Webinar e colóquios temáticos

 

16

JUNHO 2020

 

Terça-feira

 

16h às 17h30

Webinar: Educação e Semiárido: novos olhares, novos caminhos

 

Palestrante:

    • Ítalo Renan Ferreira Girão – Graduado em Geografia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC); Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos (UECE); Professor Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade Ensino Médio Integrado pela rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará.

 
 
 
 
Palestrante:

    • Fábio José Cavalcanti de Queiroz – Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestre e Doutor em Sociologia (UFC); Pós-Doutor em Educação (FACED-UFC); Professor Associado do Departamento de História (URCA).

 
 
 
 
Mediadora: Nohemy Rezende Ibanez

    • Coordenadora da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) – Seduc/CE

 
Intérprete _ Alex Teixeira Pena (EEP José Maria Falcão – em Pacajus – Crede 9) e Juliana Santos Lima (EEM Julia Alenquer Fontenele – Pindoretama – Crede 9)

 

 

 

 
 

Ítalo Renan Ferreira Girão

Professor Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente

 
 
 
 

Fábio José Cavalcanti de Queiroz

Professor Associado do Departamento de História (URCA).

 
 
 
 
 

Nohemy Rezende Ibanez

Coordenadora da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) – Seduc/CE

17

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 1: Currículo Escolar e Equidade Racial
 
Convidada 1: Profa. Elissânia Oliveira

 

    • Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora da rede de ensino do Estado do Ceará, lotada na Escola Santo Amaro e Orientadora do Grupo Negragem. Atualmente pesquisa racismo recreativo no ambiente escolar.

 
Convidado 2: Prof. Tiago Souza de Jesus

 

    • Graduado em História pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás. Professor na EEMTI Raimundo de Carvalho Lima e EEMTI Casimiro Leite de Oliveira. Membro do grupo ÉtnicoLeituras e membro-fundador do NEABI EEMTI Casimiro Leite de Oliveira. Desenvolve pesquisas que abordam os temas educação, africanidades e espaço urbano.

 
Mediadora: Profa. Dra. Sílvia Maria Vieira dos Santos

 

    • Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Brasileira-UFC
      Professora da Rede Estadual e técnica pedagógica da equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional Codin/Seduc.

 
 
 

 
 
 
 

Elissânia Oliveira

Professora da rede de ensino do Estado do Ceará

 
 
 
 

Tiago Souza de Jesus

Professor na EEMTI Raimundo de Carvalho Lima e EEMTI Casimiro Leite de Oliveira

 
 
 
 

Dra. Sílvia Maria Vieira dos Santos

Técnica pedagógica da Codin/Seduc

17

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 
14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 2: Sabedorias da tradição indígena no currículo escolar

 
Participante: Profa. Juliana Alves

 

    • Nativa do povo Jenipapo Kaninde. Graduada em licenciatura intercultural indígena pela UFC- 2016. Especialização em Gestão Escolar Coordenação pedagógica pela Faculdade Kurios-2016. Atualmente ocupa o cargo de Dire escolar da Escola Indígena Jenipapo Kanindé desde 2014. É Sucessora da Cacique Pequena e conhecida como Cacique Irê, desde.2010. Estar a frente como Coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará- AMICE, desde 2019. Mestranda em Antropologia pela UFC.

 
Participante: Prof. José Vicente dos Santos
 

    • Índio Tremembé da Aldeia de Passagem Rasa. Diretor da Escola Indígena Tremembé de Passagem Rasa. Articulador de projetos e ações benéficas para as Aldeias indígenas e Comunidades não indígenas. Graduado no Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS. /UFC. Pós Graduado em Gestão e Coordenação Escolar – Instituto Vale do Acaraú/ IVA.

 
Participante: Profa. Maria Helena Gomes
 

    • Etnia Potiguara de Crateús. Diretora da Escola Indígena Raízes de Crateús. Graduada em Pedagogia-UVA. Pós graduada em Formação de Formadores-UECE. Engajada na educação desde 1994. Tendo iniciado nas salas de EJA, e Relações Humanas. Posteriormente assumiu a coordenação pedagógica da Escola Diferenciada EFM. Raizes Indígenas de 1998 até 2004. Na sequência assumiu a direção desta mesma escola onde continua até hoje na mesma função. Fez diversos cursos que contribuíram nas suas relações tanto técnicas educacionais quanto humanitárias como: Curso de a Agente de Pastoral, curso de Formação de gestores escolares, inúmeros congressos e conferências na área da saúde e da educação. Cofundadora do Movimento Indígena na cidade de Crateús e região 1997. Participou dos movimentos de retomada de terra e reforma agrária nas áreas urbanas e rurais, bem como dos movimentos pastorais da Igreja Popular Libertadora na gestão do bispo Dom Fragoso, esteve a frente da luta do primeiro assentamento de reforma agrária na Fazenda Caiçara em Quixeramobim. De tradição espiritual xamanista (avó materna era curandeira e parteira, tratava com uso das plantas medicinais).

 
Mediadora:Ceiça Pitaguary

    • Formação acadêmica – Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará Assistente Técnica da CEPPIR.

 
 
 

 
 
 
 

Juliana Alves

Diretora escolar da Escola Indígena Jenipapo Kanindé

 
 
 
 
 
 

José Vicente dos Santos

Diretor da Escola Indígena Tremembé de Passagem Rasa

 
 
 
 

Maria Helena Gomes

Diretor da Escola Indígena Raízes de Crateús

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ceiça Pitaguary

Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará Assistente Técnica da CEPPIR

17

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 3: Educação Especial e o retorno escolar


 
Convidada 1: Francisca Sueli Nunes Farias

 

    • Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
      Especialista em Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado (UFC) e em Alfabetização de Crianças (UECE)
      Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) da Universidade Estadual do Ceará.Graduada em Pedagogia (UVA)
      Profa. no curso de Pedagogia da Faculdade Cearense
      Profa. da rede municipal de Fortaleza

 
Convidada 2: Izabele Ingrid Moura Brito

    • Psicóloga clínica e social. Pesquisadora em psicologia, sociedade e cultura, sáude mental e psicopatologia. Acompanhante terapêutica de crianças com autismo da Neuropsicocentro (NPC).

 
Participante: Edilânia de Sousa Mesquita

    • Profa. do AEE na EEM Monsenhor Linhares (Groaíras).
      Pedagoga pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduada em Psicopedagogia (UVA) e em Atendimento Educacional Especializado AEE – pelo Centro Universitário Inta-UNINTA.

 
Participante: Francisca Charlenny Freitas de Oliveira

    • Especialista em Educação Especial. Especialista em Educação a Distância. Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UECE. Coordenadora da Apae de Maracanaú.

 
 
Mediadora: Lucimary Augusto de Carvalho

    • Graduada em Pedagogia. Especialista em Ed. Especial e Neuropsicopedagogia. Profa. do AEE do CREAECE. Profa. no curso de especialização da Faculdade do Maciço de Baturité. Profa. da Faculdade do Vale do Jaguaribe. Profa. da + Stimullus.

 
 
 

 
 
 
 

Sueli Nunes Farias

Professora da rede municipal de Fortaleza

 
 
 
 
 
 

Izabele Ingrid Moura Brito

Psicóloga clínica e social

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lucimary Augusto de Carvalho

Pedagoga

17

JUNHO 2020

 

Quarta-feira

 

14h às 15h30

Colóquios temáticos

 
Tema 4: Retorno escolar e Autismo: um novo desafio

 
Convidado 1: Wilson Cândido Braga


 

    • Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Pós-graduado em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE; em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Docência do Ensino superior; Gestão de Programas de Saúde da Família; Ludopedagogia e Educação Infantil; Neuropsicopedagogia; Especialista em TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento e TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Educação Especial e Comunicação Alternativa; e Educação Estruturada para alunos com autismo. Licenciado em disciplinas específicas para o Ensino da Biologia em Ensino Fundamental e Médio e Cursos Técnicos. Mestrando em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica.

 
Participante: Valdete Silva de Oliveira Nascimento

    • Graduada em Pedagogia Pós-graduada em Psicopedagogia; em Educação Inclusiva; e em Transtorno do Neurodesenvolvimento. Profa. da Sala de Recurso Multifuncional da EEM Pe. Arimatéia Diniz, de Cascavel – Crede 09.

 
Participante: Terezinha Fontenele de Araújo Filha

    • Graduada em Pedagogia com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Cursos de Atendimento Educacional Especializado – AEE; em Deficiência Intelectual – DI; em Transtorno do Espectro Autista – TEA; em Deficiência Visual – DV; em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Profa. da Sala de Recurso Multifuncional da EEFM Arquiteto Rogério Fróes, de Fortaleza – Sefor 2.

 
Mediadora: Ana Lúcia Farias

    • Graduada em Letras. Pós-graduação:Literatura brasileira; e Neuropsicopedagogia (em curso). Profa. do AEE do CREAECE. Profa. da + Stimullus.

 
 
 

 
 
 
 
 

Wilson Cândido Braga

Terapeuta Ocupacional

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ana Lúcia Farias

Profa. do AEE do CREAECE

19

JUNHO 2020

 

Sexta-feira

 

às 16h

Webinar: EDUCAÇÃO E RACISMO ESTRUTURAL

 
Mediador: Rogers Mendes
 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

 
 
Professora 1: Dra. Maria Zelma de Araújo Madeira

 

    • Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1991), com mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Sociologia pela UFC. Coordenadora da CEPPIR – Coordenadoria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial do Ceará(2015) Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do NUAFRO- Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família, Líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais: cultura e sociedade ambos na UECE. Tem experiência na área de Sociologia, Serviço Social, com ênfase em Relações de Gênero, Étnico-raciais e Família, atuando principalmente nos seguintes temas: Família, Gênero, Política sociais, Política de Ação Afirmativa, Política de Assistência Social, Sociologia, relações étnico-raciais, cultura e religião de matriz africana.

 
 
Professora 2: Cícera Barbosa

 

    • Professora de História da Rede Estadual, lotada na EEM Poeta Patativa do Assaré, EEM Dona Júlia Alves e EEFM Santo Amaro, no Bom Jardim. Membro do Fórum em Defesa dos Professores de História. Militante de Movimento Negro e Feminista. Educadora Social, facilita palestras e oficinas em comunidades, nas periferias e nas quebradas. Envolve-se em movimentos de luta por direitos sempre facilitando espaços de diálogo em escolas públicas.

 
 
Estudante 1: Eva Vitória

    • Estudante de 17 anos. Moradora da Comunidade do Barroso 2.
      Aluna do terceiro ano da Escola Integrada 2 de Maio e membro do Coletivo movimento Hip Hop Nós Por Nós onde escreve prosa e poesia com para o projeto as histórias que não te contam com temas sobre empoderamento feminino e questões raciais com o que se apresentou na bienal do livro no centro de convenções.

 
 
Estudante 2: Aisha Paz

 

    • Jovem Embaixadora e terceirão de 2020 pela EEEP Paulo VI.
      Iniciou sua vida no empreendedorismo social na escola Integrada 2 de maio através do Coletivo de Hip Hop Nós Por Nós na escola, organização que incentiva a educação de jovens periféricos através da cultura negra. Hoje atua promovendo a equidade de gênero através da educação sexual e empoderamento feminino em sua própria organização, De Mãos Dadas.

 
Intérprete _ Alex Teixeira Pena (EEP José Maria Falcão – em Pacajus – Crede 9) e Glaydson Lima Oliveira (EEP José Maria Falcão – em Pacajus – Crede 9)

 
 
 

 

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional/SEDUC

 
 
 
 

Maria Zelma de Araújo Madeira

Doutora em Sociologia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cícera Barbosa

Professora de História da Rede Estadual

 
 
 
 
 

Eva Vitória

Aluna do terceiro ano da Escola Integrada 2 de Maio

 
 
 
 

Aisha Paz

Jovem Embaixadora e terceirão de 2020 pela EEEP Paulo VI