INSCRIÇÕES: 26/03 a 02/06
REALIZAÇÃO: 26/03 a 24/06

 

  • PÚBLICO – ALVO

  •  

    Professores e funcionários da rede estadual e municipal, além de membros da comunidade e de outras instituições

     

  • DESCRIÇÃO

  •  

    O que é pensamento computacional? Seu desenvolvimento exige o uso de computadores? E da internet? Ele se relaciona só com a Matemática? O que diz a BNCC? Essas e outras perguntas guiam a jornada prática e introdutória sobre o pensamento computacional, conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Navegue por artigos, vídeos e apresentações para se familiarizar com a temática de forma lúdica e “mão na massa”.

     

  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  •  

    A partir do curso, espera-se que o educador:
     
    ● compreenda o conceito de pensamento computacional e seus quatro pilares;
     
    ● reconheça a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
     
    ● entenda como aplicar a abordagem nas suas práticas pedagógicas e disponha de recursos para iniciar esse processo.
     

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  •  

    1. Desafio dos pilares
    Comece a jornada com um divertido jogo digital. Na sequência do percurso, você descobrirá como produzir o seu.
     
    2. Pensamento computacional precisa de computador?
    Acesse o segundo tópico da formação para encontrar a resposta.
     
    3. Aplicando ao dia a dia
    Saiba quais são os quatro pilares do pensamento computacional, que praticamos a todo tempo, nos contextos mais variados.
     
    4. Por que é importante?
    Explore a riqueza de conexões propiciadas pela abordagem do pensamento computacional nas diferentes áreas do conhecimento.
     
    5. Mão na massa
    Agora, que tal experimentar? Conheça planos de aula para introduzir a lógica da programação e mobilizar o pensamento computacional dos seus alunos.
     
    6. Quem ganha?
    Produzir jogos é uma forma promissora de desenvolver o pensamento computacional. Ao criarmos jogos com os estudantes, todos ganhamos! Veja como dar os primeiros passos.
     
    7. Para seguir aprendendo
    Na etapa final da jornada, trazemos indicações para você continuar aprendendo, inclusive com os desafios.
     

  • INSTITUIÇÃO OFERTANTE

  •  

    Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.

     

  • LINK PARA INSCRIÇÃO

  •