Conexão Seduc: Primavera Pedagógica

Como tem acontecido desde 2017, nos meses de setembro, outubro e novembro ocorre a Primavera Pedagógica, envolvendo a Seduc, Crede/Sefor, Secretarias Municipais de Educação e Escolas, com o objetivo de intensificar, na reta final do ano letivo, as ações pedagógicas, voltadas para a consolidação das aprendizagens previstas para cada etapa de ensino nos componentes curriculares.

No contexto de estudos domiciliares, ocasionados pela pandemia de Covid19, as atividades remotas e a conservação da interação das/os estudantes com a escola e suas/seus professoras/es converteram-se no propósito da Primavera. Assim, com o desejo de que a beleza e o perfume das flores possam animar gestores, professores e estudantes a seguirem no caminho da esperança, a Conexão Seduc desta semana traz uma programação voltada ao apoio e à ampliação do repertório de possibilidades de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Nessa direção, haverá live aulas de História e Literatura, além de três webinars: uma de apresentação do resultado da pesquisa da SEDUC sobre as experiências com ensino remoto, a autoavaliação (CIEB) e a matriz de competências digitais para professoras/es; outra webinar com representantes da Comunidade Israelita e do Instituto Auschwitz sobre a cidadania dos jovens a partir do conhecimento do Holocausto, além de um momento de diálogo sobre o aprendizado socioemocional por meio do NTPPS.

 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Terça-feira (08/09/20 às 16h):

Disciplina:

    • História

 

Temática:

    • Getúlio Vargas: o homem, o mito e o ditador.

 

Professora Gilmar Rodrigues

    • Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui experiência como bolsista da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP), autor de artigos científicos publicados na revista Homem, Espaço, Tempo. É professor na Escola de Ensino Médio (EEM) Monsenhor Furtado, em Meruoca (Crede 06).

Gilmar Rodrigues

Professor na EEM Monsenhor Furtado (Crede 06)

 
 

 
 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Quarta-feira (09/09/20 às 15h):

Disciplina:

    • Literatura

 

Temática:

    • Romantismo no Brasil: as três gerações.

 

Professor RafaeL Braga

    • Licenciado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e especialista em Literatura Brasileira, Africana e Língua Portuguesa. Na rede pública estadual, atua como professor de Língua Portuguesa, com ênfase em Redação, é lotado na EEM Dona Carlota Távora (Crede 18), em Araripe. Na rede municipal, é professor de Inglês da EEF Maria Ivonilde. Poeta e cronista, é membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Araripe e da Sociedade dos Poetas de Araripe (SPA). É youtuber do canal “Aula com o poeta”.

Rafael Braga

Professor na EEM Dona Carlota Távora (Crede 18)

 
 

 
 

09

SETEMBRO 2020
 
Quarta-feira
 
às 17h

Webinar: Itinerários Formativos: Competências Digitais para a Docência – Parceria CIEB/Coded-CED.

Convidada: Lucia Dellagnelo

    • Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, é doutora e mestra em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Nascida em Florianópolis (SC), Lúcia foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de seu estado natal, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis. Tornou-se uma referência nacional e internacional no tema da tecnologia educacional, entre outras atuações, preside a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco, para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola.
  • Lucia Dellagnelo

    Diretora presidente do CIEB

     

    Convidado: Jean Tomceac

    • Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Educação pela PUC-SP. Nascido em Osasco (SP), Jean coordenou equipes e projetos de Educação voltados para inovação, tecnologias, aprendizagem lúdica e audiovisual. É editor e criador de iniciativas de conteúdos digitais de qualidade para crianças e adolescentes. É autor de capítulos de livros sobre games e educação, práticas em sala de aula com tecnologias (STEAM).
  • Jean Tomceac

    Coordenador de Educação do CIEB

     

    Convidada: Lidiana Osmundo

    • Mestre em Educação no eixo de Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Sistemas e Mídias Digitais pela UFC. Natural de Fortaleza (CE), estudou Cinema e Meios de Comunicação na Politecnico di Torino (PoliTo), na Itália. Lecionou em Pedagogia na modalidade a distância pela UAB e trabalha com inovação e tecnologias digitais na educação desde 2011.
  • Lidiana Osmundo

    Especialista em Educação do CIEB

    Mediadora: Jacqueline Moraes

    • Assessora Técnica da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED) e professora da rede estadual de ensino. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Educação pela Universidade Lusófona de Portugal.
  • Jacqueline Moraes

    Assessora Técnica da Coded/CED

     

     

     

    10

    SETEMBRO 2020
     
    Quinta-feira
     
    às 16h

    Webinar: Educação e Direitos Humanos: lições do Holocausto

    Convidado: Marcus Strozberg

    • Curador da exposição “Do Holocausto à Libertação”, que reúne fotos e documentos do período da 2ª Guerra Mundial. Cantor litúrgico (Sheliach Tsibur) formado pelo Seminário Rabínico Latino-americano Marshall T. Meyer. Membro da Sociedade Israelita do Ceará, médico, músico e professor.
  • Marcus Strozberg

    Membro da Sociedade Israelita do Ceará

     

    Convidado: Sérgio Napchan

    • Psicólogo com especialização em Desenvolvimento Organizacional, pelo LEATID, Centro de Formação e Investigação da JOINT da Argentina, tem mestrado realizado na “Brandeis University” nos Estados Unidos, em trabalhos comunitários. Possui formação em Desenvolvimento Humano, com experiência em Gestão de Pessoas e Educação, foi diretor de escola na cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional desenvolvida em empresas de consultoria em Desenvolvimento Humano, Fundação Filantrópica. É ativista no Terceiro Setor, em entidades sociais, culturais e em educação. Hoje está diretor geral da Confederação Israelita do Brasil.
  • Sérgio Napchan

    Diretor-geral da Confederação Israelita do Brasil

     

    Convidada: Clara Ramírez

    • Diretora do Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz para a Prevenção de Genocídios e Atrocidades em Massa – AIPG. Foi consultora sênior de pesquisa no Centro Internacional de Justiça Transitória, uma organização com a qual trabalhou por mais de quatro anos depois de ter servido por dois anos como membro do pós-doutorado Fulbright. Obteve o título de PhD em 2007 na Universidade Carlos III de Madri com uma tese sobre justiça de transição e também possui uma MA em Filosofia da Universidade de Columbia (2002).
  • Clara Ramírez

    Diretora de políticas educacionais do Instituto Auschwitz

    Mediadora: Renata Leite

    • Técnica Pedagógica da Seduc. Graduada em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • Renata Leite

    Técnica pedagógica da Seduc

     

     

     


     

    11

    SETEMBRO 2020
     
    Sexta-feira
     
    às 16h

    Webinar: Diálogos Educacionais – NTPPS: o Aprendizado Socioemocional no Contexto Atual

    Convidada: Eveline Corrêa

    • Coordenadora do Instituto Aliança no Ceará. Psicóloga, com pós-graduação na área de sociologia urbana e experiência na gestão/acompanhamento de projetos com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Atualmente coordena as ações do Instituto Aliança no Ceará, com foco no desenvolvimento de Programas Educacionais voltados ao desenvolvimento de Competências Socioemocionais.
  • Eveline Corrêa

    Coordenadora do Instituto Aliança

     

    Convidada: Ellem Quirino

    • Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Fez parte do projeto de Iniciação Científica (IC) Imagens de Si, Modos de Ser. Foi bolsista de monitoria de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa e IC do projeto “O dito e o não-dito”: a projeção do discurso das diversas camadas sociais. É professora de Língua Portuguesa e NTPPS na EEMTI André Cartaxo, em Mauriti, Crede 20.
  • Ellem Quirino

    Professora de Língua Portuguesa na EEMTI André Cartaxo (Crede 20)

     

    Convidado: Caique Rodrigues

    • Estudante da 1ª série do Ensino Médio na EEMTI André Cartaxo, em Mauriti, Crede 20.
  • Caique Rodrigues

    Estudante na EEMTI André Cartaxo (Crede 20)

    Mediador: Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.
  • Rogers Mendes

    Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional