
INSCRIÇÕES: 26/03 a 02/06
REALIZAÇÃO: 26/03 a 24/06
PÚBLICO – ALVO
Professores e funcionários da rede estadual e municipal, além de membros da comunidade e de outras instituições
DESCRIÇÃO
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel dos professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645? Essas questões, essenciais à escola e à sociedade, são abordadas no curso “Escola para todos: promovendo uma educação antirracista” e na publicação digital homônima, ambos produzidos pelas professoras Carolina e Fernanda Chagas Schneider para o projeto “Escolas Conectadas”. Aqui, você tem a oportunidade de realizar uma jornada prática e introdutória ao tema, navegando por grandes eixos e por planos de aula elaborados por docentes da Educação Básica de todo o Brasil. As propostas buscam materializar ações de combate ao racismo e de apoio à constituição sadia das identidades dos nossos estudantes.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
A partir do curso, espera-se que o educador:
● tenha condições de avaliar se a própria escola efetiva uma educação antirracista ou se aproxima-se de uma perspectiva etnocêntrica;
● implemente a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em sua sala de aula;
● compreenda e aplique o conceito de ambiência racial para a diversidade;
● sensibilize o olhar para as situações de sala de aula em que o racismo se manifesta, propondo abordagens pedagógicas transformadoras com foco no combate à discriminação e no respeito às diferenças.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Ponto de partida
Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? Qual é o papel dos professores para garantir a efetivação das Leis nº 10.639 e 11.645? Aqui, vamos discutir questões disparadoras para o seu percurso.
2. Webinar Educação Antirracista e live com Conceição Evaristo
Assista à live que lançou a publicação “Escola para todos: promovendo uma educação antirracista”, com a ilustre presença de Conceição Evaristo, e ao webinar especialmente preparado para este itinerário.
3. Conceitos básicos
Para dar sequência à discussão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), elucidaremos alguns conceitos que circundam a temática antirracista.
4. Planos de aula
Como podemos implementar a ERER em nossas salas de aula? Vamos compreender a potencialidade do plano de aula como uma estratégia de efetivação de uma educação plural.
5. Estética
A estética é de grande importância para pessoas afrodescendentes e indígenas na medida em que é pela estética que negros e indígenas são identificados e reafirmam sua identidade racial. Por isso, dedicamos esta seção à temática.
6. Identidade
A identidade é o conjunto das características que nos definem. O fortalecimento da identidade, o reconhecimento positivo da ancestralidade e a afirmação do próprio pertencimento racial podem e devem ser apoiados pela escola. Vamos analisar como?
7. Representatividade
A representatividade democratiza a valorização da história, da cultura e das contribuições das diferentes etnias. É, portanto, um dos pontos centrais a serem observados em práticas pedagógicas antirracistas. Conheceremos estratégias com esse enfoque.
INSTITUIÇÃO OFERTANTE
Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.
LINK PARA INSCRIÇÃO