Seminário Virtual de Apropriação dos Resultados do Saeb/Ideb 2019: 14 a 18 de setembro


 

A Conexão Seduc desta semana por meio do Seminário Virtual de Apropriação dos Resultados do Saeb/Ideb 2019 terá uma programação dedicada à divulgação, análise e compreensão dos resultados de aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual e redes públicas municipais do Ceará, avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice da Educação Básica (Ideb) de 2019. O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Já o Ideb é calculado com base no aprendizado dos estudantes, em Língua Portuguesa e Matemática, e no fluxo escolar que corresponde aos dados de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do censo escolar.


 

Os resultados de aprendizagem aferidos pelas referidas avaliações de larga escala são indicadores da qualidade do ensino e aprendizagem mobilizados na educação cearense.Portanto, oferecem subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Desta forma, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará(Seduc), em articulação com as Credes/Sefor e Undime Ceará e em cooperação com os Municípios, promove um momento de análise, diálogo e troca de experiências entre gestores para oportunizar a interação, a colaboração e a aprendizagem em rede.


 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Segunda-feira (14/09/20 às 16h):

Disciplina:

    • Matemática

 

Temática:

    • Geometria espacial

 

Professora Leilyanne Morais

    • Graduada em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). É professora na Escola de Ensino Médio (EEM) Governador Adauto Bezerra e Colégio Paraíso na rede privada, em Juazeiro do Norte, (Crede 19).

Leilyanne Morais

Professora na EEMTI Governador Adauto Bezerra (Crede 19)

 
 

 
 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Terça-feira (15/09/20 às 16h):

Disciplina:

    • Biologia

 

Temática:

    • Biotecnologia no ENEM

 

Professor Neto Lins

    • Graduado e Especialista em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). É professor nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) Jociê Caminha de Meneses e Senador Osires Pontes e na EEFM São Francisco de Assis, em Fortaleza, (Sefor 3).

Neto Lins

Professor na EEMTIs Jociê Caminha de Meneses e Senador Osires Pontes e EEFM São Francisco de Assis (Sefor 3)

 
 

 
 

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

 

Quarta-feira (16/09/20 às 16h):

Disciplina:

    • Geografia

 

Temática:

    • Filmes e séries para o ENEM – uma abordagem geográfica

 

Professor Niepson Arruda

    • Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Anchieta, em Maranguape (Crede 1).

Niepson Arruda

Professor na EEMTI Anchieta (Crede 1)

 
 

 
 

17

SETEMBRO 2020
 
Quinta-feira
 
às 16h

Webinar: Apresentação dos resultados IDEB 2019

Debatedora: Eliana Estrela

    • Secretária da Educação do Ceará. Formada em Pedagogia, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com as especializações a) Educação; b) Gestão Pública, respectivamente, pela URCA e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (CAED). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública, pelo CAED.
  • Eliana Estrela

    Secretária da Educação do Ceará

     

    Debatedor: Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc- CE. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.
  • Rogers Mendes

    Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE

     

    Debatedor: Márcio Brito

    • Professor da rede estadual de ensino do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como Coordenador Regional de Educação, de 2007 a 2015. Foi Secretário Executivo da Secretaria de Esportes do Ceará, de 2015 a 2017. Coordenou a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará, de 2017 a 2018. E atualmente é o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação do Ceará.
  • Márcio Brito

    Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc-CE

    Convidado: Ricardo Henriques

    • Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ex-secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e ex-presidente do Instituto Pereira Passos (IPP). É membro do Conselho da Anistia Internacional (Brasil) Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), CIVI-CO, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Fundação Itaú Escola para Cultural (FIEC), Instituto Natura, Instituto República, Instituto Sou da Paz e Todos pela Educação (TPE).
  • Ricardo Henriques

    Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco

    Convidada: Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

    • Graduada em Pedagogia-UVA, Graduada em Química-UVA, Graduada em Biologia-UVA, Graduada em Gestao Escolar -UECE, Pós graduada em Química-Faculdade Farias Brito, Pós graduada em Biologia -Faculdade Farias Brito, Mestranda em Ciências da Educação-Universidade de Lisboa, Profa de Química – Seduc/Ce, Profa Ciencias – Prefeitura Municipal de Acopiara,
  • Luiza Aurélia Teixeira

    Professora de Química da Seduc-CE

     

     

     

    18

    SETEMBRO 2020
     
    Sexta-feira
     
    às 14h

    Colóquios Temáticos – Apropriação dos Resultados do Saeb/Ideb 2019

    Colóquio 1 – Crede 1

     
    Mediadora: Ana Geovanda Mourão Rezende

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1988). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora de Minas Gerais (2011).Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (2012). Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1 no período de 2015 à presente data.
  •  

     

     
     
     

    Ana Geovanda Mourão Rezende

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 1

     
    Convidada: Marlinda Jataí

    • Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, com especialização em psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Professora da Rede Pública da Educação Básica, Estadual e Municipal. Atualmente, Diretora da Escola de Ensino Médio Ana Bezerra de Sá, localizada no município de Eusébio.
  •  
    Técnico: Yvan Viana Moreira Filho (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Aline Helle Ribeiro Barros (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Marlinda Jataí

    Diretora da EEM Ana Bezerra de Sá, município de Eusébio – Crede 01.

     

    Colóquio 2 – Crede 2

     
    Mediador: Francisco Lucas Alvino da Silva

    • Licenciado em Matemática e Especialista em Gestão Pública pela pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da rede estadual de educação desde 2006. Ex Assessor Executivo do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Atualmente está na sua segunda passagem como Coordenador da Regional da Educação de Itapipoca – Crede 2.
  •  

     

     
     
     

    Francisco Lucas Alvino da Silva

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 2

     
    Convidada: Silvandira Mesquita

    • Graduada em Pedagogia com Habilitação em Língua Portuguesa – UVA
      Especialista em Gestão da Educação Pública – UFJF

  •  

     

     
     
     

    Silvandira Mesquita

    Diretora da EEEP Adriano Nobre

     
    Convidado: Sebastião Xavier Barroso

    • Formado em pedagogia. Três especializações em gestão escolar. Vinte anos de experiência na direção da escola Joaquim Pacheco de Menezes de São Gonçalo do Amarante.
  •  

     

     
     
     

    Sebastião Xavier Barroso

    Diretor da EEF Joaquim Pacheco de Menezes, município de São Gonçalo do Amarante

     
    Convidado: Maria Salete Felix

    • Formado em pedagogia. Três especializações em gestão escolar. Vinte anos de experiência na direção da escola Joaquim Pacheco de Menezes de São Gonçalo do Amarante.
  •  
    Técnica: Dóris Leão (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Joana Darc Oliveira Silva (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Maria Salete Felix

    Diretor da EEF Joaquim Pacheco de Menezes, município de São Gonçalo do Amarante

     

    Colóquio 3 – Crede 3

     
    Mediador: Paulo Sérgio Fontenele

    • Licenciado em Matemática e Língua Portuguesa. Especialista em Gestão Educacional. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Atualmente Coordenador da Crede 3.
  •  

     

     
     
     

    Paulo Sérgio Fontenele

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 3

     
    Convidado: Raimundo Otávio Mota

    • Pedagogo, Especialista em Ciências da Educação. Atuou como Secretário de Educação nos municípios de Cruz, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Faz parte da rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann. Foi consultor da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) no Programa MAIS PAIC. Atualmente, é Secretário de Educação do município de Cruz.
  •  

     

     
     
     

    Raimundo Otávio Mota

    Secretário de Educação do Município de Cruz

     
    Convidada: Kiana Santos

    • Graduada em Letras- Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA (2014); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – Faculdade Padre Dourado (2016); Especialista em Gestão e Administração Escolar – Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz -Facibra (2018); Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Rede Estadual do Ceará (2014). Diretora da EEM Maria José Magalhães (2018).
  •  
    Técnico(a): Maria da Conceição Alexandre Souza (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Túlio Flávio de Vasconcellos (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Kiana Santos

    Diretora Escolar na EEM Maria José Magalhães

     

    Colóquio 4 – Crede 4

     
    Mediadora: Elvira Maria Fernandes Veras

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará com Habilitação em Administração Escolar. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente Coordenadora da Crede 4.
  •  

     

     
     
     

    Elvira Maria Fernandes Veras

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 4

     
    Convidada: Leididaiane Ribeiro de Aguiar Lima

    • Graduada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Pós-graduada em Língua Portuguesa com ênfase em Literatura e Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas. Funcionária pública efetiva da rede municipal e estadual.
  •  

     

     
     
     

    Leididaiane Ribeiro de Aguiar Lima

    diretora da EEMTI São José

     
    Convidado: Maxmo Halley Vieira de Sousa Santos

    • Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física – UVA; Especialização em Gestão Escolar – FALC; É Professor Efetivo de Educação Física da Rede Municipal do município de Camocim desde 2008 e da Rede Estadual desde 2014.
  •  

     

     
     
     

    Maxmo Halley Vieira de Sousa Santos

    Diretor Escolar da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa – CREDE 04 – Camocim.

     
    Convidada: Ariana Sousa da Rocha

    • Licenciada em história pelo Instituto de Superior de Teologia Aplicada – INTA; especialista em gestão escolar pela universidade estadual vale do acaraú – UVA;Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC; Especialista Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Padre Dourado – FACPED; professora de jovens e adultos em 2011 e 2012 na EEF Nossa Senhora Aparecida; professora de história 2017 a 2020 na EEM Coronel Luíz Felipe; Coordenadora Pedagógica em 2013 e 2014 na EEF Nossa Senhora Aparecida; diretora 2015 a 2020 na EEF Nossa Senhora Aparecida;
  •  

     

     
     
     

    Ariana Sousa da Rocha

    Diretora da EEF Nossa Senhora Aparecida

     
    Convidado: EXPEDITO ARRUDA DE VASCONCELOS NETO

    • Formado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Pós-graduação em Gestão Escolar (cursando)
      Diretor da Escola de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira
      Professor por vocação. Ama a Educação e a Escola Pública.

  •  
    Técnica: Maria Cristiane Lopes da Silva (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Diego Farias Firmino (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    EXPEDITO ARRUDA DE VASCONCELOS NETO

    Diretor da Escola de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira

     

    Colóquio 5 – Crede 5

     
    Mediador: Gerso Mendes Coelho de Morais

    • Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado Pleno pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Vale do Acaraú. Especialista em Gestão da Educação Pública pelo CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora de Minas Gerais. Atualmente Coordenador da Crede 5.
  •  
    Técnica: Anna Cecília Freitas (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Berg Correa (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Gerso Mendes Coelho de Morais

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 5

     
    Convidada: Meirivane Matos

    • Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade IEDUCARE. Professora da Rede Pública Municipal de Guaraciaba do Norte desde 2007 e da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará desde 2014. Atualmente exerce a função de Coordenadora Escolar.
  •  

     

     
     
     

    Meirivane Matos

    Coordenadora Escolar da EEM Maria Marina Soares – Crede 5

     
    Convidada: Lia Maria Fiuza Gadelha

    • Professora destaque 2018 com desempenho nota 10 e em 2019 premiada professora nota 10, colocando a escola em um dos melhores IDEB do Ceará .
  •  
    Técnica: Anna Cecília Freitas (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Berg Correa (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Lia Maria Fiuza Gadelha

    Professora da E.E.I..E.F. São Luís em Ubajara – CE

     

    Colóquio 6 – Crede 6

     
    Mediador: Daniel Carlos da Costa

    • Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1997), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012) e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará, desde 1998. Atualmente Coordenador da Crede 6.
  •  
    Técnico: Ronaldo Maia (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Carmem Mikaele Barros Maciel (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Daniel Carlos da Costa

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 6

     
    Convidada: Maria Marly de Lima

    • Graduada em Educação Física na UVA Universidade Vale do Acaraú (1993). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio -UVA e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  •  

     

     
     
     

    Maria Marly de Lima

    Diretora da EEM Professor Luís Felipe

     
    Convidada: Ana Célia Paiva Costa Oliveira

    • Graduada em Licenciatura plena com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Especialista em Ciências Biológicas pela Faculdade internacional do Delta e em Psicopedagogia Clínica e institucional pela Faculdade IEDUCARE.
  •  
    Técnico: Ronaldo Maia (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Carmem Mikaele Barros Maciel (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Ana Célia Paiva Costa Oliveira

    Gestora da EEF Duque de Caxias, Município de Pires Ferreira.

     

    Colóquio 7 – Crede 7

     
    Mediador: Paulo Alexandre Sousa Queiroz

    • Licenciado em Matemática (Universidade Estadual Vale do Acaraú – 2008); Especialista em Gestão Escolar (Universidade Federal do Ceará – 2014); Especialista em Ensino de Matemática (Faculdade Ateneu – 2013); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Federal do Ceará – 2016),Professor da rede pública de ensino municipal (2005 a 2009) e estadual (2006 aos dias atuais);é Coordenador Geral da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 7 Canindé.
  •  

     
     
     

    Paulo Alexandre Sousa Queiroz

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 7

     
    Convidado: FERNANDO PONTES

    • Graduado em Pedagogia/Magistério com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Direito pela Faculdade Estácio do Ceará, especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Estácio do Ceará, especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é Advogado e Professor efetivo da Secretaria da Educação Básica do Ceará, atualmente exerce o Cargo de Diretor Escolar da EEM Edite Alcântara Mota, em General Sampaio, CREDE 7.
  •  

     

     
     
     

    FERNANDO PONTES

    Diretor Escolar da EEM Edite Alcântara Mota

     
    Convidado: FRANCISCO JONAS AMBRÓSIO ARAUJO

    • Professor da rede municipal de Itatira desde 2011, sendo que em 2014 passou para o quadro efetivo do município, através de concurso público. Atuou na Escola Eduardo Barbosa como professor contratado por três anos e como Coordenador Pedagógico por dois anos; Diretor Geral da escola desde 2017 (até os dias atuais); Formado em História do Brasil pela a Universidade Vale do Acaraú – UVA; Pós-Graduado em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú – UVA; Pós-Graduado em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurius – FAK.
  •  
    Técnico(a): Jefrei Almeida Rocha (Coeti/Seduc)
    Suporte Técnico: Isis Cunha Braga (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    FRANCISCO JONAS AMBRÓSIO ARAUJO

    Diretor Escolar da Escola Eduardo Barbosa de Itatira – CE

     

    Colóquio 8 – Crede 8

     
    Mediador: Afonso Jampierry Silveira de Almeida

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Gestão Escolar e em Educação Emocional e Ecologia Humana/ INTA. Especialista em Políticas Públicas e Avaliação pelo CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Atualmente Coordenador da Crede 8.
  •  
    Técnico(a): Ana Paula Pequeno (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Rafael Moreira Albuquerque (Coded/CED/Seduc)

     
     
     

    Afonso Jampierry Silveira de Almeida

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 8

     
    Convidado: Luciano Leite

    • Graduado em LETRAS com Habilitação em língua Estrangeira – Inglês pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Administração Escolar pela Universidade do Vale do Acaraú – UVA, Especialista e Ensino de Língua Inglesa pela FACULDADE ATENEU, Especialista em Ciências da Educação pela FAK, Especialista em Gestão e Avaliação pela UFJF/CAED. Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Educação – SME/Fortaleza, da Rede Pública Estadual de Educação e atualmente exerce a função de Diretor escolar na Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa – Redenção.
  •  

     

     
     
     

    Convidado: Luciano Leite

    Diretor da EEEP ADOLFO FERREIRA DE SOUSA – REDENÇÃO/CREDE 8 – BATURITÉ.

     
    Convidado: Eudes Freitas

    • Graduação em Letras – Especialista em Gestão escolar – História do Brasil e do Ceará – Psicopedagogia Clínica e Institucional. 24 anos de serviço a educação – Vários cursos na área.
  •  
    Técnico(a): Jefrei Almeida Rocha (Coeti/Seduc)
    Suporte Técnico: Isis Cunha Braga (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Eudes Freitas

    Diretor Escolar da Escola João Batista de Aguiar

     

    Colóquio 9 – Crede 9

     
    Mediador: Pedro Henrique Sampaio Silveira

    • Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Planejamento Educacional e Gestão e Avaliação da Educação Pública e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora-MG.Professor da rede pública estadual do Ceará. Atualmente Coordenador da Crede 9.
  •  

     

     
     
     

    Pedro Henrique Sampaio Silveira

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 9

     
    Convidado(a): Karoline Monteiro

    • Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão escolar e coordenação pedagógica pelo Centro universitário 7 de setembro (UNI7). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de diretora escolar da EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte – CREDE 09).
  •  

     

     
     
     

    Karoline Monteiro

    Gestora escolar da EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva – CREDE 09

     
    Convidada: Maria Jucelia da Costa Souza

    • Trabalha na educação há 11 anos. É pedagoga e especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Efetiva como professora dos anos iniciais do ensino fundamental pela Prefeitura Municipal de Horizonte. Atuou por 2 anos no Eixo de Avaliação e 2 anos como Formadora do Eixo de Alfabetização (2º ano) pelo MAISPAIC no município de Pacajus. Em 2017 iniciou na EMEF Fca Gadelha Pires como professora das turmas de 2º ano e desde 2019 assumiu a gestão dessa escola.
  •  
    Técnico(a): José Alves Ferreira Neto (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: João Nelson Vasconcelos Neto (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Convidada: Maria Jucelia da Costa Souza

    Gestora da EMEF Francisca Gadelha Pires

     

    Colóquio 10 – Crede 10

     
    Mediadora: Maria Jucineide da Costa Fernandes

    • Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). Especialista em Educação, área de concentração: formação de professores, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAED/UFJF (2011). Mestre em Administração – área de concentração: gestão pública, pela Universidade Federal da Bahia (2015). Atua na área de gestão escolar e de redes de ensino desde 2009. Atualmente Coordenadora da Crede 10.
  •  

     

     
     
     

    Maria Jucineide da Costa Fernandes

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 10

     
    Convidado: Francisco Tadeu Valente Celedônio

    • Licenciado em Física Pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Gestão Escola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ); Mestre em Física Pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professor de Física da Educação Básica da Rede Estadual do Ceará. Atualmente exerce a função de Diretor Escolar da EEEP Prof. Walquer Cavalcante Maia – Russas e faz parte da equipe de formação estadual da disciplina de matemática do Foco na Aprendizagem através do Programa Cientista Chefe.
  •  

     

     
     
     

    Francisco Tadeu Valente Celedônio

    Diretor Escolar da EEEP Prof. Walquer Cavalcante Maia – Russas

     
    Convidada: Salviana Maria Rodrigues Lima

    • Graduada em Pedagogia pelo INET (Instituto de Educação e Tecnologia). Pós-Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – FACESA(Faculdade do Complexo Educacional Santo André). Professora da rede municipal e, atualmente exerce a função de diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Marcondes Matos.
  •  
    Técnico(a): Lilian Kelly Alves Guedes (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Ana Paula Silva Ferreira Gadelha(Cogem/Seduc)

     

     
     
     

    Convidada: Salviana Maria Rodrigues Lima

    diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Marcondes Matos.

     

    Colóquio 11 – Crede 11

     
    Mediador: Neyrismar Felipe dos Santos

    • Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002).Licenciado em Matemática pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 11.
  •  

     

     
     
     

    Neyrismar Felipe dos Santos

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 11

     
    Convidada: Regina Cavalcante

    • Licenciada em Letras pela UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Campus V – Cajazeiras PB. Pós Graduada em Gestão da Educação Pública, pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Gestão Escolar pela FVS – Faculdade – Icó – Vale do Salgado. Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional pela FVS – Faculdade Vale do Salgado – Icó -CE. Pós Graduada em Planejamento Educacional pela UVA – Universidade Vale do Acaraú.
  •  

     

     
     
     

    Regina Cavalcante

    Diretora da EEMTI Cornélio Diógenes – CREDE 11 – Jaguaribe

     
    Convidada: Regina Célia Cavalcante Da Silva Leite

    • Graduada em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade KURIOS. Atualmente é Diretora da EEMTI Cornélio Diógenes.
  •  
     
     

    Regina Célia Cavalcante Da Silva Leite

    Diretora da EEMTI Cornélio Diógenes

     
    Convidada: José Fagner da Silva

    • Graduado em Química e Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em gestão escolar pela Universidade Federal do Ceará, professor das referidas disciplinas de 2006 a 2015, Diretor Escolar da Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso no distrito de Nova Floresta – Jaguaribe – CREDE11 desde de 2016.
  •  
    Técnico(a): Marcelo José Tavares Bessa (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Pauliane Ibiapina Fernandes Girão (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    José Fagner da Silva

    Diretor da EEEP Gustavo Barroso, município de Jaguaribe.

     

    Colóquio 12 – Crede 12

     
    Mediador: Wandsson Nascimento

    • Graduado em Letras/ Inglês pela Universidade Estadual do Ceará.Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da Rede Pública Estadual. Atualmente é Orientador da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – Crede 12.
  •  

     
     
     

    Wandsson Nascimento

    Orientador da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA/Crede 12

     

    Mediadora: Janaína Silveira de Sousa

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora . É professora da rede estadual de ensino do Ceará, e , atualmente, ocupa a função de Orientadora da Célula de Cooperação com os Municípios na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 12.
  •  

     

     
     

    Janaína Silveira de Sousa

    Orientadora da Célula de Cooperação com os Municípios na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 12

     

     
    Convidada: Maria Goreth Pimentel Nunes Amâncio

    • Licenciada em Pedagogia pela FECLESC e em LETRAS pela URCA, especialista em História do Ceará- UECE; em Gestão Escolar- UDESC, em Gestão da Educação Pública pela UFJF e em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligências Humanas pela FADIRE. Atualmente é mestranda em Educação pela Flórida Christian University/ Núcleo UNIFUTURO NORDESTE.
  •  

     
     
     

    Maria Goreth Pimentel Nunes Amâncio

    Coordenadora Pedagógica da EEMTI Cel. Humberto Bezerra, município de Quixeramobim.

     

    Convidada: Geruza Lopes

    • Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura promovido pela FACULDADE KURIOS. Professora da Educação Básica da rede pública municipal e, atualmente exerce a função de diretora da E.E.F José Carlos da Silva (Município de Quixeramobim – Crede 12)
  •  
    Técnico(a): Marco Aurélio Jarreta Merichelli (Coade/Seduc))
    Suporte Técnico: Alinsson Figueira de Souza (Coded/CED/Seduc)

     

     
     

    Geruza Lopes

    Diretora da EEF José Carlos da Silva – Crede 12

     

    Colóquio 13 – Crede 13

     
    Mediador(a): Maria de Fátima Farias Aragão

    • Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú com Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e em Gestão da Educação Pública pelo CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Atualmente Coordenadora da Crede 13.
  •  

     
     
     

    Maria de Fátima Farias Aragão

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 13

     
    Convidada: Carla Cristina Cavalcante Melo

    • Graduada em Pedagogia, com habilitação em Matemática.Pós-graduada em Gestão Escolar. E atualmente Mestranda do Curso tecnologia emergentes em educação. Professora da rede estadual desde 2006 e em 2014 nomeada para diretora da EEEP MARIA EUDES BEZERRA VERAS.
  •  

     

     
     
     

    Carla Cristina Cavalcante Melo

    Diretora da EEEP MARIA EUDES BEZERRA VERAS

     
    Convidada: Eliane Rodrigues de Oliveira

    • Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Pós-graduada em Matemática e, em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC e Pós-graduada em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes.
  •  
    Técnico(a): Aline Alice Silva Cordeiro (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Bruno Sousa Vieira (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Eliane Rodrigues de Oliveira

    Diretora da EEF José Domingos de Morais, município de Ipaporanga.

     

    Colóquio 14 – Crede 14

     
    Mediador: José Célio Pinheiro

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Linguística pela Universidade Estadual do Ceará e especialista em Gestão Escolar pela UDESC de Santa Catarina. Mestre em Gestão e Avaliação em Educação Pública pela UFJF- MG. Atualmente Coordenador da Crede 14.
  •  

     

     
     
     

    José Célio Pinheiro

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 14

     
    Convidado: Fernandes Rodrigues da Silva

    • Tem como formação no ensino médio, técnico em agropecuária concluída em Mombaça-CE, na escola agrícola Plácido Aderaldo Castelo, no ano de 1989. Licenciatura plena em história pela UECE com especialização em história e sociologia pela URCA e gestão escolar pela UFJF. LEcionou nos institutos IVA, IEDUCARE, IDJ e projeto MAGISTER na formação de professores pela universidade estadual do Ceará. Diretor na escola Francisco Vieira Cavalcante desde 2013.
  •  

     

     
     
     

    Fernandes Rodrigues da Silva

    Diretor da EEM Francisco Vieira Cavalcante, município de Pedra Branca.

     
    Convidada: Maria Jucivanda Azevedo de Souza

    • Graduada em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL). Licenciada em Biologia e Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduação Lato – Sensu – Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar. Pós-Graduação Lato-Sensu – Especialização em Gestão Escolar. Pós-Graduação Lato Sensu – Curso de Especialização em Biologia e Química. Atualmente Coordenadora Pedagógica da Escola Manoel Rufino da Silva.
  •  
    Técnico(a): Sylvia Andréa Coelho Paiva (Coade/Seduc)
    Suporte Técnico: Francisco antônio Alves Freire (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Maria Jucivanda Azevedo de Souza

    Coordenação Pedagógica da Escola Manoel Rufino da Silva

     

    Colóquio 15 – Crede 15

     
    Mediadora: Maria Erenice dos Santos Barros

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1989). Graduada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará – Reitoria (2011). Especialista em Gestão Escolar Pública pela Universidade federal de Juiz de Fora – UFJF (2012). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF /CAED (2016). Atualmente, está Coordenadora na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação sediada em Tauá – CE, Crede 15.
  •  

     

     
     
     

    Maria Erenice dos Santos Barros

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 15

     
    Convidada: Maria Jeane de Noronha

    • Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Língua Portuguesa e Artes pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV). Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará com a disciplina de língua portuguesa. Participou do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como formadora da Regional 14 e, atualmente, exercendo a função de diretora da EEEP Monsenhor Odorico de Andrade desde o ano de 2018.
  •  

     

     
     
     

    Maria Jeane de Noronha

    Diretora da EEEP Monsenhor Odorico de Andrade – Tauá – Crede 15.

     
    Convidada: Francisca Moura Lima

    • Graduada em Letras – Português pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação e Supervisão Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação – Flated. Atuou como Coordenadora do Ensino Fundamental I e Formadora do Eixo de Alfabetização pelo Programa MAISPAIC na Secretaria Municipal de Educação de Parambu.
  •  
    Técnico(a): Anna Karina Pacífico Barros (Coeti/Seduc)
    Suporte Técnico: Antônio Helder Canuto Torres (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Francisca Moura Lima

    Diretora da EEF José Carvalho Pinheiro, município de Parambu.

     

    Colóquio 16 – Crede 16

     
    Mediador(a): Mônica Maria Silva de Souza

    • Especialista em informática na educação/UECE. Especialista em gestão/IFPR.Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede estadual e Ex-Secretária Municipal de Educação de Solonópole-CE e ex-Diretora da EEEP MARVIN e EEEP JAIME ALENCAR. Atualmente é Coordenadora Crede 16.
  •  
    Técnico(a): Renata Paula de Oliveira Leite (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Mikaelle Marques de Sousa (Coded/CED/Seduc))

     

     
     
     

    Mônica Maria Silva de Souza

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 16

     
    Convidado: José Gutenberges Paulino de Oliveira

    • Licenciado em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Pós – Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Professor de matemática da Educação Básica da Rede Pública do Ceará e atualmente exerce a função de Diretor Escolar da EEM Governador Adauto Bezerra
  •  

     

     
     
     

    José Gutenberges Paulino de Oliveira

    Diretor da EEM Governador Adauto Bezerra – CREDE 16

     
    Convidada: ALCIONE PALÁCIO

    • Graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Escolar.
      Atuou com Professora do Ensino Fundamental e Médio no município de Iguatu.
      Aluna, Professora e atualmente Diretora da Escola Antonio José de Melo.

  •  
    Técnico(a): Anna Karina Pacífico Barros (Coeti/Seduc)
    Suporte Técnico: Antônio Helder Canuto Torres (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    ALCIONE PALÁCIO

    Diretora da EEIEF Antonio José De Melo – Distrito Vila Mel – Jucás-CE

     

    Colóquio 17 – Crede 17

     
    Mediadora: Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira

    • Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará.Pós graduada em Gestão e Avaliação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública CAEd/Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Professora efetiva da rede estadual do Ceará. Atualmente está Coordenadora da Regional de Ensino de Icó – Crede 17.
  •  

     
     
     

    Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 17

     
    Convidado: Francisco Pereira Silvério

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/Rio de Janeiro. Professor da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará.
  •  

     

     
     
     

    Francisco Pereira Silvério

    Diretor do Colégio Estadual Celso Araújo – CREDE 17

     
    Convidado: Ernandes Camilo

    • Graduado em Pedagogia pela UVA (Universidade Vale do Acaraú); Especialista em Gestão e Coordenação escolar Falculdade KURIUS; Cursando Geografia pela UECE – Polo Orós; Professor concursado 200h desde 1998.
  •  
    Técnica: Elis Denise Lélis dos Santos (Coade/Seduc)
    Técnica: Suporte Técnico: Marcelo Rangel Pinheiro (Cogem/Seduc)

     

     
     
     

    Ernandes Camilo

    Coordenador pedagógico da Escola JOÃO BATISTA MORENO EMEF – Cedro – CE

     

    Colóquio 18 – Crede 18

     
    Mediadora: Luciana Maria Brito Rodrigues

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri -URCA. Especialista em Orientação Educacional – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Vassouras- Rio de Janeiro. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará UFC. Atualmente é Coordenadora Crede 18, Crato.
  •  

     

     
     
     

    Luciana Maria Brito Rodrigues

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18

     
    Convidada: Antônia Cyra Esmeraldo Arraes

    • Graduação em História pela URCA e Pós – graduação: Gestão em Avaliação da Educação Pública pela UFJF.
  •  

     

     
     
     

    Antônia Cyra Esmeraldo Arraes

    Diretora da EEEP Virgílio Távora – Crato

     
    Convidada: Francisca Kelvia Alencar de Sousa

    • Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri. Pós-graduada em Ensino de Ciências e química, professora, atualmente compõem o núcleo gestor da Escola Antonio Leite de Alencar desde 2019.
  •  
    Técnico(a): Katiany do Vale Abreu (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Francisco de Assis Sales (Cogem/Seduc)

     

     
     
     

    Francisca Kelvia Alencar de Sousa

    Gestora da Escola Antônio Leite de Alencar, no município de Salitre

     

    Colóquio 19 – Crede 19

     
    Mediadora: Marfra Rejane Martins Pierre

    • Licenciada em Letras pela FAFIDAM. Especialista em educação inclusiva pela FIP. Pós graduação em gestão e organização da escola com ênfase em direção escolar pela Universidade Pitágoras. Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 19.
  •  

     

     
     
     

    Marfra Rejane Martins Pierre

    Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 19

     
    Convidada: Albanita Lima

    • Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduada em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e pós-graduada em Altos Estudos em Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). Oficiala com 26 anos de Polícia Militar, estando na gestão do 2ºCPM-CHMJ desde o ano da implantação em 2016.
  •  

     

     
     
     

    Albanita Lima

    Diretora e Comandante do 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior – CREDE 19, Juazeiro do Norte-CE.

     
    Convidada: Maria Alice Pereira da Silva Luna

    • Graduada em Letras e possui especialização em Gestão Escolar. Já exerceu a função de Coordenadora Pedagógica e atualmente é Diretora Escolar.
  •  

     

     
     
     

    Maria Alice Pereira da Silva Luna

    Diretora da EEF Sebastião Santiago da Paz, município de Barbalha

     
    Convidado: Vanderson Sabino

    • Graduado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), pós-graduado em Educação Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor desde 2009 na referida escola acima. Técnico de Matemática na SME Barbalha a partir de 2017.
  •  
    Técnico(a): Tereza Cristina de Freitas (Cogem/Seduc)
    Suporte Técnico: Karine Pinheiro de Souza (Coded/CED/Seduc)

     

     
     
     

    Vanderson Sabino

    Técnico de Matemática dos Anos Finais – SME Barbalha – CREDE 19, Superintendente da EMEIF Sebastião Santiago da Paz.

     

    Colóquio 20 – Crede 20

     
    Mediador: Antonio Roberto de Araújo Souza

    • Coordenador da Crede 20, Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF), Graduado e Ciências com Habilitação em Matemática (URCA).
  •  

     

     
     
     

    Antonio Roberto de Araújo Souza

    Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 20

     
    Convidada: Aparecida Rodrigues

    • Graduada em Pedagogia e Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA).Especialista em Gestão pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Gestora da EEMTI Professor José Teles de Carvalho em Brejo Santo.
  •  

     

     
     
     

    Aparecida Rodrigues

    Gestora da EEMTI Professor José Teles de Carvalho em Brejo Santo.

     
    Convidada: Maria Josuela Ferreira dos Santos

    • Graduada em Pedagogia e Letras (URCA). Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FJN).
  •  

     

     
     
     

    Maria Josuela Ferreira dos Santos

    Coordenadora Pedagógica da EEIF Nobilino Alves de Araújo

     
    Convidado: José Nilton da Silva Junior

    • Graduado em Biologia (URCA). Graduando em Administração Pública (UECE). Especialista em Ensino de Biologia (FINOM). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FJN). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC). Especialista em Tecnologias Digitais para a Educação Básica (UECE)
  •  
    Técnico(a): Tereza Márcia Almeida da Silveira (Coeti/Seduc)
    Suporte Técnico: Meirivâni Meneses de Oliveira (Cogem/Seduc)

     

     
     
     

    José Nilton da Silva Junior

    Coordenador Pedagógico da EEIF Nobilino Alves de Araújo

     
     

    18

    SETEMBRO 2020
     
    Sexta-feira
     
    às 16h

    Webinar: Diálogos Educacionais – Apropriação dos Resultados do Saeb/Ideb de Fortaleza 2019

    Debatedora: Eliana Estrela

    • Secretária da Educação do Ceará. Formada em Pedagogia, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com as especializações a) Educação; b) Gestão Pública, respectivamente, pela URCA e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (CAED). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública, pelo CAED.
  • Eliana Estrela

    Secretária da Educação do Ceará

     

    Debatedor: Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc- CE. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.
  • Rogers Mendes

    Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE

     

    Mediador: Márcio Brito

    • Professor da rede estadual de ensino do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como Coordenador Regional de Educação, de 2007 a 2015. Foi Secretário Executivo da Secretaria de Esportes do Ceará, de 2015 a 2017. Coordenou a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará, de 2017 a 2018. E atualmente é o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação do Ceará.
  • Márcio Brito

    Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc-CE

     

    Debatedora: Antônia Dalila Saldanha de Freitas

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral – CE; Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral – CE. Desde 1998 é professora de matemática da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, exercendo atualmente o cargo de Secretária Municipal da Educação de Fortaleza. No período de julho de 2014 a dezembro de 2016 ocupou o cargo de Secretária Executiva da Educação do Ceará desde julho de 2014. exerceu, ainda o cargo de coordenador administrativo e gerente de projetos na SEDUC – sede, além de coordenadora pedagógica e docente em unidades escolares da rede estadual. Tem experiência na área de educação, com ênfase em planejamento, gestão e formação de professores. Concluiu recentemente o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper) – Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (EUA).
  • Antônia Dalila Saldanha de Freitas

    Secretária Municipal da Educação de Fortaleza

     

    Debatedora: Hernita Carmem Magalhães Sousa (Sefor 1)

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Especialização e Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF /CAED. Atua na rede pública de ensino do Ceará desde 2011 como: Professora do Ensino Fundamental e Médio, Coordenadora Escolar, Superintendente Escolar, Orientadora de Célula, Articuladora na Seduc-Ce e, atualmente, como Coordenadora da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – Sefor 1.
  • Hernita Carmem Magalhães Sousa

    Coordenadora da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – Sefor 1

     

    Debatedor: José Eduardo Nobre Maia (Sefor 2)

    • Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrando em Ensino no Programa pelo Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/ (UERN)). Atualmente é Coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – Sefor 2.
  • José Eduardo Nobre Maia

    Coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – Sefor 2

    Debatedora: Vitória Maria Cunha (Sefor 3)

    • Graduada em Pedagogia pela UNIFOR. Pós graduada em Especialização na Educação Pública – Universidade de Juiz de Fora. Especialização em Gestão Escolar – Universidade do Estado de Santa Catarina e Especialização em Administração Escolar – Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN /INFRN). Atualmente é Coordenadora da Superintendência da Escolas Estaduais de Fortaleza – Sefor 3.
  • Vitória Maria Cunha

    Coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – Sefor 3