
INSCRIÇÕES: 26/03 a 02/06
REALIZAÇÃO: 26/03 a 24/06
PÚBLICO – ALVO
Professores e funcionários da rede estadual e municipal, além de membros da comunidade e de outras instituições
DESCRIÇÃO
O presente curso faz uma introdução de forma prática ao curso “Cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet”, fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a SaferNet Brasil, com 10 horas e disponível na plataforma Escolas Conectadas. Na formação introdutória, o cursista encontrará exemplos de ações concretas que podem ser adotadas com seus alunos para que façam um uso positivo, saudável e seguro das redes digitais. São abordados temas como direitos e deveres na Internet, conexões com a BNCC, habilidades informacionais, Cyberbullying, contranarrativas e combate à intolerância. Busca-se, assim, fortalecer condutas conscientes, responsáveis e solidárias, inspirando a civilidade e a convivência gentil no mundo físico e no mundo digital.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
A partir do curso, espera-se que o educador:
● empreenda ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line;
● disponha de recursos e inspirações para abordar, conforme a sua área de conhecimento e em projetos interdisciplinares, tópicos como cidadania, habilidades informacionais, responsabilidade e autonomia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Cidadania digital que queremos na escola
Como promover entre os estudantes um uso positivo e saudável das redes? E como tornar todo processo de convivência, no mundo físico e no mundo digital, seguro, respeitoso e gentil? O tópico 1 apresenta o convite para uma jornada por exemplos e inspirações.
2. A Internet na vida dos estudantes: como desenvolver habilidades informacionais?
As pesquisas e a experiência cotidiana evidenciam a presença cada vez mais intensa da Internet na vida de crianças e jovens. O tópico 2 aborda estratégias para ajudá-los a identificar o que sabem e o que precisam aprender sobre o mundo digital.
3. Combatendo o cyberbullying
O que é cyberbullying? Como diferenciá-lo de “brincadeiras” on-line? Que ações você e sua escola podem desenvolver para prevenir e combater esse problema? O tópico 3 propõe alguns encaminhamentos.
4. Contranarrativas: criatividade para enfrentar discursos de ódio
O protagonismo dos estudantes pode se materializar em peças e histórias nos mais diversos formatos para combater o ódio, a intolerância e o preconceito. No tópico 4, são analisadas oportunidades com esse enfoque.
5. Direitos, deveres e conexões com a BNCC
No tópico 5, são discutidas possibilidades para conectar as ideias de direitos, deveres e segurança on-line com propostas pedagógicas diversas, percorrendo áreas e componentes curriculares.
INSTITUIÇÃO OFERTANTE
Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.
LINK PARA INSCRIÇÃO