SETEMBRO AMARELO: CUIDADOS, VALORIZAÇÃO DA VIDA E INCLUSÃO – 28 de setembro a 02 de outubro

Dando continuidade à agenda referente à Primavera Pedagógica, que visa intensificar as ações que corroboram para a consolidação da aprendizagem, na semana de 28/09 a 02/10 será dada continuidade à pauta referente ao Setembro Amarelo, pondo em relevo as questões de saúde mental e prevenção do suicídio que envolvem as temáticas de gênero, sexualidade e comunidades tradicionais.

Além disso, será realizada uma webinar voltada para a reflexão sobre a educação inclusiva, destacando a necessidade da ressignificação das práticas escolares, com fins de transformar a escola em um ambiente que acolha as diferenças.

No âmbito da programação relacionada aos estudos domiciliares, continuaremos com as lives aulas: Redação, Espanhol e Matemática e suas tecnologias. Haverá, outrossim, uma quinta webinar para o lançamento do livro produzido pelo Instituto Unibanco.


 

28 de Setembro

Segunda-feira às 16h

Live Aula – Redação

Temática:

    • A Construção da proposta de intervenção na redação do ENEM

Professor(a) Aluízio Farias

    • Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como professor de Letras na rede pública estadual nas Escolas EEFM Doutor Gentil Barreira, EEFM Professora Adalgisa Bonfim Soares, EEMTI Professor José Maria Campos de Oliveira e Instituto de Educação do Ceará (Sefor 3), e na rede privada em Fortaleza. É autor de material didático.

Aluízio Farias

Professor de Letras na Rede Pública Estadual

29

Setembro

Terça-feira

às 14h

Webinar: Sentidos de Vida e Morte a partir das pessoas LGBT

Temática:

    • Sentidos de Vida e Morte a partir das pessoas LGBT

Mediador(a) Suely Cândido

    • Licenciada em Letras e professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Ceará – SEDUC. Atualmente está como Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma na CREDE 20, em Brejo Santo.

Suely Cândido

Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma na Crede 20

Palestrante Raissa de Almeida

    • Psicopedagoga clínica e institucional pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) Doutora e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), voluntária do Instituto Bia Dote).

Raissa de Almeida

Psicopedagoga clínica e institucional

Palestrante Tayane Sales

    • Advogada de Família. Presidente da Comissão da Diversidade do Instituto Brasileiro de Família – IBDFAM/CE. Ativista social e Lgbtqia+.

Tayane Sales

Presidente da Comissão da Diversidade do Instituto Brasileiro de Família – IBDFAM/CE

Palestrante Sidney Marques

    • Psicólogo no apoio Psicossocial da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep)/Seduc. Formações em terapia de casal e família nas abordagens sistêmica e Gestalt. Participa há mais de dez anos de grupo de convivência masculina, atualmente está com o grupo Confraria Masculina.

Sidney Marques

Psicólogo no apoio Psicossocial da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep)/Seduc

29 de Setembro

Terça-feira às 16h

Live Aula – Espanhol

Temática:

    • Los Heterosemánticos (os falsos cognatos)

Professor(a) Graziele Ferreira

    • Licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (Estácio) e Pós Graduanda em Metodologias do ensino de Português e Espanhol e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Na rede pública estadual, atua como professora de Espanhol na EEMTI Dona Maria Amélia Bezerra (Crede 19) e professora de Espanhol e Português na EEMTI Figueiredo Correia (Crede 19), em Juazeiro do Norte.

Graziele Ferreira

Professora de Espanhol na Rede Pública Estadual

30

Setembro

Quarta-feira

às 14h

Webinar – Formas de sentir e a construção das masculinidades: por que os homens tiram suas vidas?

Temática:

    • Formas de sentir e a construção das masculinidades: por que os homens tiram suas vidas?

Mediador(a) Joécio Dias

    • Militante do Movimento Negro Unificado do Ceará, Biólogo, professor da rede estadual, Técnico educacional em Educação Escolar Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais da Seduc.

Joécio Dias

Técnico educacional em Educação Escolar Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais da Seduc

Palestrante Homero Henrique

    • Doutorando e graduando em Sociologia, Mestre em Políticas Públicas, especialista em Gênero e Diversidade na escola e licenciado em Geografia.

Homero Henrique

Doutorando e graduando em Sociologia

30 de Setembro

Quarta-feira às 16h

Live Aula Enem Mix

Temática:

    • Análise da
      prova de Matemática no ENEM 2019 e apostas para a edição 2020.
      Desvendando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), usando-a ao favor do
      aluno.

Professor(a) Ângelo Victor

    • Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor de Matemática com 23 anos de experiência de preparação em cursos pré-vestibulares.

Ângelo Victor

Professor de Matemática

Professor(a) Fábio Frota

    • Mestrando em Educação pela Universidade de Lisboa (Ulisboa), graduado em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor de Matemática com 24 anos de experiência de preparação em cursos pré-vestibulares.

Fábio Frota

Professor de Matemática

01

Outubro

Quinta-feira

às 14h

Webinar: A Escola Inclusiva e o Acolhimento das Diferenças

Temática:

    • A Escola Inclusiva e o Acolhimento das Diferenças

Mediador(a) Iêda Pires

    • Filósofa, Doutora em Ciências da Educação – Paris V – Sorbonne.
      Pós-Doutora pela Universidade de Montreal sobre prevenção da violência
      na Primeira Infância. Fez parte durante 4 anos de um grupo de Estudo
      Europeu sobre a Inclusão. Foi professora por 5 anos no curso de pós
      graduação sobre a Inclusão na UECE com a disciplina Inclusão e Família.
      Estuda a temática da Educação Infantil e a primeira infância por mais de
      30 anos, fazendo parte de comitês e fóruns que defendem os direitos das
      crianças.

Iêda Pires

Técnica CADIN/COEPS

Palestrante Aline Lourenço

    • Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela UFC e Bacharelado em Direito pela Unifor. Especialista em Psicopedagogia e Direito e Processo Tributário. Mestranda em Ciências da Educação. Professora efetiva da rede estadual do Ceará, atualmente Superintendente Escolar na Sefor 2, com atuação na área da Educação Especial e Advogada.

Aline Lourenço

Superintendente Escolar (Sefor 02)

Palestrante Rita Vieira

    • Professora titular (aposentada) da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia – Université Laval, Quebec, Canadá (1995). Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar. Agraciada com a medalha Paulo Freire pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Rita Vieira

Pesquisadora da Educação Inclusiva

01 de Outubro

Quinta-feira às 16h

Live Aula – Matemática

Temática:

    • Qual é a PROBABILIDADE? Vamos juntos aumentar sua chance de passar no ENEM!

Professor(a) Johnantan Gonsalves

    • Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Mestrando em Matemática pelo PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na rede pública estadual, atua como professor de Matemática da Escola Estadual de Educação Profissional EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa (Crede 4), em Camocim.

Johnantan Gonsalves

Professor de Matemática da Escola Estadual de Educação Profissional EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa (Crede 4)

02

Outubro

Sexta-feira

às 16h

Webinar: Diálogos Educacionais

Temática:

    • Vida e morte na cosmovisão dos povos tradicionais

Mediador(a) Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc-Ce. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc-Ce

Convidado(a) Marleide Nascimento

    • Mulher negra, preta, quilombola, Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social – Cras. Quilombola da Comunidade Quilombola de Alto Alegre e do Núcleo de Promoção da Política de Igualdade Racial do município de Horizonte.

Marleide Nascimento

Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social – Cras

Convidado(a) Ogan Leno Farias

    • Ogan do Ilê Axé Omindá; Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará no biênio 2019/2020; Coordenador Nacional de Cultura da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU e da REMA – Rede de Matriz Africana; Membro do Coletivo Cultural de Matriz Africana IBILÉ e da Associação Afro-brasileira de Cultura ALAGBA; Em 2012 foi Coordenador Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO) e da Célula de Saúde da População Negra de Fortaleza.

Ogan Leno Farias

Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará no biênio 2019/2020

Convidado(a) Cleiciano Tremembé

    • Professor Coordenador na Escola Indígena Tremembé de Queimadas, Acaraú. Licenciado em História pelo Inta. Formado no curso do Magistério Indígena pela Seduc e estudante de Pedagogia Intercultural pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

Cleiciano Tremembé

Professor Coordenador na Escola Indígena Tremembé de Queimadas, Acaraú