Webinars e colóquios temáticos

 

09

JUNHO 2020

 

Terça-feira

 

16h às 17h30

Webinar: Educação Ambiental e Juventude no Pós Pandemia

 

Palestrante:

    • Dulce Maria Pereira – Arquiteta, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisas (LEA-AUEPAS/UFOP).

 
 
 
 
Palestrante:

    • Marcos Sorrentino – Educador ambiental, professor Sênior da Universidade de São Paulo (USP), ambientalista, diretor de EA do MMA de 2003 a 2008. Coordenador da Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental.

 
 
 
 
Mediadora: Lindalva Costa da Cruz

    • Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, com pesquisa em Educação Ambiental. Assessora técnica da Célula de Currículo, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais (Cogem/Seduc). Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-CE).

 

 

 

 

 
 

Dulce Maria Pereira

Arquiteta e professora

 
 
 
 

Marcos Sorrentino

Educador Ambiental

 
 
 
 
 

Lindalva Costa da Cruz

Assessora Técnica da COGEM-Seduc

10

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 1: Programa Selo Escola Sustentável
 

    • O Programa Selo Escola Sustentável é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), criado através da Lei Estadual N.º 16.290 de 21 de julho de 2017. Seu objetivo é fomentar a consciência em relação ao uso racional dos recursos naturais, engajando as escolas estaduais do Ceará durante o ano letivo para que reduzam seus impactos ao meio ambiente, bem como demonstrem responsabilidade com o bem-estar das pessoas e com a melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar. Contempla quatro eixos: Currículo, Gestão Ambiental, Espaço Físico e Educomunicação.

 
Representante da Escola do Campo Florestan Fernandes (CREDE 9): Marcos Antonio Pereira da Silva
 

    • Graduado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Atua há três anos na Escola do Campo Florestan Fernandes, ministrando o componente curricular Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas, em que realiza práticas e experimentos na área da agroecologia com os educandos do Ensino Médio, abordando temas como suporte forrageiro, agroflorestas e abelhas nativas.

 
Representante da EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (CREDE 18): Luiza Maria Filgueira Cruz de Luna
 

    • Graduada em Ciências Biológicas e especialista em Ecologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora de Biologia da rede pública estadual de ensino do Ceará, desde 2004. Atualmente, é coordenadora escolar na EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

 
Representante do CEJA João Ricardo da Silveira (Crede 12): Antonio Waltemberg Nogueira Fernandes
 

    • Graduado em Pedagogia e em Ciências pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc – Uece). Especialista no Ensino da Matemática pela Feclesc-Uece e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Funcionário público estadual, diretor do Ceja João Ricardo da Silveira (Quixadá- Crede 12) desde 2001.

 
Mediadora: Lindalva Costa da Cruz

    • Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, com pesquisa em Educação Ambiental. Assessora técnica da Célula de Currículo, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais (Cogem/Seduc). Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-CE).

 
 
 

 
 

Marcos Antonio Pereira da Silva

Escola do Campo Florestan Fernandes (CREDE 9)

 
 

Luiza Maria Filgueira Cruz de Luna

EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (CREDE 18)

 
 

Antonio Waltemberg Nogueira Fernandes

CEJA João Ricardo da Silveira (Crede 12)

 
 

Lindalva Costa da Cruz

Assessora Técnica da COGEM-Seduc

10

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 2: Juventudes e sustentabilidade: mobilização e transformação socioambiental
 
Palestrante: Gelmo Sousa
 

    • Artista, educador popular e mobilizador social. Membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Ceará. Graduando em Letras Inglês/Português pela Universidade Cesumar (UniCesumar). Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Itapipoca e membro fundador da X-Lab Itapipoca.

 
Palestrante: Antônia Kanindé
 

    • Acadêmica de Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e liderança indígena Kanindé, membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Ceará.

 
Palestrante: Mariana Cordeiro
 

    • Aluna do 2° ano na EEM Flávio Rodrigues. Em 2018, participou da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) como delegada escolar, delegada municipal de Croatá, delegada regional da Serra da Ibiapaba (Crede 05) e delegada nacional, representante do estado do Ceará na Conferência Nacional em Sumaré-SP. Hoje, busca fazer a diferença em cada detalhe, em cada momento. Uma constante evolução de melhorias, erros, acertos e acima de tudo a busca de um futuro melhor com a preservação do meio ambiente.

 
Mediadora: Laiana Medeiros

    • Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará. Especialista no Ensino de Ciências e Matemática, e licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Ceará.

 
 
 

 
 

Gelmo Sousa

Artista, educador popular e mobilizador social

 
 

Antônia Kanindé

Acadêmica de Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB

 
 

Mariana Cordeiro

Aluna do 2° ano da EEMC Flávio Rodrigues

 
 

Laiana Medeiros

Professora da rede Estadual do Ceará

10

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 3: Conhecendo o Ecomuseu do Mangue

 
Palestrante: Rusty de Castro Sá Barreto
 

    • Fundador e diretor do Museu Natural do Mangue, realizando há mais de 18 anos aulas de campo nas seguintes áreas: Área de Preservação Ambiental (APA), Área de Preservação Permanente (APP), Parque Natural Municipal de Dunas da Sabiaguaba (PMNDS) e Parque Estadual do Cocó. Especialista em trilhas, expedição em canoagem, formação de guias mirins na área de Educação Ambiental. Articulador de esportes de aventura, membro do Grupo Voluntário Busca e Salvamento (GVBS). Influenciador Ambiental. Cofundador da RENAMAN. Cocoordenador da UNEMAR – representante Ceará. Membro do Conselho Gestor da APA da Sabiaguaba e do Parque Estadual do Cocó.
    • Influenciador Ambiental
    • Co-fundador da RENAMAN
    • Co-coordenador da UNEMAR – representante Ceará
    • Conselheiro: Conselho Gestor da APA da Sabiaguaba e Parque e Estadual do Cocó

 
 
 

 
 

Rusty de Castro Sá Barreto

Fundador e diretor do Museu Natural do Mangue

12

JUNHO 2020

 

Sexta-feira

 

às 16h

Webinar: Diálogos Educacionais – Gestão Escolar para os Novos Desafios

 

Mediador: Rogers Mendes
 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

 
 
Convidado: Ricardo Henriques
 

    • Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. É membro do Conselho da Anistia Internacional (Brasil), da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), do CIVI-CO, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), da Fundação Itaú Escola para Cultural (FIEC), do Instituto Natura, do Instituto República, do Instituto Sou da Paz e do Todos pela Educação (TPE).

 
 
Convidada: Tatyanna Albuquerque

    • Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Didática da Matemática pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco (FAPAF). Diretora da E.E.M. Olímpio Sampaio da Silva, em Uruoca–CE, Crede 04.

 
 
Convidada: Maria Necivalda Queiroz Facundo
 

    • Graduada em Pedagogia, História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da rede municipal de ensino de Boa Viagem-CE. Diretora da EEM Dom Terceiro, Crede 12.

 
 
 

 
 
 
 

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional/SEDUC

 
 
 

Ricardo Henriques

Instituto Unibanco

 
 
 
 

Tatyanna Albuquerque

EEEM Olímpio Sampaio da Silva (Uruoca – Crede 04)

 
 
 
 

Maria Necivalda Facundo

EEEM Dom Terceiro (Boa Viagem – Crede 12)