Mesas temáticas
25
MAIO 2020
Segunda-feira
às 14h
Mesa Temática – A EDUCAÇÃO EM AUTOCUIDADOS: INTEGRALIDADE E AUTOPROTEÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA AUTONOMIA HUMANA E JUSTIÇA SOCIAL
Carga horária: 2h
Saúde mental dos adolescentes em tempos de crises: estratégias de autocuidados
-
- Dra Alessandra Xavier – Graduada em Psicologia (UFC), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Mestre em Educação (UFC) e Doutora em Psicologia Clínica (Universidade Santiago de Compostela – Espanha). Professora fundadora do curso de Psicologia (UECE), Membro do Laboratório de Estudos de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental (UECE), Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções sobre a Saúde da Criança e da Adolescência (NUSCA).
Estratégias para a produção de saúde no trabalho docente
-
- Dra Ana Ignez Belém Lima – Graduada em Psicologia (UFC), Mestre em Educação (UFC), Doutorado em Ciencias de la Educación (Universidad de Santiago de Compostela – Espanha) e Pós-doutora em Saúde (UFRN). Professora adjunta do Departamento de Psicologia (UECE) e do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência e coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE.
A arte, produção de afetos e cuidado de si
-
- Genivaldo Macário – Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UFPI), Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação (UFC), Doutor em Educação (UFC). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Artes Visuais e processos de subjetivação do Instituto Aquilae, integrante da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP), professor da rede pública estadual de ensino (SEDUC/CE) e redator do componente curricular Arte (BNCC/SEDUC/CE).
Mediador:
-
- Gilmar Ferreira dos Santos – Graduado em Psicologia (UNICATÓLICA), Especialista em Saúde Mental (Universidade das Américas). Professor do curso de Psicologia (UECE), atua como psicólogo educacional no ensino privado e na rede estadual do Ceará (Crede 12) e trabalha como psicoterapeuta. É membro da Comissão Quixadaense de Psicologia Educacional ligada ao CRP 11.

Dra. Alessandra Xavier
Professora do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Dra. Ana Ignez Belém Lima
Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Dr. Genivaldo Macário
Psicanalista, Psicomotricista e professor da rede pública de ensino

Gilmar dos Santos
Psicólogo (Quixadá – Crede 12)
26
MAIO 2020
Terça-feira
às 14h
Mesa Temática – DIVERSIDADE, RESPEITO, DIÁLOGO: CONSTRUINDO PONTES PARA RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Carga horária: 2h
“Eu sou porque nós somos”: Ubuntu e Cultura de paz
-
- Kelma Socorro Lopes de Matos – Profa. Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da FACED e do PPGE em Educação Brasileira UFC. Doutora em Educação (UFC), pós-doutora em Estudos Sociais (UC Portugal) e em Educação (UFBA).
Um olhar para o contexto atual pelas experiências do passado: o Holocausto como janela e legado
-
- Celso Zilbovicius – Professor universitário, foi diretor executivo do Departamento de Educação da Federação Israelita do Estado de São Paulo onde assessorou projetos pedagógicos na rede judaica de educação. Atualmente é diretor educacional da Marcha da Vida Brasil.
- Karina Iguelka – Psicóloga e psicanalista formada pelo Instituto Sedes Sapientiae. Diretora do Projeto Marcha da Vida Brasil.
Mediadora:
-
- Cristiane Carvalho Holanda – Professora do curso de Pedagogia da UVA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2016- 2020). Articuladora do Fórum de Mediação e Justiça Restaurativa e Cultura de Paz do Ceará. Mediadora Judicial, Comunitária e Escolar. Facilitadora de Práticas Restaurativas.

Dra Kelma Matos
Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Celso Zilbovicius
Diretor da Marcha da Vida no Brasil/Sociedade Israelita do Ceará

Karina Iguelka
Diretora da Marcha da Vida no Brasil/Sociedade Israelita do Ceará

Cristiane Holanda
Professora do curso de Pedagogia da UVA
27
MAIO 2020
Quarta-feira
às 16h
Mesa Temática – CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE JUSTA, INCLUSIVA, SOLIDÁRIA E QUE RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS
Carga horária: 2h
As desigualdades sob o véu das tecnologias digitais no contexto da pandemia: desafios e perspectivas
-
- Rafael Silva – Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Sociologia pela Universidade de Coimbra (PT). Assessoria os movimentos Sociais no Ceará, nas áreas social e econômica. Autor do Livro “As cores da Laudato Sí”;
A feminização da violência letal contra adolescentes: os desafios das políticas públicas na construção de estratégias de cuidados
-
- Daniele Negreiros – Psicóloga, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é assessora técnica e pesquisadora do Comitê de prevenção e combate a violência da Assembleia Legislativa.
Diversidade e equidade: a alteridade como ferramenta para o fim da violência
-
- Lidia Rodrigues – Educadora Social, Membro da Comissão de enfrentamento à violência sexual do Fórum DCA, Consultora do Projeto Crescer sem Violência; é uma das lideranças negras femininas apoiada pelo Fundo Baobá.
Mediadora:
-
- Dra. Vagna Lima – Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Atualmente, coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância da SEDUC-CE.

Rafael Silva
Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Daniele Negreiros
Assessora técnica e pesquisadora do Comitê de prevenção e combate a violência da Assembleia Legislativa

Lidia Rodrigues
Educadora Social e membro da Comissão de enfrentamento à violência sexual do Fórum DCA

Vagna Lima
Coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância da SEDUC-CE
28
MAIO 2020
Quinta-feira
às 16h
Mesa Temática – PLANETA TERRA, CRISE ECOLÓGICA E PANDEMIA
Carga horária: 2h
A trajetória da humanidade do Holoceno ao Antropoceno
-
- Dra. Priscila Carvalho Holanda – Bióloga, professora da rede estadual de ensino do Ceará. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC. Mestra em Conservação Ambiental pela University of New Hampshire UNH/EUA. Presidente da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P/Seduc e componente da equipe de Mediação Escolar e Cultura de Paz da Cogem/Seduc.
A pandemia como face da crise ecológica: debatendo estratégia para o bem viver
-
- Dr. Alexandre Araújo Costa – Bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University, com pós-doutorado pela Yale University. Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará, foi um dos autores principais do 1o Relatório de Avaliação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Mediador:
-
- Joécio Dias – Licenciado e bacharel em biologia, professor da rede estadual de ensino do Ceará. Técnico da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional – CODIN – Seduc.

Dra. Priscila Holanda
Doutora em Ciências Marinhas Tropicais, técnica da Célula de Mediação Escolar e Cultura da Paz – Seduc.

Dr. Alexandre Araújo
Professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Joécio Dias
Técnico da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional – CODIN – Seduc