• EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS
  •  

  • TEMA CENTRAL: “A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas.”
  •  

  • DATA: 09 de junho de 2025

  •  

  • LOCAL: Auditório TRE-Rua Dr. Pontes Neto 800 – Eng. Luciano Cavalcante – Fortaleza/CE – CEP 60813-600

  •  

     
    ● Nota: O Congresso terá continuidade para apresentação de trabalhos pelos participantes, em sessão a realizar no dia seis do mês de agosto de 2025, na modalidade Ead.
     

  • A Comissão Organizadora do III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade torna pública a Chamada de Trabalhos Acadêmico-Científicos que farão parte dos Anais do respectivo Congresso com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências, pesquisas e práticas relacionadas à temática da Educação Inclusiva, Intergeracionalidade, Educação Sensível e Responsabilidade Social.

  •  

  • Os resumos serão publicados nas revistas Id on Line-Revista Multidisciplinar e de Psicologia, e na Amadeus International Multidiciplinary Journal, de acordo com os Eixos Temáticos indicados nas informações do Congresso.

  •  

  • 1. PÚBLICO-ALVO

  •  

     
    ● Pesquisadores(as), docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais da educação, movimentos sociais, técnicos e demais interessados nas áreas temáticas do evento.
     

  • 2. EIXOS TEMÁTICOS

  •  

     
    Os trabalhos devem estar relacionados a um dos seguintes eixos:
     
    ● Educação Sensível:
    -Práticas pedagógicas que promovam uma abordagem que valorize a afetividade, empatia, o cuidado e a atenção às necessidades emocionais e sociais dos estudantes na sua formação integral
    -Desafios e oportunidades para a construção de ambientes sensíveis e acolhedores.
    -A Educação como Instrumento de resolução de conflitos, mediação e construção da Paz e da Justiça.
     
    ● Educação Inclusiva:
    -Políticas públicas e práticas educacionais inclusivas.
    -A integração de alunos com diferentes necessidades e realidades sociais.
    -Tecnologia assistiva e inovação na educação inclusiva.
     
    ● Intergeracionalidade e Educação:
    -Projetos intergeracionais inovadores no contexto educacional e experiências de sucesso como ferramenta de inclusão social.
    -O impacto da troca de saberes entre diferentes faixas etárias:desafios e soluções para integrar diferentes gerações no processo educacional.
    -As políticas públicas do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos.
     
    ● Responsabilidade Social na Educação:
    -O papel das instituições de ensino na formação de cidadãos críticos e responsáveis.
    -Parcerias e práticas sociais que envolvem a educação para o Desenvolvimento Sustentável. .
    -A responsabilidade das instituições educacionais no desenvolvimento de sociedades justas e equitativas com foco na Agenda 2030.
     

  • 3. NORMAS PARA SUBMISSÃO: resumo

  •  

    ● Os participantes podem submeter trabalhos nas seguintes modalidades de: Apresentação de Banner e Comunicação Oral;
     
    ● Cada autor/a poderá submeter até 01 trabalho, podendo haver até 03 co-autores(as) por trabalho (incluindo orientador/a, se houver).
     
    ● Em ambas as modalidades os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, que deverão ter no mínimo 925 e no máximo 1850 caracteres, contendo: introdução, objetivos, metodologia (se aplicável), resultados esperados/obtidos, conclusões e referências bibliográficas.
     
    ● O texto deve ser redigido em português ou espanhol.
     
    ● O envio deverá ser feito por meio do Sistema de Inscrição e Certificação – SIC/CED com o prazo para submissão de Banner até o dia 07 de junho de 2025. A apresentação do Banner será no dia 09 de junho de 2025. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento.
     
    ● Para os trabalhos submetidos para Comunicação Oral, o prazo para envio dos resumos será até 15 de julho de 2025 e a apresentação acontecerá no dia 06 de agosto de 2025, de forma síncrona, via meet, por meio da CODED-CED. Serão enviados posteriormente, e-mails com as informações para a Comunicação Oral. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento.
     

  • 4. FORMATO DO BANNER (POSTERS)

  •  

    ● Tamanho: 0,90m de largura x 1,20m de altura
     
    ● Material: lona ou papel em suporte rígido
     
    ● Elementos obrigatórios: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição de vínculo, e-mail de contato e logotipo do evento (a ser fornecido), conforme Template a ser divulgado.
     
    ● O banner deverá ser fixado pelos próprios autores no local e horário indicados pela organização.
     
    ● As apresentações devem estar no template disponível na página do evento.
     

  • 5. AVALIAÇÃO E RESULTADO

  •  

    ● Os resumos serão avaliados por pareceristas ad hoc indicados pela Comissão Científica.
     
    ● Os critérios de avaliação incluem: pertinência ao tema, clareza, originalidade, consistência metodológica e relevância.
     
    ● O resultado dos trabalhos aprovados para apresentação em Banner estarão disponíveis no SIC/CED até o dia 05 de junho de 2025.
     
    ● O resultado dos trabalhos aprovados para Comunicação Oral estarão disponíveis no SIC/CED até o dia 31 de julho de 2025.
     

  • 6. DIA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  •  

     
    ● Apresentação presencial em Banner – No dia 09/06, conforme programação.
     
    ● Comunicação Oral, acontecerá online, no dia 06 de Agosto de 2025.
     

       

    • 7. CERTIFICAÇÃO

    •  

       
      ● Será emitido certificado de apresentação para os/as autores/as que apresentarem trabalho, tanto na modalidade Banner, quanto na Comunicação Oral. A certificação será de 16h, sendo 8h presenciais e 8h a distância.
       

    • 8. DISPOSIÇÕES FINAIS

    •  

       
      ● A inscrição no evento é gratuita, mas é obrigatória para todos os participantes e para os/as autores/as que submeterão seus trabalhos.
       
      ● Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

       
      ● A inscrição no evento é gratuita, mas é obrigatória para todos os participantes e para os/as autores/as que submeterão seus trabalhos.
       

      Dúvidas e informações:

      E-mail: coloquioiberoamericanoeducasen@gmail.com