Mesas temáticas

25

MAIO 2020

 

Segunda-feira

 

às 14h

Mesa Temática – A EDUCAÇÃO EM AUTOCUIDADOS: INTEGRALIDADE E AUTOPROTEÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA AUTONOMIA HUMANA E JUSTIÇA SOCIAL

 
Carga horária: 2h
 

Saúde mental dos adolescentes em tempos de crises: estratégias de autocuidados
 

    • Dra Alessandra Xavier – Graduada em Psicologia (UFC), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Mestre em Educação (UFC) e Doutora em Psicologia Clínica (Universidade Santiago de Compostela – Espanha). Professora fundadora do curso de Psicologia (UECE), Membro do Laboratório de Estudos de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental (UECE), Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções sobre a Saúde da Criança e da Adolescência (NUSCA).

 
 
 
 
Estratégias para a produção de saúde no trabalho docente
 

    • Dra Ana Ignez Belém Lima – Graduada em Psicologia (UFC), Mestre em Educação (UFC), Doutorado em Ciencias de la Educación (Universidad de Santiago de Compostela – Espanha) e Pós-doutora em Saúde (UFRN). Professora adjunta do Departamento de Psicologia (UECE) e do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência e coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE.

 
 
 
 
A arte, produção de afetos e cuidado de si
 

    • Genivaldo Macário – Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UFPI), Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação (UFC), Doutor em Educação (UFC). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Artes Visuais e processos de subjetivação do Instituto Aquilae, integrante da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP), professor da rede pública estadual de ensino (SEDUC/CE) e redator do componente curricular Arte (BNCC/SEDUC/CE).

 
 
 
 
Mediador:
 

    • Gilmar Ferreira dos Santos – Graduado em Psicologia (UNICATÓLICA), Especialista em Saúde Mental (Universidade das Américas). Professor do curso de Psicologia (UECE), atua como psicólogo educacional no ensino privado e na rede estadual do Ceará (Crede 12) e trabalha como psicoterapeuta. É membro da Comissão Quixadaense de Psicologia Educacional ligada ao CRP 11.

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

Dra. Alessandra Xavier

Professora do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 
 
 
 
 
 
 
 

Dra. Ana Ignez Belém Lima

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 
 
 
 
 
 

Dr. Genivaldo Macário

Psicanalista, Psicomotricista e professor da rede pública de ensino

 
 
 
 
 
 
 
 

Gilmar dos Santos

Psicólogo (Quixadá – Crede 12)




26

MAIO 2020

 

Terça-feira

 

às 14h

Mesa Temática – DIVERSIDADE, RESPEITO, DIÁLOGO: CONSTRUINDO PONTES PARA RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

 
Carga horária: 2h
 

“Eu sou porque nós somos”: Ubuntu e Cultura de paz
 

    • Kelma Socorro Lopes de Matos – Profa. Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da FACED e do PPGE em Educação Brasileira UFC. Doutora em Educação (UFC), pós-doutora em Estudos Sociais (UC Portugal) e em Educação (UFBA).

 
 
 
 
Um olhar para o contexto atual pelas experiências do passado: o Holocausto como janela e legado
 

    • Celso Zilbovicius – Professor universitário, foi diretor executivo do Departamento de Educação da Federação Israelita do Estado de São Paulo onde assessorou projetos pedagógicos na rede judaica de educação. Atualmente é diretor educacional da Marcha da Vida Brasil.

     
     

    • Karina Iguelka – Psicóloga e psicanalista formada pelo Instituto Sedes Sapientiae. Diretora do Projeto Marcha da Vida Brasil.

 
 
 
 
Mediadora:
 

    • Cristiane Carvalho Holanda – Professora do curso de Pedagogia da UVA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2016- 2020). Articuladora do Fórum de Mediação e Justiça Restaurativa e Cultura de Paz do Ceará. Mediadora Judicial, Comunitária e Escolar. Facilitadora de Práticas Restaurativas.

 
 
 
 

 
 
 
 
 

Dra Kelma Matos

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

 
 
 
 

Celso Zilbovicius

Diretor da Marcha da Vida no Brasil/Sociedade Israelita do Ceará

 
 

Karina Iguelka

Diretora da Marcha da Vida no Brasil/Sociedade Israelita do Ceará

 
 

Cristiane Holanda

Professora do curso de Pedagogia da UVA




27

MAIO 2020

 

Quarta-feira

 

às 16h

Mesa Temática – CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE JUSTA, INCLUSIVA, SOLIDÁRIA E QUE RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS

 
Carga horária: 2h
 

As desigualdades sob o véu das tecnologias digitais no contexto da pandemia: desafios e perspectivas
 

    • Rafael Silva – Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Sociologia pela Universidade de Coimbra (PT). Assessoria os movimentos Sociais no Ceará, nas áreas social e econômica. Autor do Livro “As cores da Laudato Sí”;

 
 
 
 
A feminização da violência letal contra adolescentes: os desafios das políticas públicas na construção de estratégias de cuidados
 

    • Daniele Negreiros – Psicóloga, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é assessora técnica e pesquisadora do Comitê de prevenção e combate a violência da Assembleia Legislativa.

 
 
 
 
Diversidade e equidade: a alteridade como ferramenta para o fim da violência
 

    • Lidia Rodrigues – Educadora Social, Membro da Comissão de enfrentamento à violência sexual do Fórum DCA, Consultora do Projeto Crescer sem Violência; é uma das lideranças negras femininas apoiada pelo Fundo Baobá.

 
 
 
 
Mediadora:
 

    • Dra. Vagna Lima – Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Atualmente, coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância da SEDUC-CE.

 

 

 

 
 
 
 
 

Rafael Silva

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

 
 
 
 
 

Daniele Negreiros

Assessora técnica e pesquisadora do Comitê de prevenção e combate a violência da Assembleia Legislativa

 
 
 

Lidia Rodrigues

Educadora Social e membro da Comissão de enfrentamento à violência sexual do Fórum DCA

 
 
 

Vagna Lima

Coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância da SEDUC-CE



28

MAIO 2020

 

Quinta-feira

 

às 16h

Mesa Temática – PLANETA TERRA, CRISE ECOLÓGICA E PANDEMIA

 
Carga horária: 2h
 

A trajetória da humanidade do Holoceno ao Antropoceno
 

    • Dra. Priscila Carvalho Holanda – Bióloga, professora da rede estadual de ensino do Ceará. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC. Mestra em Conservação Ambiental pela University of New Hampshire UNH/EUA. Presidente da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P/Seduc e componente da equipe de Mediação Escolar e Cultura de Paz da Cogem/Seduc.

 
 
 
 
A pandemia como face da crise ecológica: debatendo estratégia para o bem viver
 

    • Dr. Alexandre Araújo Costa – Bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University, com pós-doutorado pela Yale University. Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará, foi um dos autores principais do 1o Relatório de Avaliação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

 
 
 
 
Mediador:
 

    • Joécio Dias – Licenciado e bacharel em biologia, professor da rede estadual de ensino do Ceará. Técnico da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional – CODIN – Seduc.

 
 
 
 

 
 
 
 
 

Dra. Priscila Holanda

Doutora em Ciências Marinhas Tropicais, técnica da Célula de Mediação Escolar e Cultura da Paz – Seduc.

 
 
 
 
 

Dr. Alexandre Araújo

Professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Joécio Dias

Técnico da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional – CODIN – Seduc