NO MOMENTO, NÃO HÁ TURMAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTE CURSO.

 

  • BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO

O Curso Práticas Metodológicas no Ensino de História apresenta conceitos teóricos e práticos, os quais viabilizam uma maior facilidade do processo de ensino de História nas salas de aula, dispondo de debates diversos, que incitam os/as estudantes a se sentirem pertencentes e, consequentemente, próximos/as às suas respectivas histórias. Usufruindo de figuras renomadas na área, como Michel de Certeau e Le Goff, o Curso é uma oportunidade única para aprimorar competências e contribuir com a formação de cidadãos/ãs críticos/as e engajados/as com a história e a sociedade nas quais vivem.

 

  • CARGA HORÁRIA

20 h/a

 

  • EMENTA

Módulo I – Teoria da história: conceitos e possibilidades para a educação escolar;
Módulo II – História, ensino e pesquisa;
Módulo III – O que podemos entender por história local;
Módulo IV – Sobre o conceito de patrimônio: cultura material e imaterial.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

  • OBJETIVOS

Geral:
Desenvolver competências e habilidades para o aperfeiçoamento da prática dos/as professores/as lotados/as no Centro de Multimeios, focando na gestão da informação, otimizando as ações curriculares com o intuito de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos/as estudantes.
 

Específicos:
-Refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida no Centro de Multimeios, identificando desafios e oportunidades de melhoria;
-Promover o uso eficaz de sistemas on-line e ferramentas tecnológicas para a gestão da informação e das práticas educacionais;
-Desenvolver estratégias para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no incentivo à leitura e à escrita;
-Capacitar os/as participantes para realizar uma gestão eficiente das atividades e recursos do Centro de Multimeios, visando a otimização das ações curriculares; e
-Fortalecer as competências de gestão educacional para aprimorar a contribuição do Centro de Multimeios no processo de ensino e aprendizagem.

 

  • METODOLOGIA

Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.

 

  • PÚBLICO-ALVO

  • Professores/as

  • Comunidade

 

    • INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO

    • O certificado será disponibilizado 15 dias após a conclusão de todas as atividades e avaliações, desde que o/a participante obtenha uma média igual ou superior a 7,0.