INCRIÇÕES ABERTAS!
22 DE AGOSTO a 30 DE SETEMBRO DE 2025

 

  • BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO

É uma iniciativa do Instituto Unibanco para aprofundar seus conhecimentos sobre a metodologia do trabalho em grupos colaborativos com foco na recomposição das aprendizagens em Matemática dos estudantes do Ensino Médio.

 

  • CARGA HORÁRIA

8h/a

 

  • OBJETIVOS

Geral: Ao final do curso, é esperado que os profissionais da escola sejam capazes de implementar estratégias pedagógicas voltadas à personalização do ensino e recomposição de aprendizagens, utilizando o trabalho em grupo, práticas colaborativas e ferramentas de acompanhamento da evolução dos estudantes, de forma a promover a aprendizagem e a redução das desigualdades.

 

Específicos:
– Compreender a função pedagógica da avaliação diagnóstica no processo de ensino-aprendizagem.
– Relacionar o processo da avaliação diagnóstica com estratégias de personalização do ensino, visando atender às diferentes necessidades dos estudantes.
– Reconhecer a importância do trabalho em grupo como estratégia pedagógica para a recomposição das aprendizagens.
– Estabelecer contato com práticas pedagógicas concretas para a implementação do trabalho em grupo.
– Entender quais são os ganhos potenciais do trabalho em grupos com níveis de desempenho próximos, considerando a personalização do ensino e a recomposição das aprendizagens.
– Conhecer o passo a passo para a implementação do projeto.

 

  • METODOLOGIA

Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.

 

  • PÚBLICO-ALVO

É voltado para Professores da rede pública estadual.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • CONTEÚDO DO CURSO

  • O curso está organizado em três módulos, cada um com objetivos de aprendizagem específicos que se complementam. Juntos, eles formam um mosaico de informações que induzem à construção de novos conhecimentos sobre como desenvolver boas propostas de aprendizagem em grupo com os estudantes.

 

  • INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO

  • O certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 15 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 7,0.