CONEXÃO SEDUC: 16 a 20 de novembro de 2020

A Secretaria da Educação do estado do Ceará, por meio da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) e Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distâncias, promove o I Seminário da Consciência Negra. Este seminário, como iniciativa, pretende atender ao Eixo 2 do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, Política de formação para gestores e profissionais de educação. A Seduc entende que o fortalecimento da política de formação continuada e em serviço para profissionais da educação, principalmente para professoras/es, é um desafio permanente para o fortalecimento da implementação das Leis n° 10639/03 e 11.645/08 pois é a partir da formação desses profissionais que se provocam as mudanças estruturais necessárias nas propostas pedagógicas das escolas e em seus projetos curriculares.

Além do eixo de formação, os temas discutidos e abordados durante esta primeira edição do Seminário da Consciência Negra, propõe-se a fortalecer discussões dos eixos do referido Plano acerca da participação social, da gestão democrática e do currículo por entendê-los como fundamentais para a garantia do objetivo de implementação da legislação em questão.

O Seminário de 2020 lança luzes sobre estratégias escolares já desenvolvidas em resposta a desafios antigos na construção de uma escola antirracista fortalecida por um currículo menos etnocentrado e mais abrangente que considere as contribuições dos diversos grupos étnicos que historicamente constituíram e constituem as identidades brasileira e cearense, não apenas em suas contribuições culturais e/ou folclóricas, mas principalmente seu papel e protagonismo na produção do conhecimento.

A fim de alcançar seu intuito, o seminário pretende elucidar as experiências de professoras/es e estudantes e de outros sujeitos que fazem a educação cearense, construindo uma teia colaborativa de partilha de experiências com a participação de profissionais da educação da rede estadual e das redes municipais de educação.

Na programação teremos webinários em que o participante terá a oportunidade de interagir com profissionais e pesquisadores da área de Erer, discutindo sobre a relação da Erer com temas atualmente centrais na Educação Brasileira, como BNCC e Novo Ensino Médio. Nos relatos de experiências, professoras/es poderão partilhar suas ideias e experiências no trabalho pela implementação do tema integrador na sua área de atuação.

16 de Novembro

Segunda-feira às 14h

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Temática:

    • ENEM HUMANAS: Análise de 2019 e o que esperar em 2020.

Professor(a): Paulo César Freire Sá

    • Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará;
      Especialista em História do Brasil e Ceará;
      Especialista em Educação e Tecnologias;
      Mestre em História e Culturas – UECE;
      Professor do curso de Pedagogia UNINASSAU.

Paulo César Freire Sá

Professor do curso de Pedagogia UNINASSAU.

17 de Novembro

Terça-feira às 14h

Live Aula – Filosofia

Temática:

    • A Felicidade e a política em Aristóteles

Professor(a): Santiago Pontes Freire Figueiredo

    • Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua como professor de Filosofia na EEEP Guilherme Teles Gouveia, Crede 4, município de Granja. Autor do livro poético “Homem do mar”, tendo participação em diversas obras acadêmicas.

Santiago Pontes Freire Figueiredo

Professor de Filosofia na EEEP Guilherme Teles Gouveia

17

Novembro

Terça-feira

às 16h

Webinar: Identidade, cultura e currículo escolar: caminhos e desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Temática:

    • Webinar: Identidade, cultura e currículo escolar: caminhos e desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Convidado(a): José Sumburane

    • Mestrado em História e Doutorando em História da África Contemporânea.
      Professor de História de Moçambique na Universidade Pedagógica de Maputo.
      Área de Pesquisa: Cultura, identidade, mobilidade social.
      Artigos Publicados recentemente: Os Desafios da Avaliação no Ensino Superior: Sucessos e constrangimento; A Contribuição da Tradição na Formação da Identidade em Jangamo e; História e Cultura de Mbambane.

José Sumburane

Professor de História de Moçambique na Universidade Pedagógica de Maputo.

Convidado(a): Zuleide Queiroz

    • Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação. Pesquisadora de Políticas Públicas em Educação, Saúde e Violência, com recorte Étnico-Racial. Professora dos Programas de Mestrado Profissional de Educação/URCA, PROFHISTORIA/URCA e PRODER/UFCA. Militante do Movimento Negro Unificado (MNU) e do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC).

Zuleide Queiroz

Pesquisadora de Políticas Públicas em Educação, Saúde e Violência, com recorte Étnico-Racial. Professora dos Programas de Mestrado Profissional de Educação/URCA, PROFHISTORIA/URCA e PRODER/UFCA.

Mediador(a): Sílvia Maria Vieira dos Santos

    • Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede estadual e Técnica Educacional da Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) da Seduc/CE.

Sílvia Maria Vieira dos Santos

Professora da rede estadual e Técnica Educacional da Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) da Seduc/CE.

Intérpretes de Libras: Raule Sousa

    • Intérpretes de Libras – Seduc

Raule Sousa

Intérpretes de Libras – Seduc

Intérpretes de Libras: Fátima Freire

    • Intérpretes de Libras – Seduc

Fátima Freire

Intérpretes de Libras – Seduc

18 de Novembro

Quarta-feira às 14h

Live aula: Redação + Motivacional

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Motivacional: Dyego Feitosa

    • Professor de Matemática e de História, Especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e, em formação, psicanalista. Atualmente trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestores, professores, pais e alunos por todo o Nordeste.

Dyego Feitosa

Professor de Matemática e de História, Especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e, em formação, psicanalista

Professor(a): João Dionisio Viana Neto

    • Graduado pela UECE e especialista em ensino de língua portuguesa e literatura. Autor do livro: Redação para concursos. Prepara alunos para ENEM, vestibulares tradicionais e concursos públicos.

João Dionisio Viana Neto

Professor de Redação – Prime Concursos

19 de Novembro

Quinta-feira às 14h

Live Aula – Redação

Temática:

    • “Redação do Enem não é um bicho de sete cabeças” – Dicas básicas.

Professor(a): Nadja Nara Coutinho de Carvalho

    • Graduada em Pedagogia, pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Grande Fortaleza (FGF), Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Educação Especial pela Faculdade Ateneu e Gestão Escolar pelo Centro universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Na rede pública estadual, atua na educação básica como professora de Língua Portuguesa e Redação nas Escolas : EEMTI INTEGRADA 2 DE MAIO (Sefor 2) e EEM Jáder Moreira de Carvalho (Sefor 3), EEMTI João Nogueira Jucá trabalha com EJA + Qualificação : Técnica em Administração de Empresas – TAV (Sefor 2).

Nadja Nara Coutinho de Carvalho

Professora de Língua Portuguesa e Redação nas Escolas : EEMTI INTEGRADA 2 DE MAIO – Sefor 02

20

Novembro

Sexta-feira

às 14h

#SextouEnem: Ampliando Horizontes

Temática:

    • #SextouEnem: Ampliando Horizontes

Motivacional: Márcia Evaristo

    • Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza – IESF. Psicopedagoga no Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos (CACE), em Horizonte-Ceará, Orientadora de profissão e carreira em escolas de ensino médio, atendimento individual em Life Coaching e Coaching de Carreira e Palestrante.

Márcia Evaristo

Psicopedagoga no Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos (CACE)

Mediador(a): Ada Natália Firmino

    • Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza
      Formação na área Clínica em Gestalt-terapia pelo Aware Centro de Gestalt-terapia
      Formação em orientação profissional e de carreira pelo Instituto do Ser.
      Já atuou como psicóloga escolar e no desenvolvimento do projeto de reorientação profissional na Unifor. Atualmente, trabalha na clínica com Orientação Profissional, de forma individual ou em pequenos grupos com os principais nichos de primeira escolha (alunos saindo do Ensino médio) ou para reorientação profissional (pessoas com dúvidas em sua escolha profissional).

Ada Natália Firmino

Psicóloga

Palestrante: Andréa da Consolação de Oliveira Carvalho

    • Graduada em Oceanografia pela UFC; Mestra em Ciências Marinhas Tropicais pelo LABOMAR-UFC; Doutora em Oceanografia física, química e geológica pela FURG em 2020. Atualmente é bolsista da CAPES do Pós-Doutorado PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).

Andréa da Consolação de Oliveira Carvalho

Graduada em Oceanografia pela UFC; Mestra em Ciências Marinhas Tropicais pelo LABOMAR-UFC; Doutora em Oceanografia física, química e geológica pela FURG em 2020. Atualmente é bolsista da CAPES do Pós-Doutorado PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).

Palestrante: Daniel Carvalho Mota

    • Engenheiro ambiental formado pela UFC em 2017.2. Durante a graduação, atuou como presidente da Ciclo Jr. (empresa júnior dos cursos de Eng. Ambiental e Eng. Química) e Diretor de Desenvolvimento da FEJECE (Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará). Desde 2018, trabalha na MW Engenharia como analista ambiental, participando de projetos de gerenciamento de resíduos, estudos ambientais, licenciamento ambiental e projetos de tratamento de efluentes.

Daniel Carvalho Mota

Diretor de Desenvolvimento da FEJECE (Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará).

20

Novembro

Sexta-feira

às 16h

Webinar: Se eu não sou negra(o) o que eu sou? Autodeclaração étnica e políticas afirmativas para a educação

Temática:

    • Webinar: Se eu não sou negra(o) o que eu sou? Autodeclaração étnica e políticas afirmativas para a educação

Convidado(a): Vera Rodrigues

    • Professora efetiva do Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia – UFC/UNILAB. Coordenadora do projeto de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”. Membra do comitê de antropólogos negros(as) da Associação Brasileira de Antropologia.

Vera Rodrigues

Professora efetiva do Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia – UFC/UNILAB.

Convidado(a): Ana Paula dos Santos

    • Professora do Departamento de Educação Universidade Regional do Cariri – URCA e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC , pesquisa pedagogia de quilombo. Integra a comissão de bancas de heteroidentificação do Instituto Federal de Educação – Campus Juazeiro do Norte.

Ana Paula dos Santos

Professora do Departamento de Educação Universidade Regional do Cariri – URCA

Convidado(a): Ícaro Amorim Martins

    • Professor de História. Mestre em Ensino de História, com pesquisa voltada para Educação das Relações Étnico-Raciais. Autor do livro: “Se eu não sou negra, eu sou o quê?”: Da importância de discutirmos discriminação racial, interseccionalidade e empoderamento em sala de aula. Pesquisador da Memória e do Patrimônio Cultural. Atualmente integra a equipe EPPL – Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Codin/Seduc.

Ícaro Amorim Martins

Professor de História

Mediador(a): Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

Rogers Mendes

ecretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Intérpretes de Libras: Raule Sousa

    • Intérpretes de Libras – Seduc

Raule Sousa

Intérpretes de Libras – Seduc

Intérpretes de Libras: Fátima Freire

    • Intérpretes de Libras – Seduc

Fátima Freire

Intérpretes de Libras – Seduc