Primavera pedagógica: 21 a 25 de setembro

Como tem acontecido desde 2017, nos meses de setembro, outubro e novembro ocorre a Primavera Pedagógica, envolvendo a Seduc, Crede/Sefor, Secretarias Municipais de Educação e Escolas, com o objetivo de intensificar as ações pedagógicas, voltadas para a consolidação das aprendizagens.

No contexto de estudos domiciliares, ocasionados pela pandemia de Covid19, as atividades remotas e a conservação da interação das/os estudantes com a escola e suas/seus professoras/es converteram-se no propósito da Primavera. Assim, com o desejo de que a beleza e o perfume das flores possam animar gestores, professores e estudantes a seguirem no caminho da esperança, a Conexão Seduc desta semana traz uma programação voltada ao apoio e à ampliação do repertório de possibilidades de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Nessa direção, haverá live aulas de História e Literatura, duas webinars: uma de apresentação do resultado da pesquisa da SEDUC sobre as experiências com ensino remoto, a autoavaliação (CIEB) e a matriz de competências digitais para professoras/es; outra webinar com representantes da Comunidade Israelita e do Instituto Auschwitz sobre a cidadania dos jovens a partir do conhecimento do Holocausto; além de Colóquios e um Seminário referentes à Campanha do Setembro Amarelo.

21 de Setembro

Segunda-feira às 16h

Live Aula – Literatura

Temática:

    • Romantismo no Brasil: as três gerações

Professor(a) Rafael Braga

    • Licenciado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e especialista em Literatura Brasileira, Africana e Língua Portuguesa. Na rede pública estadual, atua como professor de Língua Portuguesa, com ênfase em Redação, é lotado na EEM Dona Carlota Távora (Crede 18), em Araripe. Na rede municipal, é professor de Inglês da EEF Maria Ivonilde. Poeta e cronista, é membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Araripe e da Sociedade dos Poetas de Araripe (SPA). É youtuber do canal “Aula com o poeta”.

Rafael Braga

Professor na EEM Dona Carlota Távora (Crede 18)

22 de Setembro

Terça-feira às 16h

Live Aula – Física

Temática:

    • Ondas: fenômenos ondulatórios e aplicações

Professor(a) Ramon Rêgo

    • Licenciado em Física pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestrando em Ensino de Física pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na rede pública estadual, atua como professor de Física na EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira (Crede 14), em Pedra Branca.

Ramon Rêgo

Professor de Física na EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira (Crede 14)

23 de Setembro

Quarta-feira às 14h

Live Aula – ENEM MIX

Temática:

    • Língua Portuguesa: Apostas para o Enem 2020 na prova de Linguagens e Códigos

Professor(a) Márcio Sousa

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-graduando em Estudos Literários e Culturais – pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Ensino Médio de Língua Portuguesa na rede privada de Fortaleza.

Márcio Sousa

Professor do Ensino Médio de Língua Portuguesa na rede privada de Fortaleza.

23

Setembro

Quarta-feira

às 17h

Webinar – Itinerários Formativos: Competências Digitais para a Docência – Parceria CIEB/Coded-CED

Mediador(a) Vagna Brito de Lima

    • Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho, em Portugal. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded).

Vagna Brito de Lima

Coordenadora da Coded/CED

Convidado(a) Lucia Dellagnelo

    • Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, é doutora e mestra em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Nascida em Florianópolis (SC), Lúcia foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de seu estado natal, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis. Tornou-se uma referência nacional e internacional no tema da tecnologia educacional, entre outras atuações, preside a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco, para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola.

Lucia Dellagnelo

Diretora presidente do CIEB

Convidado(a) Jean Tomceac

    • Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Educação pela PUC-SP. Nascido em Osasco (SP), Jean coordenou equipes e projetos de Educação voltados para inovação, tecnologias, aprendizagem lúdica e audiovisual. É editor e criador de iniciativas de conteúdos digitais de qualidade para crianças e adolescentes. É autor de capítulos de livros sobre games e educação, práticas em sala de aula com tecnologias (STEAM).

Jean Tomceac

Coordenador de Educação do CIEB

24

Setembro

Quinta-feira

às 14h

Colóquios 1

Temática:

    • Manejo de stress em situações de crise: fortalecendo a resiliência

Convidado(a) Sidney Rodrigues

    • Graduação em Psicologia (UFC). Formações em terapia de casal e família nas abordagens sistêmica e em gestalt, pela Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP. Atua como Psicólogo no Apoio Psicossocial da Coordenadoria de Recursos Humanos -COGEP/ SEDUC. Participa há mais de dez anos de grupo de convivência masculina e, atualmente, coordena o grupo Confraria Masculina.

Sidney Rodrigues

Psicólogo no Apoio Psicossocial da Coordenadoria de Recursos Humanos -COGEP/ SEDUC

Mediador(a) Danielle Alencar

    • Graduação em Serviço Social (Uece) e em Psicologia (Uninassau). Especialização em Gestão de Pessoas (UVA). Atua como Assistente Social no Apoio Psicossocial da Coordenadoria de Recursos Humanos -COGEP/ SEDUC.

Danielle Alencar

Assistente Social no Apoio Psicossocial da Coordenadoria de Recursos Humanos -COGEP/ SEDUC.

24

Setembro

Quinta-feira

às 14h

Colóquios 2

Temática:

    • Laços afetivos em família: a proximidade aproxima?

Convidado(a) Álvaro Rebouças

    • Especialista em Psicodrama pelo Instituto de Psicodrama e Máscara do Ceará e em Sociodrama Familiar Sistêmico pela Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico de São Paulo. Mestre em Psicologia (UNIFOR). Doutorando pela PUC/SP. Atua como terapeuta clínico na perspectiva psicodramática e sistêmica realizando atendimento individual com adultos, casais e famílias.

Álvaro Rebouças

Terapeuta clínico

Mediador(a) Fátima Brito

    • Doutora em Psicologia (UNIFOR). Mestre em Educação (UFC). Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará. Atualmente atua como Técnica da Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz (Seduc).

Fátima Brito

Técnica da Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz (Seduc).

24

Setembro

Quinta-feira

às 14h

Colóquios 3

Temática:

    • Guardiões da Vida na Escola: conexão, cuidados e fortalecimento de vínculos

Convidado(a) Iana Maria

    • Graduanda em Psicologia (Uece). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Intervenções e Pesquisas Sobre a Saúde da Criança e do Adolescente (NUSCA/UECE).

Iana Maria

Membro do Núcleo Interdisciplinar de Intervenções e Pesquisas Sobre a Saúde da Criança e do Adolescente (NUSCA/UECE).

Convidado(a) Dennis Bergkamp

    • Graduando em Psicologia (UECE). Monitor de Psicologia Histórico-Cultural. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Intervenções e Pesquisas Sobre a Saúde da Criança e do Adolescente (NUSCA/UECE).

Dennis Bergkamp

Membro do Núcleo Interdisciplinar de Intervenções e Pesquisas Sobre a Saúde da Criança e do Adolescente (NUSCA/UECE)

Mediador(a) Betânia Gomes

    • Doutora e Mestre em Linguística (UFC). Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará. Atualmente é Orientadora da Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz ( Seduc).

Betânia Gomes

Orientadora da Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz ( Seduc)

24

Setembro

Quinta-feira

às 14h

Colóquios 4

Temática:

    • Suicídio entre surdos: rompendo barreiras

Convidado(a) Débora Conrado

    • Graduada em Pedagogia (Faculdade Christus) e em Letras-Libras (UFSC). Mestranda em Educação (UFRN). Tem experiência na área de Educação de Surdos e Ensino de Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Surdos, educação bilíngue, língua de sinais, educação inclusiva e formação de professores em Libras. Atualmente é Docente (UFC). Coordenadora do POLO UFC do Curso de Pedagogia Bilíngue (INES). Vice-coordenadora Curso de Letras Libras- UFC.

Débora Conrado

Vice-coordenadora Curso de Letras Libras- UFC

Convidado(a) Talita Estrela

    • Psicóloga clínica. Especialista em Gestalt terapia. Intérprete de Libras. Ativista na comunidade surda desde 2008. Colaboradora do Programa de Apoio à Vida (Pravida UFC). Criadora do projeto “Pravida dos surdos”. Trabalha com atendimento psicoterápico a surdos desde 2016.

Talita Estrela

Psicóloga clínica

Mediador(a) Márcio Pedrosa

    • Psicólogo Clínico. Especialista em Terapia Cognitiva-comportamental. Formação em Terapia dos esquemas. Intérprete de Libras.

Márcio Pedrosa

Psicólogo Clínico

24

Setembro

Quinta-feira

às 14h

Colóquios 5

Temática:

    • Saúde mental e cuidados emocionais nas escolas indígenas: olhares e saberes que se entrelaçam pela vida

Convidado(a) Alex Castro

    • Graduação em Ciências Sociais e Psicologia ( Unifor). Especialização em Neuropsicologia e Inclusão ( Faculdade Dom bosco). PsicóLogo Clínico e educacional (Abordagem cognitiva comportamental). Atualmente atua como Psicólogo na Crede 01.

Alex Castro

Psicólogo na Crede 1

Mediador(a) Kally Damasceno

    • Mestranda em Antropologia pela Universidade de Lisboa. Especialista em Gestão Escolar. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará. Atualmente é Assessora Técnica da Educação Escolar Indígena na Coordenadoria da Diversidade de e Inclusão Educacional (Codin/Seduc)

Kelly Damasceno

Assessora Técnica da Educação Escolar Indígena na Coordenadoria da Diversidade de e Inclusão Educacional (Codin/Seduc)

24

Setembro

Quinta-feira

às 14h

Colóquios 6

Temática:

    • Práticas Circulares na escola: acolhida, cuidados e fortalecimento de vínculos.

Convidado(a) Nádia de Paula

    • Graduada em Pedagogia. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Facilitadora de Processos Circulares, Práticas Restaurativas e Multiplicadora desse conteúdo Programático. Instrutora de Círculos de Construção de Paz. Atualmente compõe a Coordenadoria de Justiça Restaurativa, Mediação de Conflitos e Cultura de Paz da Vice Governadoria do Estado do Ceará.

Nádia de Paula

Coordenadoria de Justiça Restaurativa, Mediação de Conflitos e Cultura de Paz da Vice Governadoria do Estado do Ceará

Mediador(a) Marcelo Rangel

    • Mestre em Sociologia. Professor da rede pública estadual de ensino do Ceará. Facilitador de Círculos de Construção de Paz. Atualmente atua como Técnico na Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz (Seduc).

Marcelo Rangel

Técnico na Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz (Seduc)

24

Setembro

Quinta-feira

às 16h

Webinar: Educação, Direitos Humanos e Cidadania: aprendendo com o Holocausto.

Mediador(a) Renata Leite

    • Técnica Pedagógica da Seduc. Graduada em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Renata Leite

Técnica pedagógica da Seduc

Convidado(a) Marcus Strozberg

    • Curador da exposição “Do Holocausto à Libertação”, que reúne fotos e documentos do período da 2ª Guerra Mundial. Cantor litúrgico (Sheliach Tsibur) formado pelo Seminário Rabínico Latino-americano Marshall T. Meyer. Membro da Sociedade Israelita do Ceará, médico, músico e professor.

Marcus Strozberg

Membro da Sociedade Israelita do Ceará

Convidado(a) Sérgio Napchan

    • Psicólogo com especialização em Desenvolvimento Organizacional, pelo LEATID, Centro de Formação e Investigação da JOINT da Argentina, tem mestrado realizado na “Brandeis University” nos Estados Unidos, em trabalhos comunitários. Possui formação em Desenvolvimento Humano, com experiência em Gestão de Pessoas e Educação, foi diretor de escola na cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional desenvolvida em empresas de consultoria em Desenvolvimento Humano, Fundação Filantrópica. É ativista no Terceiro Setor, em entidades sociais, culturais e em educação. Hoje está diretor geral da Confederação Israelita do Brasil.

Sérgio Napchan

Diretor-geral da Confederação Israelita do Brasil

Convidado(a) Clara Ramírez

    • Diretora do Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz para a Prevenção de Genocídios e Atrocidades em Massa – AIPG. Foi consultora sênior de pesquisa no Centro Internacional de Justiça Transitória, uma organização com a qual trabalhou por mais de quatro anos depois de ter servido por dois anos como membro do pós-doutorado Fulbright. Obteve o título de PhD em 2007 na Universidade Carlos III de Madri com uma tese sobre justiça de transição e também possui uma MA em Filosofia da Universidade de Columbia (2002).

Clara Ramírez

Diretora de políticas educacionais do Instituto Auschwitz

25

Setembro

Sexta-feira

às 16h

Webinar: Diálogos Educacionais

Temática:

    • IV Seminário de Valorização e Cuidados com a Vida

Palestrante Dra Elizabeth Almeida

    • Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação – CAOPIJE/ MPCE.

Dra Elizabeth Almeida

Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação – CAOPIJE/ MPCE

Abertura: Iane Nobre

    • Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc). Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade Interamericana, em Assunção (Paraguai). Especialista em Coordenação Pedagógica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Língua Portuguesa.

Iane Nobre

Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc)

Convidado(a) Bruno Garcia

    • Psicólogo (UECE). Residência em Saúde Mental Coletiva (ESP-CE). Especialista em Psicologia em Saúde (CRP-11).Mestre em Psicologia (UFC).Experiência profissional junto à Rede de Atenção Psicossocial, com lotação em Caps I, Caps III e Caps AD. Atuação na tutoria/preceptoria de programas de residências em saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC).Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará. Psicólogo Educacional (CREDE 09).

Bruno Garcia

Psicólogo Educacional (Crede 9)

Palestrante Alessandra Xavier

    • Graduada em Psicologia (UFC), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Mestre em Educação (UFC) e Doutora em Psicologia Clínica (Universidade Santiago de Compostela – Espanha). Professora fundadora do Curso de Psicologia (UECE), Membro do Laboratório de Estudos de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental (UECE), Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções sobre a Saúde da Criança e da Adolescência (NUSCA).

Alessandra Xavier

Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções sobre a Saúde da Criança e da Adolescência (NUSCA)

Palestrante Ana Ignez Belém

    • Graduação em Psicologia (UFC); Mestrado em Educação (UFC); Doutorado em Ciencias de la Educación – (Universidad de Santiago de Compostela/Espanha); Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará; Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência. Coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE.

Ana Ignez Belém

Coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE

Palestrante Susana Kramer

    • Graduação e Licenciatura em Psicologia (UFC).Especialista em Educação Especial e Problemas de Aprendizagem (UFC). Especialista em Psicodrama ( ACEP-FEBRAB); Mestre em Psicologia Cognitiva ( UFPe). Doutora em Psicologia Clínica e Cultura ( UnB). Pós doutora em Interações Familiares nos mundos Ocidental e Oriental, em SHIATS, na Índia; em Wheaton College, nos Estados Unidos (2013-2014). Docente e Pesquisadora (UFC), desenvolvendo atividades de extensão, ensino e pesquisa, que envolvem as temáticas: Interação, Desenvolvimento e Saúde Mental. Fundadora e Coordenadora do L’ABRI (Laboratório de Relações Interpessoais).

Susana Kramer

Fundadora e Coordenadora do L'ABRI (Laboratório de Relações Interpessoais).