João Pessoa. É professor e tradutor de alemão e de inglês. É mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais, pela UFPB, bacharel em Tradução, pela UFPB, e bacharel em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Ensino Superior da Paraíba.

 
 
Convidada: Mitzie Hirakawa

    • Administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas e na ChatClass atua com formação e acompanhamento de professores. Tem relevante experiência na área de educação e tecnologia.

 
 
Mediadora: Dione Benevides de Magalhães

    • Orientadora da Célula de Educação Complementar (CEDEC), na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar COETI. Graduada em Letras – Português e Inglês (UFC) e especialista no Ensino de Língua Inglesa (FB Uni). Possui 24 anos de experiência no ensino de Língua Inglesa, sendo 10 anos de experiência na rede estadual.

 
 
 
 

 
 
 
 

Jonathan Vieira

Gerente de parcerias com o setor público da ChatClass

 
 
 
 

Mitzie Hirakawa

Formação e acompanhamento de professores da ChatClass

 

Dione Benevides de Magalhães

Orientadora da Célula de Educação Complementar (CEDEC/COETI/Seduc)

20

AGOSTO 2020

 

Quinta-feira

 

às 16h

Webinar COPEM: Escola Nota 10 e o regime de colaboração

 
Convidada: Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

 

    • Presidente da UNDIME Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Crateús. Graduada em Pedagogia, Química e em Biologia pela Universidade Estadual do vale do Acaraú (UVA). Graduada em Gestão Escolar (UECE). Pós-graduada em Química e Biologia pela Faculdade Farias Brito. Mestranda em Ciências da Educação-Universidade de Lisboa. Professora de Química da Seduc/Ce. Professora Ciências – Prefeitura Municipal de Acopiara

 
 
Convidado: Paulo Lopes Fernandes

 

    • Dirigente Municipal de Educação de Pacujá. Com experiência de 13 anos de docência. Com formação acadêmica em História. Bacharel em Serviço Social.

 
 
Mediadora: Maria Eliane Maciel Albuquerque – Coordenadora da COPEM

 
 
 
 
 

 
 
 

Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

Presidente da UNDIME Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Crateús

 
 
 
 

Paulo Lopes Fernandes

Dirigente Municipal de Educação de Pacujá

Maria Eliane Maciel Albuquerque

Coordenadora da COPEM/Seduc


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Quinta-feira (20/08/20 às 16h):
 
Disciplina:

    • Redação

 
Temática:

    • Redação do Enem: da estrutura ao repertório sociocultural

 
Professor Wagner Loiola

    • Doutor e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; graduado em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente da E E de Tempo Integral Maria Margarida de Castro Almeida, Sefor 03.

 
 

 
 

Wagner Loiola

Professor na EEMTI Maria Margarida de Castro Almeida (Sefor 03)


 

21

AGOSTO 2020

 

Sexta-feira

 

10h

Webinar: A utilização da ChatClass como apoio pedagógico para planejar aulas

 
 
Convidada: Tamires Mielo

    • Graduada em Letras e Mestre em linguística pela Unesp. Professora de inglês há 10 anos. Na ChatClass atua como professora e faz parte do time pedagógico.

 
 
Convidada: Aline França

    • Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Comunicação e Mídias Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente, é a especialista em Marketing da ChatClass. Atua diretamente com formação de professores que utilizam a ChatClass e possui relevante experiência em cursos de educação online.

 
 
Mediador: Newton Malveira Freire

    • Assistente Técnico da Célula de Educação Complementar (CEDEC) na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar (COETI). Bacharel e Licenciado em Sociologia (UNIFOR), Especialista em Sociologia (FFB) e Mestrando em Ensino de Sociologia (ProfSocio – UFC).

 
 
 
 

 
 
 

Tamires Mielo

Professora de Inglês da ChatClass

 

Aline França

Especialista em Marketing da ChatClass

 
 

Newton Malveira Freire

Assistente Técnico CEDEC/COETI-Seduc


 

21

AGOSTO 2020

 

Sexta-feira

 

14h

AoGosto do Aluno: Ampliando Horizontes

 
 
Mediador: Elias Ferreira

    • Estudante da 3ª série na EEMTI Tabelião José Pinto Quezado (Crede 20) Atua como vice-presidente do Grêmio Estudantil, líder de turma, representante discente escolar e membro do Conselho Escolar.

 
 
Mediadora: Melisse Frutuoso Soares

    • Estudante da 3ª série do curso técnico em finanças na EEEP Wellington Belém. Atua como presidente do Grêmio Estudantil Geração Consciente. Em 2019 foi multiplicadora do programa Círculos de Leitura, além de ter participado de diversos projetos pedagógicos, tais como competências socioemocionais, Feira de empreendedorismo, Olimpíada de Física, dentre outros.

 
 

CONVIDADOS

 
 
LETRAS LIBRAS: Sara de Araújo Mateus

    • Tem formação técnica em Interpretação e Tradução de Libras e graduação em Letras Libras. Atualmente é aluna de pós graduação em “Ensino de Libras com ênfase em Tradução e Interpretação” e participa das traduções do AoGosto do Aluno e do projeto Enem MIX.

 
 
PUBLICIDADE – PRODUÇÃO DE EVENTOS: Gilvana Marques

    • 15 anos de experiência com marketing, campanha publicitária, produção e live marketing. Publicitária. Pós graduada em Planejamento e Gestão em Eventos. Pós graduanda em Gerência Executiva de Marketing. Atualmente é Gerente de Produção do Grupo de Comunicação O POVO.

 
 
ENGENHARIA QUÍMICA E EMPREENDEDORISMO: Rafaela Sawaki

    • Curiosa para entender as coisas, já foi programadora e engenheira química. Agora, está como educadora, empreendedora e aprendiz de agricultura urbana. Pela consultoria Mindcetera, desenvolve trilhas educacionais criativas ligadas à sustentabilidade, ao empreendedorismo e aos afetos.

 
 
CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO Laiana Sousa

    • Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI – UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB (2017). Supervisora Pedagógica e de Monitoramento no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC. (NUTEDS/FAMED/UFC). Desde 2009 vem realizando pesquisas no âmbito da leitura e mediação literária.

 
 

 
 
 

Elias Ferreira

Estudante na EEMTI Tabelião José Pinto Quezado (Crede 20)

Melisse Frutuoso Soares

Estudante na EEEP Wellington Belém de Figueiredo (Crede 18)

 
 
 
 
 
 

Sara de Araújo Mateus

Técnica em Interpretação e Tradução de Libras e graduação em Letras Libras

 

Gilvana Marques

Gerente de Produção do Grupo de Comunicação O POVO

 

Rafaela Sawaki

Engenheira Química

 

Laiana Sousa

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI – UFPB)

21

AGOSTO 2020

 

Sexta-feira

 

às 16h

Webinar: Diálogos Educacionais – Certificação do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática (Seduc/Cientista-Chefe/UFC/FUNCAP)

 
Mediador: Rogers Mendes
 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

 
 
Convidado: Jorge Lira

 

    • Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000), seguido de estágios de pós-doutorado na Université de Tours, Université Paris VII e Stanford University. Professor titular e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará. Coordena, junto à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, o Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, financiado pela FUNCAP. Participa também da Direção da Sociedade Brasileira de Matemática. Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1C, na área de Matemática, sua pesquisa tem ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente em problemas geométricos variacionais, análise geométrica e educação matemática.

 
 
Convidado: Tarcisio Pequeno

 

    • Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) na Universidade de Waterloo, no Canadá. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde criou o Laboratório de Inteligência Artificial. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SB), do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq e representante da área de Ciência da Computação na Capes. É professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor). Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente e Filosofia da ciência.

 
 
Convidada: Keila Leitão

    • Especialista em Ensino de Matemática. Professora efetiva da Rede Estadual do Ceará, Formadora de professores de matemática da Rede Estadual do Ceará e Redatora do Currículo de Matemática.

 
 
 
 
Convidada: Germana Maria Mota

    • Licenciatura em Matemática. Professora efetiva do Estado, atuando na EEMTI de Irauçuba desde 2015

 
 

 
 
 
 

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional/SEDUC

 
 
 
 
 

Jorge Lira

Cientista-Chefe da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

 
 
 
 
 
 

Tarcisio Pequeno

Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Keila Leitão

Especialista em Ensino de Matemática

 
 

Germana Maria Mota

Professora na EEMTI de Irauçuba (Crede 06)