Colóquios temáticos

 

02

SETEMBRO 2020
 
Quarta-feira
 
09h

COLÓQUIOS TEMÁTICOS – CENÁRIOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DAS/OS PROFESSORAS/ES

Mediador: Rodolfo Sena da Penha

  • Professor Efetivo de Matemática da Rede Estadual de Educação do Ceará. Professor Efetivo de Matemática da Rede Municipal de Fortaleza. Atualmente Coordenador da Coordenadoria de Educação Profissional. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista no Ensino de Matemática pela Universidade Ateneu. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Kurius. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Doutorando no Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Rodolfo Sena da Penha

Coordenador da Coordenadoria de Educação Profissional da Seduc-CE

 

Mediadora: Josilene Dias de Sena

  • Professora da Rede Estadual de Educação do Ceará. Atualmente Articuladora da Coordenadoria de Educação Profissional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.


Josilene Dias de Sena

Articuladora da Coordenadoria de Educação Profissional da Seduc-CE

 

Mediador: Denylson Prado

  • Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi Árido- RN.Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente atua como Articulador da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para a Aprendizagem na Idade Certa – COPEM.

Denylson Prado

Articulador da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para a Aprendizagem na Idade Certa – COPEM.

 

Experiências:

  • EEEP RCR, PRESENTE! – EEEP Raimundo Célio Rodrigues- Pacatuba – CREDE 1
  • O Acolhimento Discente Mediado Pelo Uso das Tecnologias no Ensino Não Presencial – EEEP Professora Rosângela Albuquerque Couto – Itarema – CREDE 3

 

 

 

 

02

SETEMBRO 2020
 
Quarta-feira
 
09h

COLÓQUIO TEMÁTICO 2 – EEEP

Mediadora: Maria Alves de Melo

    • Professora da Rede Estadual de Educação do Ceará. Atualmente Orientadora da Célula de Desenvolvimento Curricular e do Ensino Técnico da Coordenadoria de Educação Profissional. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.
  • Maria Alves de Melo

    Professora

     

    Mediadora: Rivanir Maria Bezerra

    • Professora da Rede Estadual de Educação do Ceará. Atualmente Orientadora da Célula de Promoção e Acompanhamento de Estágio da Coordenadoria de Educação Profissional. Graduada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza – Unifor e Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú – UVA.

  • Rivanir Maria Bezerra

    Professora

     

    Experiências:

    • Células Autônomas e Protagonistas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária On-line- CAPASON – EEEP Maria Giselda Coelho Teixeira – Palmácia – CREDE 8
    • As Vídeos Aulas Como Ferramentas de Diminuição do Distanciamento e Ferramenta de Aprendizagem na EaD – EEEP José Maria Falcão – Pacajus – CREDE 9

     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 3 – EEEP

    Mediador: Wesley Cavalcante Melo (COPES)

    • Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará. Atualmente Orientador da Célula de Projetos Culturais, Esportivos e Olimpíadas Estudantis da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil. Graduado em Geografia (UFC) e Pós-Graduado em Gestão e Coordenação Pedagógica (FTDR)
  • Wesley Cavalcante Melo

    Professor

     

    Mediadora: Maria Socorro Farias dos Santos

    • Professora da Rede Estadual de Educação do Ceará. Atualmente Assessora Técnica da Célula de Desenvolvimento Curricular e do Ensino Técnico da Coordenadoria de Educação Profissional. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

  • Maria Socorro Farias dos Santos

    Professor

     

    Mediadora: Raquel Almeida de Carvalho

    • Graduada em Letras Português/Italiano, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários. Professora da rede estadual do Ceará desde 2014, atuando atualmente como técnica na Secretaria da Educação do Ceará, na Coordenadoria de Cooperação com os Municípios.

  • Raquel Almeida de Carvalho

    Técnica na Secretaria da Educação do Ceará – Seduc

     

    Experiências:

    • Guardião do Ano – EEEP Dr. Jos Alves da Silveira – Quixeramobim – CREDE 12
    • Valorização do Tempo Pedagógico no Ensino Remoto – EEEP Padre João Bosco Lima – Mauriti – CREDE 20

     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 4 – EEMTI

     

    Mediadora: Ana Paula Pequeno

    • Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000). Orientadora de célula da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (2019 – Atual). Desenvolve atividade didático-pedagógicas nas áreas de avaliação da aprendizagem e avaliação externa.

  • Ana Paula Pequeno

    COADE

     

    Experiências:

    • A BUSCA ATIVA NUMA AÇÃO COOPERATIVA – EEMTI Raimundo Tomaz – Crede 01
    • DIRETOR DE TURMA: ACOLHENDO, ACOMPANHANDO E FORTALECENDO O ENSINO REMOTO – EEMTI Antônio Vidal Malveira – Crede 10

     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 5 – EEMTI

    Mediadora: Ive Carvalho

    • Doutoranda em Linguística Aplicada e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Membro dos Grupos de Estudos em Representações, Linguagem em Trabalho, também na UFC e coautora do livro “As HQ chegam à escola”. Possui dez anos de experiência no ensino de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino.

  • Ive Carvalho

    Articuladora COETI

     

    Mediadora: Elis Denise Lélis dos Santos.

    • Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará , Especialista em Estudos Literários e Culturais Universidade Federal do Ceará, Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará e Graduanda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará . Atualmente é Superintendente Central na Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (COADE).

  • Elis Denise Lélis dos Santos

    Superintendente COADE

     

    Experiências:

    • A BUSCA ATIVA NUMA AÇÃO COOPERATIVA – EEMTI Raimundo Tomaz – Crede 01
    • DIRETOR DE TURMA: ACOLHENDO, ACOMPANHANDO E FORTALECENDO O ENSINO REMOTO – EEMTI Antônio Vidal Malveira – Crede 10

     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 6 – EEMTI

    Mediadora: Maria Socorro Braga Silva.

    • Assistente Técnica CEDTI, na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar – COETI. Graduada em Biologia e Química (UVA), Especialista no ensino de Biologia e Química (UFB) e Especialista em Gestão Pública pela UECE. Possui 14 anos de experiência no ensino e gestão da rede estadual.

  • Maria Socorro Braga Silva

    Assistente Técnica CEDTI

     

    Mediador: Jefrei Almeida Rocha.

    • Assistente Técnico CEDTI, na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar COETI, Mestre em Informática Educativa (UECE), Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (FAERPI), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIATENEU), Graduado em Letras (UECE), Graduando em Direito (UNINASSAU). Professor, escritor e pesquisador, membro dos grupos de pesquisa EDIPOS (UNIFOR) e GIPEE (IFCE). Professor com mais de 20 anos de experiência em instituições privadas e na rede pública.

  • Jefrei Almeida Rocha

    Assistente Técnico CEDTI

     

    Experiências:

    • CLUBE DE LEITURA – EEMTI Gov. César Cals – Crede 12
    • I GINCAWEB MT – EEMTI Maria Thomásia – Sefor 03

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 7 – EEMTI

    Mediadora: Maria Cristiane Lopes da Silva.

    • Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Subcoordenadora da Linha de Pesquisa Participação Social e Práticas da Não Violência (COVIO/UECE). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Atualmente é Superintendente Central na Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para resultados de Aprendizagem (COADE).

  • Maria Cristiane Lopes da Silva

    Assistente Técnica CEDTI

     

    Experiências:

    • CLUBE DE LEITURA – EEMTI Gov. César Cals – Crede 12
    • I GINCAWEB MT – EEMTI Maria Thomásia – Sefor 03

     
     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 8 – CCI

    Mediadora: Dione Benevides de Magalhães.

    • Graduada em Letras – Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará e Especialista no Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Farias Brito. Concludente da especialização em Gestão Educacional pela Universidade Vale do Acaraú. Professora da rede pública de ensino do Estado do Ceará e atualmente é Orientadora da Célula de Educação Complementar (CEDEC), na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar (COETI).
  • Dione Benevides de Magalhães

    Orientadora da CEDEC

     

    Mediador: Newton Malveira Freire.

    • Assistente técnico, Seduc – CEDEC/COETI- na Célula de Educação Complementar (CEDEC) da Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar (COETI). Bacharel e Licenciado em Sociologia (UNIFOR), Especialista em Sociologia (FFB) e Mestrando em Ensino de Sociologia (ProfSocio – UFC).

  • Newton Malveira Freire

    Assistente Técnico da CEDEC/COETI

     

    Experiências:

    • Ensino remoto emergencial: desafios e práticas exitosas no ensino de línguas” – Prof. Ms.Yuri Santos Monteiro.CCI Unidade Conjunto-Ceará.
      RESUMO: Na segunda metade do mês de março de 2020, o governo do Estado do Ceará considerou o aumento do número de casos suspeitos e a confirmação de casos de contaminação pela COVID-19. Com isso, objetivando o enfrentamento e a contenção da disseminação da doença, foi decretado à suspensão de atividades educacionais presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino público. (DECRETO n.33.510 Art. 3º, Inciso III). Sendo assim, professores, gestores e alunos se depararam com uma nova realidade, uma mudança abrupta e instantânea do ensino presencial para o remoto. A apresentação tem por objetivo compartilhar experiências positivas, bem como desafios durante as aulas de Inglês, em um dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), no que tange ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira. Será compartilhada também, uma análise da efetiva aprendizagem e engajamento dos alunos nas atividades desenvolvidas e propostas pelo professor. Os dados foram coletados através de observações em sala de aula virtual e quizzes sobre a temática ou o conteúdo abordado. Diante disso, conclui-se que o uso de tecnologias no contexto educacional fomenta um campo fértil de boas práticas pedagógicas, das quais docentes e discentes se beneficiam de maneira exponencial. Vale ressaltar, que muitas dessas práticas podem beneficiar reflexões sobre estratégias que também poderiam ser utilizadas no Ensino Híbrido.
    • “A utilização pedagógica das redes sociais em tempos de pandemia” – FRANCISCO ANDRÉ DA SILVA PROFESSOR DO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS DE IGUATU.
      Num cenário de pandemia ao qual o único meio de alcançar o nosso aluno é a modalidade de ensino por aulas remotas, a todo momento devemos nos reinventar para manter o foco na aprendizagem. O uso das tecnologias da informação e comunicação e do uso de dispositivos móveis e da produção textual de gêneros digitais, neste caso, especificamente, das redes sociais, pode funcionar como elementos potencializadores nesse processo. No Centro Cearense de Idiomas, utilizo a abordagem comunicativa através das informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis. É através dessa nova abordagem eu atinjo o conhecimento de mundo do meu aluno, e assim, além de favorecer a interação alunos-alunos, alunos-professor, também o uso de mídias diversas favorecem a assimilação e proporcionam o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem. Com a produção de memes, quizzes e atividades de interação dentro das redes sociais, é possível ir além do normal que conhecemos.

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 8 – REGULARES/MILITARES

    Mediadora: Vagna Brito de Lima.

    • Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho, em Portugal. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED).

  • Vagna Brito de Lima

    Coordenadora da CODED

     

    Mediadora: Edite Maria Lopes Lourenço.

    • Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Ciências Marinhas Tropicais – Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará e atualmente exerce a função de orientadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED).
  • Edite Maria Lopes Lourenço

    Orientadora CODED

     

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 9 – REGULARES/MILITARES

    Mediadora: Karine Pinheiro de Souza.

    • Pós-doc em Ciências Sociais, Políticas e do Território pela Universidade de Aveiro.. Doutora em Ciências da Educação com especialidade em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora da rede pública estadual de ensino. Assistente técnica na CODED/CED.
  • Karine Pinheiro de Souza

    Assistente técnica na CODED

     

    Mediadora: Jacqueline Moraes

    • Assessora Técnica da CODED. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo
      (USP).

  • Vagna Brito de Lima

    Coordenadora da CODED

     

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 10 – REGULARES/MILITARES

    Mediadora: Régia Maria Carvalho Xavier.

    • Tem formação inicial em Pedagogia e Especialização em Magistério do 1º Grau pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Acadêmica honorária da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras, Cadeira Nº 21. É professora da rede Pública Estadual do Ceará, atua como articuladora da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (COADE).
  • Régia Maria Carvalho Xavier

    Articuladora da COADE

     

    Mediador: Yvan Viana.

    • Superintendente Central. Especialista em em Desenvolvimento Sustentável do Semi Árido e Educação do Campo (UFC). Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.


  • Yvan Viana

    Professor

     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 11 – REGULARES/MILITARES

    Mediadora: Iane Nobre.

    • Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio COGEM/SEDUC. Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade Interamericana, em Assunção (Paraguai); especialista em Coordenação Pedagógica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciada em Língua Portuguesa.
  • Iane Nobre

    Coordenadora da COGEM

     

    Mediador: Wilson Rocha.

    • Articulador da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (COGEM/SEDUC). Licenciado nas Línguas Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu (FATE).


  • Wilson Rocha

    Articulador da COGEM

     

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 12 – REGULARES/MILITARES

    Mediadora: Dóris sandra Silva Leão.

    • Assessora Técnica na Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COGEM/SEDUC). Mestre e doutora em Educação Brasileira, na linha de pesquisa Avaliação Educacional e Eixo temático Avaliação do Ensino-Aprendizagem, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Língua Portuguesa e suas Literaturas (UFC). Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará e da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

  • Dóris sandra Silva Leão

    Assessora Técnica na Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COGEM/SEDUC)

     

    Mediadora: Meirivâni Meneses de Oliveira

    • Orientadora da Célula de Currículo na Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COGEM/SEDUC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

  • Meirivâni Meneses de Oliveira

    Orientadora da Célula de Currículo na Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COGEM/SEDUC)

     

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 13 – REGULARES/MILITARES

    Mediador: Ronaldo Glauber Maia de Oliveira.

    • Assessor Técnico na Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais (Cecas) na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – Cogem/Seduc. Doutor e Mestre em Engenharia de Teleinformática, Especialista em Ensino e Prática de Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Física e em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará.
  • Ronaldo Glauber Maia de Oliveira

    Assessor Técnico na Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais (Cecas) na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – Cogem/Seduc.

     

    Mediadora: Roberta Eliane Gadelha Aleixo.

    • Técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF); Especialista em Administração Escolar (UVA), Ensino de Matemática (UECE) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF); Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática (UECE). Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará e da Rede Municipal de Fortaleza.

  • Roberta Eliane Gadelha Aleixo

    Técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC.

     

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 14 – REGULARES/MILITARES

    Mediadora: Katiany Abreu

    • Assistente Técnica da Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC.Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará; Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará; licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará.
  • Katiany Abreu

    Assistente Técnica da Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC

     

    Mediadora: Romélia Oliveira.

    • Técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará; Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará; Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Atualmente é técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Escolar, Superintendência escolar e Ressocialização de Privados de liberdade.

  • Romélia Oliveira

    Técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC.

     

     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 15 – CAMPO/EFA/QUILOMBOLA/INDÍGENA

    Mediadora: Kally Damasceno

    • Mestranda em Antropologia pela Universidade de Lisboa; Especialista em Gestão Escolar; Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará; Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Atualmente é Assessora Técnica da Educação Escolar Indígena na Coordenadoria da Diversidade de e Inclusão Educacional – CODIN/SEDUC.
  • Kally Damasceno

    Assessora Técnica da Educação Escolar Indígena na Coordenadoria da Diversidade de e Inclusão
    Educacional – CODIN/SEDUC.

     

    Mediadora: Nohemy Rezende Ibanez.

    • Professora da educação básica da rede estadual de ensino; graduada em Letras/Português/Francês, pela Uece; Mestre em Educação pela Faced/UFC, na área de educação e movimentos sociais; Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação (CEE); Coordenadora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) da Seduc/CE.

  • Nohemy Rezende Ibanez

    Professora

     

    Experiências:

    • CLUBE DE LEITURA – EEMTI Gov. César Cals – Crede 12
    • I GINCAWEB MT – EEMTI Maria Thomásia – Sefor 03

     
     

     

     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    09h

    COLÓQUIO TEMÁTICO 16 – CEJA

    Mediadora: Aparecida Prado.

    • Orientadora da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno (Cejen) da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc). Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em Ciências da Computação, pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (UECE) e Especialista em Informática (UFC). Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Experiências: Coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC, Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc), gerência de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e matemática computacional.
  • Aparecida Prado

    Orientadora da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno (Cejen) da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc).

     

    Mediadora: Liliana Castor Farias.

    • Assessora Técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem)/SEDUC. Especialista em Gestão Escolar (UDESC) e em Gestão Social (FAMETRO). Graduada em Pedagogia (UFC). Professora da rede estadual de ensino. Já teve experiências com Coordenação de Grupo de Trabalho – GT Escola Viva (SEDUC); Orientadora da Célula de Articulação Estado e Municípios (SEDUC); Coordenadora Escolar em dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

  • Liliana Castor Farias

    Assessora Técnica na Coordenadoria da Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem)/SEDUC.

     

    Experiências:

    • Ensino remoto emergencial: desafios e práticas exitosas no ensino de línguas” – Prof. Ms.Yuri Santos Monteiro.CCI Unidade Conjunto-Ceará.
      RESUMO: Na segunda metade do mês de março de 2020, o governo do Estado do Ceará considerou o aumento do número de casos suspeitos e a confirmação de casos de contaminação pela COVID-19. Com isso, objetivando o enfrentamento e a contenção da disseminação da doença, foi decretado à suspensão de atividades educacionais presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino público. (DECRETO n.33.510 Art. 3º, Inciso III). Sendo assim, professores, gestores e alunos se depararam com uma nova realidade, uma mudança abrupta e instantânea do ensino presencial para o remoto. A apresentação tem por objetivo compartilhar experiências positivas, bem como desafios durante as aulas de Inglês, em um dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), no que tange ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira. Será compartilhada também, uma análise da efetiva aprendizagem e engajamento dos alunos nas atividades desenvolvidas e propostas pelo professor. Os dados foram coletados através de observações em sala de aula virtual e quizzes sobre a temática ou o conteúdo abordado. Diante disso, conclui-se que o uso de tecnologias no contexto educacional fomenta um campo fértil de boas práticas pedagógicas, das quais docentes e discentes se beneficiam de maneira exponencial. Vale ressaltar, que muitas dessas práticas podem beneficiar reflexões sobre estratégias que também poderiam ser utilizadas no Ensino Híbrido.
    • “A utilização pedagógica das redes sociais em tempos de pandemia” – FRANCISCO ANDRÉ DA SILVA PROFESSOR DO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS DE IGUATU.
      Num cenário de pandemia ao qual o único meio de alcançar o nosso aluno é a modalidade de ensino por aulas remotas, a todo momento devemos nos reinventar para manter o foco na aprendizagem. O uso das tecnologias da informação e comunicação e do uso de dispositivos móveis e da produção textual de gêneros digitais, neste caso, especificamente, das redes sociais, pode funcionar como elementos potencializadores nesse processo. No Centro Cearense de Idiomas, utilizo a abordagem comunicativa através das informações dinâmicas e reais promovidas pelo uso dos dispositivos móveis. É através dessa nova abordagem eu atinjo o conhecimento de mundo do meu aluno, e assim, além de favorecer a interação alunos-alunos, alunos-professor, também o uso de mídias diversas favorecem a assimilação e proporcionam o contato dos alunos com informações variadas e a transformação cultural do processo de ensino e aprendizagem. Com a produção de memes, quizzes e atividades de interação dentro das redes sociais, é possível ir além do normal que conhecemos.