Colóquios temáticos

 

26

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h

Colóquios temáticos – Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos

 
Laboratórios Educacionais de Informática (LEI)

 
Mediadora: Germânia Kelly Ferreira de Medeiros

    • Coordenadora do Polo UAB/Fortaleza. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM – Portugal).

 
 
 
Mediadora: Karine Pinheiro de Souza

    • Assessora Técnica da CODED. Doutora em Tecnologia Educacional pela Universidade do Minho (UM – Portugal).

 
Professores Convidados para apresentar trabalhos:

 
Crede 19 – EEM Adauto Bezerra – Barbalha.


 
Título do trabalho: Aluno conectado, aluno digital.

 
Professor 1: Frank Lane Macêdo Machado

 

    • Licenciado em Geografia, Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Ceará pela Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF) e em Saúde Mental com Ênfase em TEA – Transtorno do Espectro Autista – pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INESP). Professor da Educação Básica da rede estadual do Ceará.

 
Professor 2: José Inaldo Grangeiro

 

    • Licenciado em Geografia e Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Geologia e Paleontologia Histórica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no Laboratório Educacional de Informática (LEI) e como professor na EEM Adauto Bezerra – Crede 19.

 
 
 
Crede 5 – EEEP José Victor Fontenelle Filho – Tianguá.


 
Título do trabalho: A inclusão da informática nas aulas de Matemática.

 
Professor: Raimundo Nonato Brito Siqueira

 

    • Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pós-graduado em Português e Literatura e Intérprete de Libras. Coordenador do Laboratório Educacional de Informática (LEI) e professor da EEEP José Victor Fontenelle Filho – Crede 5.

 
 
 
Crede 14 – EEMTI Liceu Marcionílio Gomes de Freitas – Senador Pompeu.


 
Título do trabalho: Geração Z: uma experiência de ensino híbrido em escolas da rede pública de Senador Pompeu – CE.

 
Professora: Antonia Gecilane Coutinho da Silva

 

    • Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Metodologia do Ensino das Línguas Inglesas e Espanhola pela Faculdade ÚNICA. Professora de Língua estrangeira e NTPPS na EEMTI Liceu Marcionílio Gomes de Freitas – Crede 14.

 
 
 
Sefor 2 – EEMTI Walter de Sá Cavalcante, Fortaleza.


 
Título do trabalho: Aulas remotas: um desafio para as escolas.


 
Professora 1: Cintia Ferreira Bezerra –

 

    • Graduada em Ciências Biológicas e Mestra em Ensino de Biologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Biologia da Educação Básica da rede estadual do Ceará.

 
Professora 2: Cyntia Kelly de Sousa Lopes

 

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Instituto Federal de Juiz de Fora (IFJF), em Metodologia do Ensino de Sociologia e História (FFB) e em Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad Americana – PY. Diretora de escola pública do Governo do Estado do Ceará.

 
Professor 3: Eduardo Marinho da Silva

 

    • Secretário Escolar. Graduando em Letras Português e suas Literaturas – Faculdade da Grande Fortaleza; Especialização em Gestão e Coordenação Escolar- Faculdade do Vale do Jaguaribe; Graduação em Gestão de Recursos Humanos – Universidade Estadual Vale do Acaraú.

 
 

 
 
 
 

Germânia Kelly Ferreira de Medeiros

Coordenadora do Polo UAB/Fortaleza

Karine Pinheiro

Assessora Técnica da CODED/Seduc

 
 
 
 
 
 
 
 

Frank Lane Macêdo Machado

Professor na EEM Adauto Bezerra (Crede 19)

 
 
 
 

José Inaldo Grangeiro

Professor na EEM Adauto Bezerra (Crede 19)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Raimundo Nonato Brito Siqueira

Professor na EEEP José Victor Fontenelle Filho (Crede 5)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Gecilane da Silva

Professora na EEMTI Liceu Marcionílio Gomes de Freitas (Crede 14)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cintia Bezerra

Professora na EEMTI Walter de Sá Cavalcante (Sefor 2)

 
 

Cyntia Kelly de Sousa Lopes

Diretora na EEMTI Walter de Sá Cavalcante (Sefor 2)

 
 
 
 

Eduardo Marinho da Silva

Secretário Escolar na EEMTI Walter de Sá Cavalcante (Sefor 2)


 

26

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h

Colóquios temáticos – Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos

 
Laboratórios Educacionais de Ciências (LEC)


 
Mediador: Daniel Rocha

    • Diretor do Centro Cearense de Idiomas (CCI). Mestrando em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 
 
Mediador: Túlio Vasconcelos

    • Assessor Técnico da CODED. Graduado em Química, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

 
 
 
Mediadora: Aline Ribeiro

    • Assistente Administrativa da CODED. Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

 
 
 
Mediador: Diego Firmino

    • Assistente Técnico da CODED. Mestre em Biotecnologia pelo Centro Universitário UNINTA.

 
 
 
Professores Convidados para apresentar trabalhos:

 
Crede 16 – EEMTI Liceu de Iguatu Dr. José Gondim – Iguatu.


 
Título do trabalho: Estratégia de ensino no Laboratório de Química: uma contribuição das práticas laboratoriais de Química.


 
Professora: Maria Regilane de Sousa Rodrigues

 

    • Especialista no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atua no Laboratório de Química e Professora na EEMTI Liceu Dr. José Gondim – Crede 16

 
 
 
Crede 12 – EEM Dom Terceiro – Boa Viagem.


 
Título do trabalho: Experimentação no Ensino de Química: Um agente motivador para os alunos de uma Escola Pública Estadual do Município de Boa Viagem-CE.

 
Professor: Wesclle Johnson Mota dos Santos

 

    • Graduado em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pós-graduado em Ensino de Ciências com ênfase em Química, Física e Biologia pela Universidade Paranaense (UNIPAR), pós-graduado em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pós-graduando em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UCAM) e Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Química pelo Mestrado Profissional em Química (PROFQUI). Professor de Química no Colégio Valdemar Alcântara (CVA) e na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro – Crede 12.

 
 
 
Crede 2 – EEEP Walter Ramos de Araújo – Itapipoca.


 
Título do trabalho: Sistema escolar melhorando sua gestão (SEMG) – Implantação de um sistema RFID na Escola Walter Ramos de Araújo.


 
Professor: Isnard Noronha Bezerra

 

    • Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Engenharia Mecânica pela Universidade Fortaleza (UNIFOR). Professor na EEEP Walter Ramos de Araújo – Crede 2.

 
 
 
Crede 7 – Colégio Estadual Paulo Sarasate – Canindé.


 
Título do trabalho: Doce veneno: o açúcar escondido nos alimentos.


 
Professora 1: Jece Mara de Sousa Mota

 

    • Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pós-graduada em Biologia e Química pela Faculdade KURIOS. Professora Diretora de Turma e de Biologia atuando no Laboratório de Ciências.

 
 
Professora 2: Maria Aparecida Lima dos Santos

 

    • Lincenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acarau e Lincenciada em Química Universidade Norte do Paraná, pós graduada em Biologia e Química pela KURIOS e Cursando a segunda pós graduação em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar. Atuo como professora desde 2008. Atualmente leciono na disciplina de Química e sou apoio pedagógico do LEC, PDT.

 
 
 
 

Daniel Rocha

Diretor do Centro Cearense de Idiomas (CCI)

 

Túlio Vasconcelos

Assessor Técnico da CODED/Seduc

Aline Ribeiro

Assistente Administrativa da CODED/Seduc

Diego Firmino

Assistente Técnico da CODED/Seduc

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Maria Regilane Rodrigues

Professora na EEMTI Liceu Dr. José Gondim (Crede 16)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Wesclle Johnson Mota dos Santos

Professor na EEM Dom Terceiro (Crede 12)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Isnard Noronha Bezerra

Professor na EEEP Walter Ramos de Araújo (Crede 2)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Jece Mara de Sousa Mota

Professora no Colégio Estadual Paulo Sarasate (Crede 7)

 
 

Maria Aparecida Lima dos Santos

Professora no Colégio Estadual Paulo Sarasate (Crede 7)


 

26

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h

Colóquios temáticos – Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos

 
Centro de Multimeios


 
Mediador: Paulo Venício

    • Assessor Técnico da COGEM/CDIE. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 
 
 
Mediadora: Adriana Schneider Muller Konzen

    • Articuladora de Gestão da Sefor 2. Mestre em Ciência da Educação pela Emil Brunner World University (EBWU).

 
 
 
Professores Convidados para apresentar trabalhos:

 
Crede 6 – EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira – Sobral


 
Título do trabalho: Biblioteca Virtual: uma proposta do Centro de Multimeios da EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira para o Trabalho Remoto.


 
Professor: Tales Andrade Fonteles

 

    • Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor/coordenador do LEI da EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira.

 
 
 
Crede 4 – EEMTI Deputado Murilo Aguiar – Camocim.


 
Título do trabalho: Relato de experiência didática e pedagógica – jornal on-line da EEMTI Deputado Murilo Aguiar.


 
Professora: Cleidiane Gomes da Conceição

 

    • Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade entre Rios do Piauí (FAERPI). Regente do Centro de Multimeios na EEMTI Deputado Murilo Aguiar.

 
 
 
Sefor 3 – EEM São João do Piamarta e Instituto de Educação do Ceará – Fortaleza.


 
Título do trabalho: Uma experiência de leitura digital na EEM São João Piamarta.


 
Professora 1: Maria Leivanir Peixoto Farias

 

    • Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 
 
Professora 2: Maria Elizabeth de Carvalho Castro

 

    • Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pedagogia com Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Hotelaria pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), Especialista em Educação pela Universidade Salgado Filho. Coordenadora do Centro de Multimeios da EEM São João Piamarta.

 
 
 
Crede 18 – EEM Santa Tereza – Crato.


 
Título do trabalho: Desenvolvendo competências socioemocionais de alunos do 3º ano da EEM Santa Tereza em tempos de ensino remoto emergencial.


 
Professora 1: Tereza Darciene de Luna

 

    • Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Especialista em Gestão Escolar (FJN). Professora da EEM Santa Tereza e da EMEF Joaquim Soares da Silva.

 
Professor 2: Wellton Cardoso Pereira

 

    • Graduado em Ciências Econômicas e Licenciado em Matemática pelo Programa Especial de Formação Pedagógica e Especialista em Matemática Aplicada, todos pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especialista em Educação Matemática pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

 

 
 
 
 

Paulo Venício

Assessor Técnico da COGEM/CDIE

 

Adriana Schneider Muller Konzen

Articuladora de Gestão da Sefor 2

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tales Andrade Fonteles

Professor/coordenador do LEI da EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira (Crede 6)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cleidiane Gomes da Conceição

Regente do Centro de Multimeios na EEMTI Deputado Murilo Aguiar (Crede 4)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Maria Leivanir Peixoto Farias

Professora na EEM São João do Piamarta (Sefor 3)

 
 
 

Maria Elizabeth de Carvalho Castro

Coordenadora do Centro de Multimeios da EEM São João Piamarta

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tereza Darciene de Luna

Professora da EEM Santa Tereza e da EMEF Joaquim Soares da Silva (Crede 18)

 
 

Wellton Cardoso Pereira

Professor na EEM Santa Tereza (Crede 18)


 

26

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h

Colóquios temáticos – Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos

 
Ciências Humanas I


 
Mediadora: Jacqueline Moraes

    • Assessora Técnica da CODED. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

 
 
 
Mediador: Alex Souza

    • Professor de Filosofia da Seduc. Doutorando em Filosofia.

 
 
 
Mediadora: Andréa Coutinho Pessoa de Oliveira

    • Professora de Filosofia da Seduc. Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 
 
 
Mediador: Francisco de Assis Sales e Costa Júnior

    • Professor de História da Seduc. Mestre em em História e Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/UECE).

 
 
 
Mediadora: Eurilange Gomes

    • Assessora de Gabinete da Crede 6. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Padre Dourado.

 
 
 
Mediadora: Mayara Tâmea Santos Soares

    • Assistente Técnica na Célula de Currículo das Escolas Profissionais (COEDP). Especialista em Pedagogia das Organizações.

 
 
 
Professores Convidados para apresentar trabalhos:

 
Crede 9 – EEM Ana Facó – Beberibe.


 
Título do trabalho: Partindo dos pressupostos explicitados no livro Cascavel 300 anos, Beberibe/Cascavel foi o primeiro município a libertar os escravos?


 
Professor: José Cleilson de Paiva dos Santos

 

    • Educador atuante na área de História, Educação Patrimônio e Memória. Professor da rede municipal e estadual. Pesquisa a história e Educação Patrimonial da Comunidade do Sítio Lucas, Beberibe-CE.

 
 
 
Crede 17 – EEM Professor Miguel Porfírio de Lima – Icó.


 
Título do trabalho: A paródia musical no Ensino de História: reminiscência de uma experiência pedagógica sobre o Regime Militar no Brasil.


 
Professora: Maria Fábia de Freitas

 

    • Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e professora de História na EEM Professor Miguel Porfírio de Lima – Crede 17.

 
 
 
Crede 3 – EEM Geraldo Benoni Gomes da Silveira – Acaraú.


 
Título do trabalho: Conexão GB: ciclos de webdiálogos socioemocionais.


 
Professora 1 : Maria Giselle Marçal Franco

 

    • Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Sociologia, NTPPS e Formação para Cidadania na EEM Geraldo Benoni Gomes da Silveira – Crede 3.

 
 
Professor 2: Francisco das Chagas Lopes

 

    • Formado em Licenciatura em História pela Instituto Superior de Teologia Aplicada( INTA), Cursando Gestão Escolar, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)Professor de História e Geografia da Escola Geraldo Benoni Gomes Silveira SEDUC/CE.

 
 
 
Sefor 1 – EEFM Heráclito de Castro e Silva – Fortaleza.


 
Título do trabalho: Ditadura nunca mais! O uso das metodologias ativas e interdisciplinaridade na construção do pensamento crítico e democrático


 
Professora: Lia Mirelly Távora Moita

 

    • Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em História do Brasil, pela Faculdade INTA, mestre na área de concentração História e Cultura, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é professora efetiva da rede pública estadual, lecionando também em escolas da rede privada de ensino. Além disso, desenvolve pesquisas na área da História e Literatura, particularmente, sobre Rachel de Queiroz.

 

 
 
 
 
 

Jacqueline Moraes

Assessora Técnica da CODED/Seduc

Alex Souza

Professor de Filosofia da Seduc

Andréa Coutinho Pessoa de Oliveira

Professora de Filosofia da Seduc

Francisco de Assis Sales e Costa Júnior

Professor de História da Seduc

Eurilange Gomes

Assessora de Gabinete da Crede 6

Mayara Tâmea Santos Soares

Assistente Técnica na Célula de Currículo das Escolas Profissionais (COEDP)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

José Cleilson de Paiva dos Santos

Professor da EEM Ana Facó (Crede 9)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Maria Fábia de Freitas

Professora na EEM Professor Miguel Porfírio de Lima (Crede 17)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Maria Giselle Marçal Franco

Professora na EEM Geraldo Benoni Gomes da Silveira (Crede 3)

 
 

Francisco das Chagas Lopes

Professor na EEM Geraldo Benoni Gomes Silveira (Crede 3)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lia Mirelly Távora Moita

Professor na EEFM Heráclito de Castro e Silva (Sefor 1)


 

26

AGOSTO 2020

 

Quarta-feira

 
14h

Colóquios temáticos – Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos

 
Ciências Humanas II


 
Mediadora: Vanúzia Lima

    • Professora da Seduc. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

 
 
 
Mediador: Octavianus Cesar Silva

    • Professor da rede estadual e licenciado em História.

 
 
 
Mediadora: Débora Klippel Fofano

    • Professora da rede estadual de ensino no Ceará. Mestre em Filosofia e Doutoranda em Educação.

 
 
 
Mediador: Cydnara Ximenes

    • Superintendente Escolar na Crede 6. Mestranda em Sociologia pelo ProfSocio em rede nacional por meio da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

 
 
 
Mediadora: Ícaro Amorim Martins

    • Professor de História e integrante da equipe de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Seduc/Codin. Mestre em Ensino de História.

 
 
 
Professores Convidados para apresentar trabalhos:

 
Crede 8 – EEEP Dr. Salomão Alves de Moura – Baturité.


 
Título do trabalho: Retalhos de Conhecimento.


 
Professora 1: Estelany Silveira Soares

 

    • Bacharel em Humanidades e Licenciada em Sociologia, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, cursando Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB). Professora de Sociologia na EEEP Dr. Salomão Alves de Moura.

 
 
Professora 2: Patricia Fernandes de Melo

 

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdade KURIOS. .Professora da Escola de Ensino Profissional Dr. Salomão Alves de Moura.

 
Crede 20 – EEM Eunice Maria de Sousa – Brejo Santo.


 
Título do trabalho: Projeto Afro-Ceará


 
Professor: Alisson Soares de Oliveira

 

    • Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), pós-graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade João Calvino. Professor de Geografia e Coordenador da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na EEM Eunice Maria de Sousa – Crede 20.

 
 
 
Crede 11 – EEM Gustavo Barroso – Jaguaribe.


 
Título do trabalho: Empoderamento feminino: feiticeiro na luta por mulheres bem resolvidas e independentes


 
Professora: Katia Rodrigues Alves

 

    • Graduada com Licenciatura Específica em História e Especialista em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Avaliação. Professora Coordenadora de Área de Ciências Humanas.

 
 
 
Crede 13 – EEM Dona Luíza Timbó – Crateús


 
Título do trabalho: Projeto Interdisciplinar – Covid 19. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


 
Professor: Antonio Gilson da Silva Sousa

 

    • Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professor de História e Coordenador de Área na EEM Dona Luíza Timbó.

 

 
 
 
 
 

Vanúzia Lima

Professora da Seduc

Octavianus Cesar Silva

Professor da rede estadual e licenciado em História

Débora Klippel Fofano

Professora da rede estadual de ensino no Ceará

Cydnara Ximenes

Superintendente Escolar na Crede 6

Ícaro Amorim Martins –

Professor de História e integrante da equipe de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Seduc/Codin

 
 
 
 
 
 
 
 

Estelany Silveira Soares

Professora na EEEP Dr. Salomão Alves de Moura (Crede 8)

 
 
 
 

Patricia Fernandes de Melo

Professora na EEEP Dr. Salomão Alves de Moura (Crede 8)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Alisson Soares de Oliveira

Professor na EEM Eunice Maria de Sousa (Crede 20)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Katia Rodrigues Alves

Professora na EEM Gustavo Barroso (Crede 11)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Antonio Gilson da Silva Sousa

Professor na EEM Dona Luíza Timbó (Crede 13)