A Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), em conformidade com as necessidades educacionais e a conjuntura atual, tendo em vista colaborar com a aprendizagem das(os) estudantes e o trabalho docente, dispõe de cursos autoinstrucionais na modalidade Massive Open On-line Course (MOOC). Dessa forma, as/os cursistas têm a autonomia de gerenciar o tempo, o espaço e a realização das atividades. As formações são destinadas para as(os) estudantes e professoras(es) em geral, estando abertas à comunidade escolar e às(aos) demais interessadas(os).

 

As inscrições são realizadas via Sistema de Inscrição e Cerficação (SIC) da Coded/CED. Em caso de primeiro acesso ao sistema, as/os participantes devem realizar cadastro. Estimam-se entre 100h/a a 120h/a de trabalho ao longo de dois (2) meses para cada curso ofertado, considerando o público ao qual se destina (estudante ou profissional da educação). No entanto, o número de horas dedicadas à formação dependerá da motivação e disponibilidade de cada participante e do domínio dos conteúdos abordados, entre outros fatores.

 

Os cursos ocorrem na modalidade de Educação a Distância (EaD), 100% on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED). Dentro da plataforma, a(o) cursista tem acesso aos conteúdos, às atividades e aos materiais de apoio.

 

A avaliação é realizada em função do acesso e da participação nas atividades propostas (leitura dos textos, visualização dos vídeos e realização dos questionários). É considerada(o) aprovada(o), a(o) cursista que realizar, de maneira satisfatória, todas as atividades recomendadas.

A obtenção do certificado está sujeita a uma classificação final igual ou superior a 70% de aproveitamento, sendo que, para a mesma, contam todos os elementos de avaliação citados anteriormente.