CONEXÃO SEDUC: 09 a 13 de novembro de 2020

Em 2017, foi sancionada a Lei n° 16.482 que inclui no calendário oficial do Estado do Ceará, a Semana Estadual de Prevenção de Homicídios de Jovens, a ser realizada na semana do dia 12 de novembro. A Lei tem como objetivo sensibilizar a população acerca dos elevados índices de mortalidade juvenil no Estado do Ceará e promover o debate sobre políticas públicas de prevenção que contribuam para reduzir esse índice.
Tendo em vista o importante papel da escola como espaço de proteção e prevenção da violência contra crianças, adolescentes e jovens, a Secretaria da Educação soma esforços com parceiros que atuam na área dos direitos de crianças e adolescentes e realiza a Semana Cada Vida Importa. Nos dias 11 e 12 de novembro, serão realizados colóquios que se propõem a refletir sobre a complexidade das situações de risco relacionadas à homicídios de adolescentes e jovens, pensar e propor estratégias de proteção, prevenção da violência e promoção de uma cultura de paz que fortaleçam ainda mais o papel da escola e sua relação com os demais agentes do sistema de Garantia de Direitos.

09

Novembro

Segunda-feira

às 14h

Live Aula – Matemática e suas Tecnologias

Temática:

    • Revisando as competências 1, 2 e 3

Professor(a) David Machado

    • Professor há 22 anos com Enem e Vestibulares. Experiência de trabalho em alguns estados do Brasil tais como: Pará, Brasília e Ceará. Professor e Empresário da rede particular de Ensino.

David Machado

Colégio Antares e Escola da Matemática

10 de Novembro

Terça-feira às 15h

3° Super Aulão ENEM – Clóvis Beviláqua – Aula 1 – História

Temática:

    • Sociedade e economia no Brasil Colonial

Professor(a) Airton de Farias

    • Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de vários colégios e faculdades do Ceará por anos, atualmente ministra aulas no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Tem experiência na produção de livros didáticos e na pesquisa em História Política.

Airton de Farias

Professor no IFCE e na EEFM Santa Luzia – Sefor 2

Professor(a) Danielle de Oliveira

    • Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em História pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC). Professora de História na Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia e Professora-tutora do Instituto Universidade Virtual/UFC/UAB, no curso de Pedagogia.

Danielle de Oliveira

Professora na EEFM Santa Luzia – Sefor 2

Mediador(a) Henrique Sampaio

    • Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão Educacional pela UniAteneu. Professor da Rede Estadual do Ceará e atualmente exerce o cargo de Gestor Escolar na EEFM Clóvis Beviláqua.

Henrique Sampaio

Diretor da EEFM Clóvis Beviláqua – SEFOR 2

10 de Novembro

Terça-feira às 15h

3° Super Aulão ENEM – Clóvis Beviláqua – Aula 2 – Química

Temática:

    • Química Orgânica no ENEM

Mediador(a) Henrique Sampaio

    • Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão Educacional pela UniAteneu. Professor da Rede Estadual do Ceará e atualmente exerce o cargo de Gestor Escolar na EEFM Clóvis Beviláqua.

Henrique Sampaio

Diretor da EEFM Clóvis Beviláqua – SEFOR 2

Professor(a) William Dias

    • Graduando do curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Atualmente Professor de Química no Colégio Liceu do Ceará EEMTI, foi bolsista CAPES do programa Residência Pedagógica na EEM Governador Adauto Bezerra, foi professor substituto no EEMTI Jenny Gomes e também foi estagiário do programa SESC Ciências no Serviço Social do Comércio (Sesc) trabalhando com divulgação científica.

William Dias

Professor na EEMTI Líceu do Ceará – SEFOR 2

10 de Novembro

Terça-feira às 15h

3° Super Aulão ENEM – Clóvis Beviláqua – Aula 3 – Redação

Temática:

    • O ENEM e suas Competências

Professor(a) Mara Cavalcante

    • Professora da rede pública estadual do Ceará desde 2010, formada em Letras Português Espanhol pela UFC, pós graduada em Lingüística Aplicada pela Uni7 e Mestre em Letras pela UERN. Experiência no ensino da língua portuguesa e língua espanhola, tradutora e corretora de avaliações em larga há 10 anos.

Mara Cavalcante

CCI Rio Mar – Sefor 2

Mediador(a) Henrique Sampaio

    • Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão Educacional pela UniAteneu. Professor da Rede Estadual do Ceará e atualmente exerce o cargo de Gestor Escolar na EEFM Clóvis Beviláqua.

Henrique Sampaio

Diretor da EEFM Clóvis Beviláqua – SEFOR 2

11

Novembro

Quarta-feira

às 09h

Colóquio 1 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • A cor e o endereço da violência: ‘a gente combinamos de não morrer’.

Facilitador(a) Ingrid Rabelo de Freitas

    • Formada em Serviço Social. Assessora de Juventudes do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza. Integrante da Rede DLIS, do Fórum DCA. Brincante do Maracatu Nação Bom Jardim.

Ingrid Rabelo de Freitas

Assessora de Juventudes do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza

Facilitador(a) Pablo Nunes

    • Doutor em Ciência Política. Coordenador Adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESec) e da Rede de Observatórios de Segurança.

Pablo Nunes

Coordenador CESec

Mediador(a) Joécio Dias

    • Professor da Rede Estadual de Educação (Seduc/Ceará). Técnico Educacional em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Codin/Seduc). Militante do Movimento Negro Unificado do Ceará.

Joécio Dias

Professor da Rede Estadual de Educação – Seduc

11

Novembro

Quarta-feira

às 09h

Colóquio 2 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • Faces do Feminicídio: meninas no gatilho do crime

Mediador(a) Ana Letícia Lins

    • Cientista social. Pesquisadora da Rede de Observatórios da Segurança e do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará.

Ana Letícia Lins

Cientista Social

Facilitador(a) Lídia Rodrigues

    • Preta, ativista, artista multi linguagem, educadora social e estudante de filosofia. No ativismo, iniciou em 2004 no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo nessa área atuado na coordenação colegiada da Rede ECPAT Brasil entre 2008 e 2018. Coordenou o projeto Juventude – Ação do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes entre 2006 e 2008 e a Campanha ANA entre 2013 e 1019. É consultora do projeto Crescer sem Violência do Canal Futura desde 2017. No feminismo, iniciou e até hoje compõe o Fórum Cearense de Mulheres – Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Participou da fundação e integra até hoje o coletivo artivista Tambores de Safo, fundado em 2010. Atualmente é assessora parlamentar do Deputado Estadual Renato Roseno – CE e uma das lideranças negras femininas apoiadas pelo Fundo Baobá.

Lídia Rodrigues

Assessora

Facilitador(a) Daniele Negreiros

    • Psicóloga. Mestra em Psicologia. Assessora Técnica do Comitê pela Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do estado do Ceará.

Daniele Negreiros

Psicóloga

11

Novembro

Quarta-feira

às 09h

Colóquio 3 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • “Guerra às drogas”, encarceramento e homicídios de jovens: conscientização e redução de danos

Mediador(a) Érica Pontes

    • Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da rede estadual de ensino Seduc/CE. Atua como docente na EEM Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Sefor 3. É professora diretora de turma e coordenadora da área de Ciências Humanas. Estuda Educação; Educação e Gênero; Educação e enfrentamento ao racismo.

Érica Pontes

Professora

Facilitador(a) Luciene Santana

    • Cientista Social (UFBA) e mestranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA). Pesquisadora da Iniciativa Negra e Rede de Observatórios da Segurança Pública. Conselheira Estadual de Proteção aos Direitos Humanos da Bahia

Luciene Santana

Cientista Social (UFBA)

Facilitador(a) Sara Menezes

    • Educadora Popular do Instituto Negra do Ceará, graduanda em Gestão de Políticas Públicas e Terapeuta holística

Sara Menezes

Professora

11

Novembro

Quarta-feira

às 09h

Colóquio 4 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • Direitos humanos e Prevenção da violência: escola e juventudes na construção da cidadania

Facilitador(a) Clara Ramírez Barat

    • Diretora do Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz. Antes de se juntar à AIPG, foi associada sênior de pesquisa no Centro Internacional de Justiça Transitória. Nascida em Madrid, Espanha, Clara obteve seu Doutorado em 2007 na Universidade Carlos III e possui um Mestrado em Filosofia da Universidade de Columbia (2002).

Clara Ramírez Barat

Diretora do Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz

Facilitador(a) Amanda Petraglia

    • Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É assistente do Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz e antes de ingressar no AIPG, em março de 2018, estagiou na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, ajudando a desenvolver projetos de promoção da educação em direitos humanos.

Amanda Petraglia

Assistente do Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz

Mediador(a) Ícaro Amorim Martins

    • Professor de História. Mestre em Ensino de História, com pesquisa voltada para Educação das Relações Étnico-Raciais. Autor do livro: “Se eu não sou negra, eu sou o quê?”: Da importância de discutirmos discriminação racial, interseccionalidade e empoderamento em sala de aula. Pesquisador da Memória e do Patrimônio Cultural. Atualmente integra a equipe EPPL – Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Codin/Seduc.

Ícaro Amorim Martins

Professor de História

11

Novembro

Quarta-feira

às 09h

Colóquio 5 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • Escola Restaurativa: acolhendo, transformando conflitos e prevenindo homicídios na adolescência

Facilitador(a) Nádia de Paula

    • Facilitadora de práticas restaurativas e Multiplicadora do conteúdo programático formada pelo Instituto ISA-ADRS e pela norte americana teórica da metodologia: Kay Pranis. Facilitadora de Reuniões Restaurativas Familiares formada pelo Instituto Internacional de Práticas Restaurativas. Atuou como facilitadora de formações em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz em Fortaleza, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba para atores do SGD e Sistema de Justiça. Consultoria e Assessoria à Pastoral do Menor e We World Brasil através do projeto de implementação de Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos nas escolas públicas do Estado em 20 Municípios. Especialização em Neuropsicopedagogia. Atualmente compõe a coordenação de mediação, justiça restaurativa e cultura de paz da Vice-Govenadoria do Estado do Ceará.

Nádia de Paula

Facilitadora de práticas restaurativas e Multiplicadora do conteúdo programático formada pelo Instituto ISA-ADRS

Facilitador(a) Virgínia Vilagran

    • Graduada em Letras, especialista em ensino de Língua portuguesa e Literatura, especialista em gestão e avaliação, mestre em educação, facilitadora em Círculos de construção de paz e resolução de conflitos.
      Diretora da EEMTI MATIAS BECK

Virgínia Vilagran

Diretora da EEMTI MATIAS BECK

Mediador(a) Marcelo Rangel

    • Professor da rede estadual de ensino, Mestre em Sociologia, facilitador de Círculos de Construção de Paz. Atualmente, integra a Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz/Seduc.

Marcelo Rangel

Professor da rede estadual de ensino,

11 de Novembro

Quarta-feira às 15h

3° Super Aulão ENEM Organização – Clóvis Beviláqua – Matemática – Aula 3

Temática:

    • Porcentagem

Mediador(a) Henrique Sampaio

    • Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão Educacional pela UniAteneu. Professor da Rede Estadual do Ceará e atualmente exerce o cargo de Gestor Escolar na EEFM Clóvis Beviláqua.

Henrique Sampaio

Diretor da EEFM Clóvis Beviláqua – SEFOR 2

Professor(a) Marcello Tavares

    • Graduado em Eng Civil (UFC), licenciatura plena em Matemática (UECE), pós graduado em ensino de Matemática e Física (UNINTER) e Mestrando em Matemática – PROFMAT/UFC. Professor da rede Estadual de Educação.

Marcello Tavares

Professor da rede Estadual de Educação

11 de Novembro

Quarta-feira às 15h

3° Super Aulão ENEM Organização – Clóvis Beviláqua – Língua Portuguesa – Aula 2

Temática:

    • Os gêneros textuais na prova de Linguagens do ENEM: identificá-los bem para “se dar bem”.

Professor(a) Willame Sena

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Servidor público pertencente ao quadro permanente de professores da rede oficial de ensino de educação básica do estado do Ceará desde 2004. Concentra estudos direcionados ao ensino de Língua Portuguesa, de Leitura, de Literaturas de Língua Portuguesa e pesquisas acerca do exercício de Gestão/Coordenação Escolar. Atualmente, atua como Coordenador Escolar no Colégio Estadual Justiniano de Serpa.

Willame Sena

Professor do Colégio Estadual Justiniano de Serpa

Mediador(a) Henrique Sampaio

    • Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão Educacional pela UniAteneu. Professor da Rede Estadual do Ceará e atualmente exerce o cargo de Gestor Escolar na EEFM Clóvis Beviláqua.

Henrique Sampaio

Diretor da EEFM Clóvis Beviláqua – SEFOR 2

11 de Novembro

Quarta-feira às 15h

3° Super Aulão ENEM Organização – Clóvis Beviláqua – Aulão Motivacional – Aula 1

Temática:

    • Desvendando o ENEM 2020

Mediador(a) Henrique Sampaio

    • Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão Educacional pela UniAteneu. Professor da Rede Estadual do Ceará e atualmente exerce o cargo de Gestor Escolar na EEFM Clóvis Beviláqua.

Henrique Sampaio

Diretor da EEFM Clóvis Beviláqua – SEFOR 2

Motivacional Joab Fonseca

    • Psicólogo, graduado e pós-graduado em Psicologia organizacional pelo Centro Universitário Unifanor. Licenciado em História pela UNESA e graduando em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente professor CPTD lotado no laboratório de informática da EEFM Bárbara de Alencar e na disciplina de humanidades no Projeto Penas Alternativas, no CEJA Paulo Freire da rede estadual do Ceará.

Joab Fonseca

Psicólogo, graduado e pós-graduado em Psicologia organizacional pelo Centro Universitário Unifanor.

11

Novembro

Quarta-feira

às 17h

Webinar: Projetos de Intervenção

Temática:

    • Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência

Convidado(a) Jacqueline Moraes

    • Professora da Rede Estadual de Ensino. Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Portugal. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora Técnica da Coded/CED.

Jacqueline Moraes

Assessora Técnica Pedagógica da CODED/CED

Convidado(a) Karine Pinheiro

    • Pós – doc em Ciências Sociais, Políticas e do Território pela Universidade de Aveiro. Doutora em Ciências da Educação com especialidade em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora da rede pública estadual de ensino. Técnica na CODED/CED.

Karine Pinheiro

Assessora Técnica Pedagógica da CODED/CED

Convidado(a) Alexandra Okada

    • Senior Fellow of Higher Education Academy UK Educational researcher at the Faculty of Wellbeing, Education & Language Studies

Alexandra Okada

Senior Fellow of Higher Education Academy UK Educational researcher at the Faculty of Wellbeing, Education & Language Studies

Convidado(a) Santiago Pontes Freire Figueiredo

    • Professor de Filosofia na EEEP Guilherme Teles Gouveia desde 2013. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Autor do livro poético “Homem do mar”, tendo participação em diversas obras acadêmicas. Título do trabalho que foi apresentado no Seminário DoCEntes: A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO ALTERNATIVA REMOTA AO ENSINO DE FILOSOFIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.

Santiago Pontes Freire Figueiredo

Professor de Filosofia na EEEP Guilherme Teles Gouveia

Estudante Laiza Souza Leite

    • Oi, eu sou a Laiza Souza Leite. Curso o segundo ano do ensino médio da ETI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, em Fortaleza – CE. O protagonismo juvenil na nossa sociedade sempre chamou minha atenção e é por isso que sempre procurei trabalhar com esse tema de formas diversas.

Laiza Souza Leite

Aluna da ETI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, em Fortaleza – CE

Estudante Laís Souza Leite

    • Me chamo Laís Souza Leite , estou cursando o segundo ano na ETI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco em Fortaleza-CE. Sempre me interessei em temáticas ligadas à educação e acredito no jovem que é protagonista de sua história e em sua comunidade .

Laís Souza Leite

Aluna da ETI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco em Fortaleza-CE

Mediador(a) Vagna Lima de Brito

    • Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho, em Portugal. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded).

Vagna Lima de Brito

coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded).

12

Novembro

Quinta-feira

às 09h

Colóquio 6 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • Gravidez na Adolescência: aspectos protetivos em contextos de vulnerabilidade

Facilitador(a) Mara Carneiro

    • Assistente Social (UECE), Mestre em Sociologia (UFC), Doutoranda em Sociologia (UFC) e Coordenadora Geral do CEDECA Ceará.

Mara Carneiro

Assistente Social (UECE), Mestre em Sociologia (UFC)

Facilitador(a) Laís Regina Alves

    • Professora da rede municipal de Fortaleza e militante do Fórum Cearense de Mulheres

Laís Regina Alves

Professora da rede municipal de Fortaleza e militante do Fórum Cearense de Mulheres

Mediador(a) Auxiliadora Vasconcelos

    • Mestra em Sociologia (UFC), professora da rede pública estadual de ensino, técnica da Coordenadoria de Educação e Proteção Social.

Auxiliadora Vasconcelos

Mestra em Sociologia (UFC), professora da rede pública estadual de ensino, técnica da Coordenadoria de Educação e Proteção Social

12

Novembro

Quinta-feira

às 09h

Colóquio 7 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • O papel da escola na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Facilitador(a) Nei Robson Façanha

    • Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Educador Social e membro fundador da Associação dos Educadores Sociais do Ceará – AESC; Representante de Terre des Hommes – TDH Brasil, no Fórum Permanente das Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes – Fórum DCA; Membro do Comité Estadual de Proteção a Pessoas – COEPP. Coordenador Geral do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Ceará – PPCAAMCE;

Nei Robson Façanha

Fundador da Associação dos Educadores Sociais do Ceará – AESC

Facilitador(a) Mônica Sillan

    • Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE). Graduada em Serviço Social. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Coordenadora Geral da OSC – FRENTE DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA CARENTE – FACC. Consultora para Programa das Nações Unidas da ONU/ Conselho Nacional de Justiça.

Mônica Sillan

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE)

Mediador(a) Marcelo Rangel

    • Professor da rede estadual de ensino, Mestre em Sociologia, facilitador de Círculos de Construção de Paz. Atualmente, integra a Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz/Seduc.

Marcelo Rangel

Professor da rede estadual de ensino,

12

Novembro

Quinta-feira

às 09h

Colóquio 8 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • O papel protetivo da escola na prevenção de homicídios contra crianças e adolescentes: busca ativa e outras estratégias pela vida

Facilitador(a) Jimmy Oliveira

    • Analista de Políticas Públicas da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE e membro do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará – CPDI. Título: Doutor em economia pelo CAEN/UFC.

Jimmy Oliveira

Analista de Políticas Públicas da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE

Facilitador(a) Jefferson Maia

    • Licenciado em História pela UFC. Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela UFJF. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Professor da rede estadual do Ceará e Municipal de Fortaleza, já atuou como Secretário Escolar, Diretor Escolar, Coordenador da Sefor/Seduc e desde 2017 está Secretário Adjunto da Educação de Fortaleza.

Jefferson Maia

Professor da rede estadual do Ceará e Municipal de Fortaleza.

Mediador(a) Daniel Marinho

    • Daniel Marinho Almeida é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) .Atualmente é Técnico da Secretaria da Educação do Estado do Ceará atuando como gerente do Programa Nem 1 Aluno Fora da Escola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Daniel Marinho

Técnico da Secretaria da Educação do Estado do Ceará

12

Novembro

Quinta-feira

às 09h

Colóquio 9 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • A arte como estratégia de prevenção à violência

Facilitador(a) Joaquim Araújo

    • Filósofo, Professor Especialista em Arte Educação, Diretor de Teatro. Gerente do Formação do Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCBJ). Pesquisador da Cultura Popular e de Matriz Africana. Técnico do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA).

Joaquim Araújo

Gerente do Formação do Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCBJ)

Facilitador(a) Roger Sousa

    • Mestre e Doutorando em Psicologia. Assessor Técnico do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).

Roger Sousa

Assessor Técnico do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).

Facilitador(a) Rômulo Silva

    • Poeta e Pesquisador. Nascido e criado no Pantanal (atual Planalto Ayrton Senna), periferia de Fortaleza (CE). Integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE), onde também coordena a linha de pesquisa “Estudos afro-atlânticos”. Pesquisador-colaborador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC/UFC). Tem interesses nas áreas da Sociologia da Literatura, Escrita, Performance e Oralidade; Sociologia da Ação Coletiva e dos Movimentos Contemporâneos de Juventudes, além dos Estudos Críticos à Colonialidade. Estuda Mediação de Leituras na cidade de Fortaleza (CE). Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).

Rômulo Silva

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).

Mediador(a) Elissânia Rodrigues

    • Formada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora de História da rede de ensino do Estado do Ceará e Orientadora do Grupo Negragem. Desenvolve uma pesquisa sobre racismo no ambiente escolar através das piadas e brincadeiras racistas. Área de atuação e interesse: Questões Étnico-Raciais, Ensino de História, Ensino de Sociologia, Educação Antirracista, Teatro e Educação, Práticas Pedagógica de Promoção a Orgulho Racial.

Elissânia Rodrigues

Professora de História da rede de ensino do Estado do Ceará e Orientadora do Grupo Negragem.

12

Novembro

Quinta-feira

às 09h

Colóquio 10 – Semana Cada Vida Importa

Temática:

    • LGBTcidio, juventudes e o combate à invisibilidade

Facilitador(a) Dália Celeste

    • Afrotransfeminista, Estudante de Direito e Criminologia, Pesquisadora na Rede de Observatório de Segurança, Analista de Dados no Gajop.

Dália Celeste

Afrotransfeminista, Estudante de Direito e Criminologia, Pesquisadora na Rede de Observatório de Segurança, Analista de Dados no Gajop.

Facilitador(a) Rafael Mesquita

    • Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação. Trabalha como Assessor de Imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e é editor do jornal digital Mídia Bixa. É também presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Rafael Mesquita

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação. Trabalha como Assessor de Imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce)

Mediador(a) Dediane Souza

    • Jornalista, travesti, feminista, diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. Ativista das pautas de Direitos Humanos e filiada a Rede Trans Brasil e atualmente é Coordenadora da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS de Fortaleza.

Dediane Souza

Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.

12 de Novembro

Quinta-feira às 14h

Live Aula FDR Redação

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos, Revisando as competências da prova de redação do Enem

Professor(a) João Dionisio Viana Neto

    • Graduado pela UECE e especialista em ensino de língua portuguesa e literatura. Autor do livro: Redação para concursos. Prepara alunos para ENEM, vestibulares tradicionais e concursos públicos.

João Dionisio Viana Neto

Professor de Redação – Prime Concursos

Professor(a) Dyego Feitosa

    • Professor de Matemática e de História, Especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e Psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestores, professores, pais e alunos por todo o Nordeste.

Dyego Feitosa

Professor na Fundação Demócrito Rocha

12

Novembro

Quinta-feira

às 15h

Webinar: Lançamento da Plataforma Círculos em Movimento

Temática:

    • Webinar: Lançamento da Plataforma Círculos em Movimento

Mediador(a) Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

Rogers Mendes

ecretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Convidado(a) Izolda Cela

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Estudos em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Foi secretária de educação do Estado do Ceará de 2007 a março de 2014. Na Secretaria de Educação do Município de Sobral foi secretária adjunta de 2001 a 2003 e secretária de educação de 2004 a 200

Izolda Cela

Vice-Governadora

Convidado(a) Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com as especializações a) Educação; b) Gestão Pública, respectivamente, pela URCA e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (CAED). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública, pelo CAED.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará

Convidado(a) Leoberto Brancher

    • Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Leoberto Brancher

Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Convidado(a) Renato Pedrosa

    • Presidente de Terre des hommes Brasil (Tdh Brasil). Trabalha há mais de 25 na Terre des hommes Lausanne no Brasil, que vem atuando em diversas temáticas: criança e adolescente em situação de rua, enfrentamento ao trabalho infantil, enfrentamento da violência sexual, justiça juvenil. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de São Luís (MA) e atualmente é Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Fortaleza e do Estado do Ceará. É Advogado. Possui MBA em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas, Curso de Aperfeiçoamento em Democracia, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais e é Facilitador de práticas restaurativas.

Renato Pedrosa

Presidente de Terre des hommes Brasil (Tdh Brasil).

Convidado(a) Cristiane Holanda

    • Doutora em Educação Universidade Federal do Ceará com intercâmbio na Universidade de Valladolid. Espanha. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú. UVA. Sobral Ceará. Gestora da Coordenação de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice governadoria do Ceará. Referência nos temas:
      Educação Biocêntrica, Aprendizagem Cooperativa, Justiça Restaurativa, Metodologias Ativas, Competência Socioemocionais. Mediadora Judicial, Comunitária e Escolar

Cristiane Holanda

Gestora da Coordenação de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice governadoria do Ceará.

13 de Novembro

Sexta-feira às 14h

#SextouEnem: Ampliando Horizontes

Temática:

    • #SextouEnem: Ampliando Horizontes

Motivacional Márcia Evaristo

    • Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza – IESF. Psicopedagoga no Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos (CACE), em Horizonte-Ceará, Orientadora de profissão e carreira em escolas de ensino médio, atendimento individual em Life Coaching e Coaching de Carreira e Palestrante.

Márcia Evaristo

Psicopedagoga no Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos (CACE)

Mediador(a) Ada Natália Firmino

    • Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza
      Formação na área Clínica em Gestalt-terapia pelo Aware Centro de Gestalt-terapia
      Formação em orientação profissional e de carreira pelo Instituto do Ser.
      Já atuou como psicóloga escolar e no desenvolvimento do projeto de reorientação profissional na Unifor. Atualmente, trabalha na clínica com Orientação Profissional, de forma individual ou em pequenos grupos com os principais nichos de primeira escolha (alunos saindo do Ensino médio) ou para reorientação profissional (pessoas com dúvidas em sua escolha profissional).

Ada Natália Firmino

Psicóloga

Palestrante Mônica Arrais dos Santos Cavalcante

    • Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Pós Graduada em Auditoria nos Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Saúde Pública pela UNINASSAU. Possui 10 anos de experiência na Estratégia de Saúde da Família. Atualmente trabalha no município de Caucaia como enfermeira da assistência e no gerenciamento de Unidade de Atenção Primária de Saúde.

Mônica Arrais dos Santos Cavalcante

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Palestrante Eleni Ponte

    • Co-fundadora da VP7 Contabilidade, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós- graduada em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui 10 anos de atuação no mercado contábil, com experiências nas áreas financeira, trabalhista e fiscal.

Eleni Ponte

Co-fundadora da VP7 Contabilidade, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

13 de Novembro

Sexta-feira às 16h

Trilhas da Vida

Temática:

    • Trilhas da Vida

Mediador(a) Wesley Melo

    • SEDUC / Orientador de célula da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil

Wesley Melo

SEDUC / Orientador de célula da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil

Convidado(a) Italo Poeta

    • Cursou música na UECE. Foi professor de piano, tocou na banda de Raimundo Fagner, onde emprestou seu talento como musicista. Já criou diversos jingles e trilhas musicais, inclusive para filmes. O filme Bezerra de Menezes teve sua trilha musical composta pelo artista e foi premiada. Há anos faz grande sucesso em todo Nordeste. Compôs a música Ceará Terra da Luz que se tornou grande hino do Estado do Ceará. Tem composições interpretadas por grandes artistas de renome nacional, canta e encanta a todos por onde se apresenta.

Italo Poeta

Trilhas da Vida

Convidado(a) Fernando Albuquerque

    • MBA em Marketing pela FGV, Certificação Internacional da Barrett Values Centre e em Mentoring, Gestor de Recursos Humanos, especialista em Gestão de carreira, liderança e fortalecimento de cultura organizacional, com grande experiência como Diretor de Gente, Gestão e Desenvolvimento de Novos Negócios em empresas privadas e públicas.

Fernando Albuquerque

Trilhas da Vida

Convidado(a) Marcos Carvalho

    • Pós graduado em Estratégia pela UFC, Mestrando em Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade da Flórida. Experiência como executivo em empresas como Microlins, Grupo Pão de Açúcar, concessionárias Honda, RB Distribuidora e Fortali Food Service. Com a AG2 Assessoria em Gente e Gestão, atua em empresas dos mais diversos segmentos e portes no Brasil.

Marcos Carvalho

Trilhas da Vida