Programação – Webinars e Colóquios temáticos

 

02

JUNHO 2020

 

Terça-feira

 

16h às 17h30

Webinar: A INTERNET E A SAÚDE DOS ADOLESCENTES

 

Palestrante:

    • Dra. Maria Nicó Duarte – Médica Pediatra, Especialista em Medicina do adolescente, Presidente do Departamento Científico da Sociedade Cearense de Pediatria. Atende pelo SUS no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Gonzaguinha de Messejana. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Centro Universitário Christus (Unichristus).

 
 
 
 
Convidada:

    • Luisa Freire – Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Especialização em Neuropsicologia pela UniChristus. Atua na área clínica com adolescentes e adultos e na área de avaliação neuropsicológica. Atualmente é pesquisadora do Projeto de Pesquisa da UFC “É da nossa Escola que falamos.”

     
     
     
     
    Mediadora:

      • Fabiana Vasconcelos – Psicóloga Clínica formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor),Pós- graduada pela Boston Graduate School of Psychoanalysis. Membro do Comitê de Ciência e Educação do Instituto DimiCuida.

     

 

 

 

 
 

Dra. Maria Nicó Duarte

Médica Pediatra

 
 
 
 

Luísa Freire

Psicóloga

 
 
 
 
 

Fabiana Vasconcelos

Psicóloga Clínica

03

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 1: Videogames e Saúde Mental
 
Mediadora: Ivelise Fortim de Campos
 

    • Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Graduação em Psicologia e mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP nos cursos de graduação em Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais. É especialista em abordagem Junguiana pela COGEAE-PUC-SP e em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientiae. Coordenadora do Janus- – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia e TIC’s.

 
 
 

 
 

Dra. Ivelise Fortim

Professora do Curso de Psicologia da PUC-São Paulo.

03

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

14h às 15h30

Colóquios temáticos

 

Tema 2: Games viciam?
 
Mediador: Dr. Daniel Spritzer
 

    • Psiquiatra da Infância e Adolescência. Mestre e Doutorando em Psiquiatria pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas.

 
 
 

 
 

Dr. Daniel Spritzer

Psiquiatra e pesquisador

03

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

14h às 15h30

Colóquios temáticos

 

Tema 3: O papel da família e da escola na educação digital de crianças e adolescentes
 
Mediadora: Dra Alessandra Borelli

    • Advogada especialista em Direito Digital, sócia e diretora executiva da Nethics Educação Digital, da Opice Blum Academy e autora de diversos livros, artigos e cartilhas relacionados a Proteção de Dados, Educação e Direito Digital.

 
 
 

 
 

Dra Alessandra Borelli

Advogada, Sócia e Diretora Executiva da Nethics Educação Digital

03

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

14h às 15h30

Colóquios temáticos

 

Tema 4: Abusos online
 
Facilitadora: Dra. Evelyn Eisenstein
 

    • Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Mestre em Endocrinologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Associada da Universidade da UERJ, editora científica da Revista Adolescência & Saúde, e membro da International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect, e da Society for Adolescent Health and Medicine, SAHM e consultora – Medical Missions for Children. Tem experiência na área de Medicina, Pediatria e Clinica de Adolescentes, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, rastreamento de riscos, ações de prevenção, crianças e adolescentes. Atualmente, Coordenadora de Telemedicina da FCM-UERJ e Coordenadora do SIG de Saúde de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina, RUTE, para todo território nacional. Diretora da Clinica de Adolescentes e do CEIIAS, Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência, Saúde (www.ceiias.org.br). Recebeu o premio Outstanding Achievement in Adolescent Health and Medicine, da Society for Adolescent Health and Medicine, durante o 2015 Annual Meeting, que ocorreu em Los Angeles, Estados Unidos.

 
 
Facilitador: Dr. Almir Neves
 

    • Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença, Fundação Dom André Arcoverde (1979), Rio de Janeiro, Especialização em Pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde (1981-2), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2002), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é médico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, lotado no Hospital Infantil Albert Sabin, e Professor de Pediatria e Medicina do Adolescente do Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, atuando nas seguintes áreas: pediatria, medicina do adolescente, gravidez na adolescência, atenção primária em saúde e ensino médico.

 
 
 

 
 
 
 

Dra. Evelyn Eisenstein

Médica Pediatra, Coordenadora do Gt Saúde na era digital, da Sociedade Brasileira de Pediatria, Coordenadora da Rede Esse Mundo Digital.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dr Almir Neves

Professor de Pediatria e Medicina do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFC.

03

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

às 16h

Webinar: ESTRATÉGIA DE RETORNO ÀS AULAS – PL 2.949/2020

 

Convidado: Idilvan Alencar
 

    • Idilvan Alencar – Deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Ceará. No Congresso Nacional, é membro titular da Comissão de Educação, vice-presidente da Comissão Especial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e coordenador de Ensino Médio na Frente Parlamentar Mista da Educação. Compõe o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

 
 
Debatedora: Eliana Estrela
 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Gestão e Avaliação Pública (CAEd). Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de gestão na rede pública estadual de ensino. Assumiu a Coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), no período de 2007 a 2012. Coordenou a Crede 19 (2013 – 2014). É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19 (2015 – 2018).

 
 
Mediador: Rogers Mendes
 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

 
 
 

 
 
 
 

Idilvan Alencar

Deputado Federal (PDT-CE)

 
 
 
 
 

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE

05

JUNHO 2020

 

Sexta-feira

 

às 16h

Webinar Diálogos Educacionais – USO SEGURO E SAUDÁVEL DA INTERNET

 

Mediador: Rogers Mendes
 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

 
 
Especialista: Fabiana Vasconcelos
 

    • Instituto Dimicuida

 
 
Professor – João Gomes Luiz
 

    • Prof. da EEM Dr. César Cals – Sefor 1

 
 
Estudante – João Pedro Guaracy Teixeira
 

    • Aluno do 3º ano do Curso de Redes de Computadores – EEEP Leonel Brizola – Sefor 3

 
 
 

 
 
 
 

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional/SEDUC

 
 

Fabiana Vasconcelos

Psicóloga Clínica

 
 

João Gomes Luiz

EEM Dr. César Cals – Sefor 1

 
 

João Pedro Guaracy Teixeira

EEEP Leonel Brizola – Sefor 3