INSCRIÇÕES: 26/03 a 02/06
REALIZAÇÃO: 26/03 a 24/06

 

  • PÚBLICO – ALVO

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    Professores e funcionários da rede estadual e municipal, além de membros da comunidade e de outras instituições.

     

  • DESCRIÇÃO

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    O que é Educação Inclusiva? Qual a forma mais adequada para se referir ao público-alvo da Educação Especial? Como promover a inclusão em sala de aula? Acolher e fortalecer a diversidade humana são premissas da escola inclusiva. Neste curso, você irá revisar conceitos, consolidar práticas e pensar em estratégias para tornar o ambiente escolar mais acessível. Abordaremos temas como denominações apropriadas, visão relacional sobre a deficiência, dimensões da acessibilidade, tecnologias assistivas e Desenho Universal para a Aprendizagem.

     

    O objetivo é ajudar o professor a responder aos desafios e a identificar as potencialidades do contexto inclusivo, por meio de inspirações para que todos os estudantes possam exercer plenamente seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

     

  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

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    A partir do curso, espera-se que o educador:
     
    ● compreenda o conceito de acessibilidade e consiga identificar suas dimensões;
     
    ●compreenda o conceito de Design Universal para a Aprendizagem e suas possibilidades de apoio ao desenvolvimento de cada estudante;
     
    ● sinta-se capaz de analisar seu ambiente escolar e pensar em estratégias para torná-lo mais acessível;
     
    ● sinta-se capaz de iniciar um planejamento orientado pela perspectiva inclusiva em sua dimensão social, com foco na equidade;
     
    ● compreenda o papel das tecnologias assistivas e se sinta confortável para abordá-las com os estudantes, mobilizando algumas criações.
     

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

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    1. Não é apenas semântica: “Pessoas com Deficiência” – a forma mais adequada para se referir ao público-alvo da Educação Especial

    O primeiro tópico da nossa formação mobiliza conceitos fundamentais do campo inclusivo, além de orientar sobre as denominações apropriadas, amparadas pela legislação nacional.

     

    2. A dimensão social: prioridade na conceituação de quem são as pessoas com deficiência

    O que é deficiência? Como identificá-la? No segundo tópico, uma nova visão sobre a deficiência é apresentada, situada na desvantagem que decorre da relação entre pessoas e barreiras socioambientais, devendo o meio se adaptar para suprir as demandas da diversidade humana.

     

    3. Estamos criando um ambiente acessível?

    Com o reconhecimento da diversidade humana e de suas formas de se relacionar com o mundo, passamos a ter como grande objetivo assegurar que todos exerçam seus direitos e liberdades sem impedimentos. O conceito de acessibilidade surge com essa proposição. O terceiro tópico da formação é dedicado a examiná-lo sob diferentes perspectivas: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, atitudinal e tecnológica.

     

    4. Tecnologias assistivas e Desenho Universal para a Aprendizagem

    Neste tópico, propomos a análise das conexões entre as tecnologias assistivas e os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, fundamentais para ampliar a autonomia das pessoas com deficiência e as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante.

     

    5. Juntos(as) para promover a inclusão

    Para que você possa analisar o seu próprio ambiente escolar e pensar em estratégias para torná-lo mais acessível, trazemos, no tópico final da formação, mais inspirações para práticas pedagógicas inclusivas, tomando por base as dimensões da acessibilidade discutidas no tópico 3.

     

  • INSTITUIÇÃO OFERTANTE

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    Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.

     

  • LINK PARA INSCRIÇÃO

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