Cursos Autoinstrucionais MOOC – Professores

 

 

Esta formação tem como objetivo dialogar sobre as perspectivas para a educação no século XXI, com vistas a refletir sobre os desafios que se manifestam na realidade escolar, e, sobretudo, no contexto de ensino e aprendizagem das áreas de conhecimento.

 

O conteúdo abordará as seguintes temáticas:

 

1. Conceito de educação integral na contemporaneidade.

2. Abordagem didático-pedagógica baseada no ensino para o desenvolvimento de competências.

3. As competências socioemocionais como elemento base para uma aprendizagem significativa e efetiva.

4. Metodologias ativas: conceito e práticas de ensino e aprendizagem.

 

 

 

 

Esta formação possui carga horária de 120h/a e tem por objetivo proporcionar a compreensão das metodologias específicas da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como desenvolver as competências e habilidades inerentes à prática da tutoria.

 

 


 

Esta formação possui carga horária de 120h/a e tem por objetivo auxiliar a/o professora/o de Língua Portuguesa do ensino médio na tarefa de tornar suas/seus alunas/os competentes leitoras/es e produtoras/es de texto por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

 

 


 

Esta formação possui carga horária de 120h/a e tem por objetivo fortalecer as práticas didáticas e metodológicas do ensino de Matemática, com o intuito de gerar um ambiente educacional que promova uma aprendizagem dinâmica, significativa e equânime.

 

 

 

Este curso possui carga horária de 25h/a e tem por objetivo possibilitar uma formação sobre as funcionalidades do Google Classroom e suas utilizações como suporte para a proposição de atividades didático-pedagógicas, além de acompanhamento das suas resoluções e realizações pelas/os estudantes.
O curso também apresentará algumas sugestões para que a/o professora/or possa planejar suas aulas de modo interativo e participativo.

 

 

 

Este curso possui carga horária de 25h/a e tem por objetivo proporcionar um momento de leituras, discussões e reflexões acerca da educação híbrida, visando o desenvolvimento de uma prática educativa crítica e interativa.

O curso oferecerá uma formação direcionada à compreensão da Educação Híbrida numa perspectiva teórica e epistemológica crítica (surgimento, compreensões, utilizações), bem como apresentará a concepção de educação cearense que vem se construindo no âmbito da rede de ensino estadual do Ceará.

 

 

Este curso possui carga horária de 20h/a e tem por objetivo o apoio na consolidação de práticas pedagógicas, por meio da elaboração e compartilhamento de materiais pedagógicos, estudos, formações e outras ações que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e professores da rede estadual do Ceará.