- LANÇAMENTO – DIRETRIZES – SEMINÁRIO DOCENTES 2025
-
FIQUE POR DENTRO! ACESSE AGORA AS DIRETRIZES DO SEMINÁRIO DOCENTES 2025.
INSCRIÇÕES: 24 de junho a 10 de agosto
REALIZAÇÃO: 09, 10 e 11 de setembro
DIRETRIZES DO SEMINÁRIO DOCENTES 2025: “A EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES DOCENTES”
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), realizará o Seminário DoCEntes 2025, com o tema “A Educação na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: contribuições dos Saberes Docentes”. O evento será presencial, na cidade de Fortaleza, e acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2025.
1. APRESENTAÇÃO
O Seminário DoCEntes é um evento acadêmico que acontece anualmente e tem o objetivo de proporcionar aos/às professores/as e gestores/as da rede pública estadual de ensino a discussão de temas essenciais à promoção da educação cearense, articulados às demandas globais. Por meio de palestras, apresentação de trabalhos, atrações artístico-culturais, entre outras atividades educativas, o evento promove a socialização de saberes docentes entre os/as profissionais da educação cearense.
Em 2025, o Seminário propõe ampliar as discussões acerca da prática pedagógica que vem sendo desenvolvida pela escola, destacando os debates sobre meio ambiente e emergência climática. É notório que a crise ambiental das últimas décadas tem afetado ecossistemas, economias e a qualidade de vida global, culminando em uma emergência climática sem precedentes na história. Em entrevista, o estudioso da crise climática Noam Chomsky afirma que:
O aquecimento global é uma ameaça existencial. Se a crise não for superada logo, nada mais importa. Há medidas possíveis – as quais, na verdade, resultariam num mundo não somente bom para a humanidade, mas muito melhor do que ele é hoje. No entanto, só saber disso não é suficiente. As medidas têm que ser implementadas. Há ações encorajadoras em alguns lugares, mas elas precisam ser amplamente expandidas.¹
Essa conjuntura demanda ações e esforços por parte de toda a sociedade para repensar sobre energias renováveis, biocombustíveis, agricultura de baixo carbono e muitos outros temas relacionados ao meio ambiente. A educação é, reconhecidamente, uma prática que corrobora de forma significativa com esses esforços em prol da preservação do meio ambiente.
Considerando essa realidade e a necessidade de superação desses problemas, neste ano, a Seduc/CE elegeu como tema orientador da prática pedagógica: “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática”. Nesse contexto, o Seminário DoCEntes de 2025 pretende promover o debate e a socialização de práticas pedagógicas que enfatizem a importância da sustentabilidade ambiental, de modo a educar pessoas para mudar o mundo.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas específicas da Agenda 2030 e seu Plano de Ação Global estabelecem caminhos concretos para um futuro sustentável. Entre eles, destacam-se a promoção da agricultura sustentável (ODS 2); a gestão responsável da água (ODS 6); a garantia do acesso a fontes de energia limpas (ODS 7); a garantia de padrões sustentáveis de produção e consumo (ODS 12); o combate às mudanças climáticas (ODS 13); a conservação da vida na água (ODS 14); e a proteção dos ecossistemas terrestres (ODS 15). Além disso, não devemos esquecer a criação inovadora do ODS 18, “Igualdade Ético-Racial”, proposto e adotado voluntariamente pelo governo brasileiro para promover a igualdade racial em nossa sociedade². Nessa perspectiva, é de suma importância ações no sentido de combater o racismo ambiental, um problema que afeta as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Todos esses objetivos e metas devem orientar as políticas públicas, promovendo a paz, parcerias e o desenvolvimento sustentável.
Vale destacar que, neste ano, a COP30 será realizada no Brasil, em Belém/PA, ou seja, bem perto da Amazônia, uma das florestas mais importantes do mundo. Esse evento oportuniza ao nosso país mostrar que, ao mesmo tempo, é possível crescer e proteger a natureza.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é um encontro global que ocorre anualmente com os principais líderes, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas³. Para o governo brasileiro:
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
A realização da COP30 convoca as autoridades e toda a comunidade brasileira para debater, refletir e propor ações voltadas à preservação do meio ambiente. É um momento histórico no qual o mundo inteiro voltará os olhos para observar como o Brasil cuida do meio ambiente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, trata a educação ambiental como um tema transversal, que deve ser integrado em todos os níveis e modalidades de ensino. A Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, reforça essa ideia, indicando que a educação ambiental deve ser abordada de forma integrada e contínua, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e não como um tema isolado. No âmbito do estado do Ceará, a Lei nº 13.892/2007 determina a integração da Educação Ambiental ao currículo. Essa abordagem visa sensibilizar a comunidade escolar, promovendo uma reflexão crítica sobre a relação sociedade natureza.
Para ser eficaz, a Educação Ambiental deve estar presente no dia a dia da escola, sendo incorporada ao calendário letivo e à formação continuada de professores/as, gestores/as e estudantes. Isso possibilita compreender os impactos das ações humanas e desenvolver soluções inovadoras para um futuro sustentável.
A sustentabilidade, conceito que une bem-estar, justiça social e uso responsável dos recursos naturais, precisa ser aplicada na prática escolar. Diante da emergência climática, a Seduc/CE propõe um planejamento educacional que inclua a temática ambiental em todas as atividades educativas, desde a prática docente até a formação continuada dos/as professores/as que necessitam dominar esses conhecimentos de forma interdisciplinar.
Assim, ao priorizar “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática” em 2025, a Seduc/CE reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos/ãs críticos/as e engajados/as na preservação do planeta. Com objetivo de promover esse debate, assim como oferecer condições de aprendizagens e qualificação docente, o Seminário DoCEntes 2025 propõe a socialização e o compartilhamento de práticas pedagógicas voltadas ao tema “A Educação na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: contribuições dos Saberes Docentes”. Os trabalhos submetidos deverão se adequar aos Colóquios Temáticos a seguir:
Colóquio 1: Práticas pedagógicas interdisciplinares e transversais voltadas para a responsabilidade global.
Colóquio 2:
As Ciências Humanas na análise das questões sociais e seus impactos para a cidadania planetária.Colóquio 3:
As Ciências da Natureza e Matemática e suas contribuições no estudo da crise climática e seus impactos sociais.Colóquio 4:
As Linguagens e suas estratégias pedagógicas voltadas à educação para a sustentabilidade.Colóquio 5:
Inovações pedagógicas com uso de Tecnologias para potencializar o ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade.Colóquio 6:
A gestão escolar e suas contribuições para uma sociedade inclusiva, acolhedora e sustentável.________________________________________
¹Disponível em: <https://casamontealegre.com.br/noam-chomsky-gostem-ou-nao-estamos-juntos-nessa-criseclimatica/#:~:text=Noam%20Chomsky%20%E2%80%93%20O%20aquecimento%20global,saber%20disso%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20suficiente>. Acesso em: 19 mar. 2025.
²Disponível em: <https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/ods18>. Acesso em: 17 jun.2025.
³BRASIL. Planalto. Rumo à COP30. Disponível em: <https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil>. Acesso em: 13 mar. 2025.
2. DAS NORMAS GERAIS
2.1 O Seminário DoCEntes 2025 é destinado aos/às professores/as, gestores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede da rede estadual de ensino.
2.2 A participação no evento será prioritária para os/as candidatos/as que irão apresentar trabalhos nas seguintes modalidades:
a) Comunicação Oral
b) Apresentação de Banner
c) Apresentação Artístico-Cultural
2.3 Todas as apresentações deverão se adequar aos temas dos Colóquios Temáticos, devendo o/a autor/a, no ato de submissão do resumo do trabalho, fazer a opção.
2.4 As modalidades Comunicação Oral e Apresentação de Banner destinam-se aos/às professores/as, gestores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede da rede estadual de ensino, os/as quais desejam divulgar suas produções de caráter pedagógico, desenvolvidas no âmbito da prática escolar, em acordo com os temas propostos nos Colóquios Temáticos do evento.
2.5 A modalidade Apresentação Artístico-Cultural destina-se aos/às professores/as, gestores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede da rede estadual de ensino que desejam mostrar seus talentos no campo da música, dança, teatro, poesia, produção audiovisual, fotografia, pintura e outros.
2.6 Todos os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação https://sic.seduc.ce.gov.br/ – no ato da inscrição no evento.
2.6 Todos os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação https://sic.seduc.ce.gov.br/ – no ato da inscrição no evento.
2.6.1 As orientações para elaboração do resumo encontram-se no ANEXO III.
2.7 Caso haja vagas para a participação como ouvinte, terão prioridade os/as professores/as da rede estadual que submeteram trabalhos, mas não foram classificados/as para apresentação no evento, devido ao número de vagas disponibilizadas para sua Regional.
2.8 A seleção de participantes ouvintes será feita pelas Regionais (Crede/Sefor), observando os seguintes critérios: 1) professores/as regentes de sala de aula; 2) professores/as que ainda não participaram em edições anteriores; 3) professores/as lotados/as em escolas que ainda não tiveram nenhuma inscrição deferida para este evento.
2.9 A organização e o estabelecimento de normas e regulamentos referentes ao evento serão disciplinados por sua Comissão Organizadora ANEXO I.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 Todas as inscrições serão realizadas por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação (SIC-CED), obedecendo ao cronograma do ANEXO II.
3.2 A certificação do evento dar-se-á segundo a modalidade de participação.
3.3 Os/As participantes deverão assinar frequência para garantir seu certificado e atingir um mínimo de 75% de presença nas atividades do evento.
3.4 Os/As professores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede que possuem cadastro no SIC-CED deverão atualizá-lo e os/as que não possuem precisarão realizá-lo para efetivar a inscrição no evento.
3.5 O certificado será disponibilizado pelo SIC-CED no nome do/a autor/a que realizou a submissão do trabalho.
4. DA SUBMISSÃO DE TRABALHO
4.1 Todos os trabalhos deverão ser enviados para avaliação no ato da inscrição, por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação (SIC-CED).
4.2 A submissão do resumo deve ser realizada uma única vez na Plataforma SIC-CED pelo/a autor/a principal.
4.3 Os/As participantes deverão optar por 1 (uma) das 3 (três) modalidades (Comunicação Oral; Apresentação de Banner; Apresentação Artístico-Cultural) e submeter um único trabalho como autor/a principal
4.4 Os trabalhos enviados devem ser elaborados no formato de resumo simples, com até 1.850 caracteres, incluindo os espaços.
4.4.1 O título do trabalho deve ser conciso, claro e o mais informativo possível e não ultrapassar 170 caracteres, junto ao subtítulo (se houver), incluindo os espaços.
4.4.2 Além do/a autor/a principal, o resumo pode ter até 2 (dois/duas) coautores/as.
4.4.3 Cada participante poderá submeter, no máximo, um resumo na condição de autor/a e fazer parte de mais 1 (um) outro resumo como coautor/a.
4.4.4 A titulação, lócus de atuação e e-mail do/a autor/a e dos/as coautores/as (se houverem) devem ser informados no ato da inscrição.
4.4.5 O resumo deve apresentar, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto.
4.4.6 O resumo deve conter introdução, materiais e métodos, resultados e considerações finais no corpo do texto.
4.4.7 O texto deve ser normatizado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
4.4.8 Durante o período de submissão do resumo, o/a autor/a poderá realizar edições no texto. Após esse período, não será mais possível fazer qualquer alteração.
4.5 Os resumos na modalidade Apresentação Artístico-Cultural deverão obedecer às mesmas exigências do resumo simples da Comunicação Oral e Banner, acima descritas.
4.6 Após o período de submissão, o/a autor/a deverá acompanhar atentamente o processo de avaliação, observando as exigências e correções quando solicitadas pela Comissão.
4.7 Os trabalhos devidamente classificados para apresentação serão divulgados no ambiente virtual do evento, na página da Coded/CED, de acordo com o cronograma do Seminário (ANEXO II).
4.8 Os resumos apresentados no Seminário DoCEntes 2025 serão publicados nos Anais, a serem disponibilizados no formato eletrônico, no endereço (https://www.ced.seduc.ce.gov.br/), com previsão para o primeiro semestre de 2026.
4.9 A distribuição das vagas por Crede/Sefor e Seduc-Sede segue no quadro abaixo:

5. DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
5.1 Serão constituídas a Comissão Científica da Seduc-Sede e as Comissões Regionais das Credes/Sefor para avaliação e seleção dos trabalhos submetidos ao evento.
5.1.1 A composição da Comissão Científica da Seduc-Sede será composta por até 3 (três) integrantes das Coordenadorias da Seduc-Sede.
5.1.2 A composição da Comissão Regional de cada Crede/Sefor será composta por até 3 (três) integrantes da respectiva Crede/Sefor.
5.2 Os/As integrantes da Comissão Científica da Seduc-Sede e técnicos/as das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), que fazem parte da Comissão Avaliadora, não poderão submeter trabalhos para este evento, nem participar como coautoria de trabalho. Ressalta-se que o sistema SIC-CED não está habilitado para certificar em duplicidade os perfis.
5.3 Os/As integrantes da Comissão Científica na Seduc-Sede e das Comissões Regionais das Credes/Sefor serão divulgados/as no site do Seminário DoCEntes 2025: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/.
5.4 Para avaliação e seleção dos trabalhos, nas modalidades Apresentação de Banner e Comunicação Oral, serão considerados os seguintes critérios:
a) rastreamento de plágio;
b) contextualização da situação-problema e coerência entre os objetivos;
c) fundamentação teórica (bibliografia relativa ao campo da pesquisa), metodologia, análise e discussão dos resultados;
d) atualidade, originalidade e relevância do tema;
e) capacidade de comunicação/interação da proposta com o(s) segmento(s) do público o qual se destina;
f) uso correto da língua culta, coesão, coerência e adequação às normas da ABNT.
g) adequação ao tema dos Colóquios Temáticos do evento..
5.5 Para avaliação e seleção dos trabalhos na modalidade Apresentação Artístico Cultural, serão considerados os seguintes critérios:
a) criatividade;
b) originalidade;
c) consciência corporal e controle do caráter expressivo;
d) contextualização e relevância da proposta;
e) descrição do movimento artístico, das técnicas e materiais que serão utilizados no desenvolvimento do trabalho;
f) adequação ao tema dos Colóquios Temáticos do evento.
5.5.1 O/A professor/a artista deverá assumir a autoria, a originalidade e a interpretação da obra inscrita, podendo responder, em caso contrário, por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei nº 9.610/98, que regulamenta os Direitos Autorais.
5.5.2 As temáticas das apresentações artístico-culturais são livres, porém não serão aceitas apresentações com conteúdos que possam causar danos a terceiros, como apologia ao estupro e ao suicídio, gestos obscenos, conotação racista, homofóbica, misógina, maus-tratos aos animais, discriminatória de qualquer natureza e que firam os direitos humanos, de maneira geral. .
6. DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS
6 A seleção das Apresentações Artístico-Culturais contemplarão diferentes Credes/Sefor e serão avaliadas pela Comissão Científica da Seduc-Sede.
7. DOS RESULTADOS
7.1 Os trabalhos classificados para apresentação serão selecionados pela Comissão Avaliadora da Seduc-Sede e pelas Comissões avaliadoras das Credes/Sefor de acordo com os critérios de avaliação e o número de vagas disponibilizadas para cada Crede/Sefor e Seduc/Sede.
7.2 Os resultados dos trabalhos classificados para apresentação serão divulgados no site: <a href="https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/“, em acordo com o cronograma (ANEXO II).
8. DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS
8.1 Para apresentação do trabalho, os/as autores/as deverão seguir, obrigatoriamente, os templates disponíveis no formulário de inscrição e no site do evento: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/.
8.2 O/A autor/a principal ficará responsável por apresentar o trabalho presencialmente e, em caso de impossibilidade, um/a dos/as coautores/as poderá apresentar o trabalho, devendo comunicar previamente à Comissão Avaliadora..
8.3 É de responsabilidade dos/as autores/as consultarem o local e o horário de apresentação dos trabalhos no site https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/..
8.4 O tempo máximo para a apresentação do trabalho (Comunicação Oral e Banner) será de 10 (dez) minutos..
8.5 É de responsabilidade dos/as participantes a impressão dos banners (material de lona ou papel), no formato 90cm x 120cm, usando como referência o template editável, disponível no formulário de inscrição (SIC-CED), no site do evento: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/..
8.5.1 O template padrão do banner será editável, dando autonomia para inserir imagens, gráficos e outros elementos, desde que não altere a identidade visual e a estrutura do resumo (introdução, materiais e métodos, resultados, considerações finais e referências)
8.6 Cada autor/a deverá estar no local e horário indicados pela programação do evento e assinar a frequência de apresentação do trabalho..
8.7 Acerca das apresentações da modalidade Artístico-Cultural, poderão comparecer, presencialmente, até 4 (quatro) pessoas: o/a autor/a e até 3 (três) coautores/as, respeitando a quantidade de vagas disponibilizadas para cada Regional ou Seduc-Sede..
8.5.1 O(s)/A(s) professor(es)/a(s) artista(s) selecionado(s)/a(s) será(ão) responsável(is) pelo material necessário à sua atuação durante a apresentação artística.
8.8 Os casos omissos nestas Diretrizes serão tratados pela Comissão Organizadora do evento..
8.9 Em caso de existirem informações complementares, estas serão divulgadas no site do evento..
Para obter todas as informações referentes ao DoCEntes 2025, acesse o site: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/.
Reiteramos nossos votos de apreço e colocamo-nos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.
Sobral, 18 de junho de 2025.
Vagna Brito de Lima
Coordenadora Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).
ANEXO I – COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO
Aline Helle Ribeiro Barros – Assistente Técnica (Coded/CED)
Ana Joza de Lima – Assistente Técnica (Coded/CED)
Ana Kércia Sousa Mariano – Profa. do Núcleo de Inovação para Educação Híbrida – RIEH (Coded/CED)
Argentina Mororó Castro – Assessora do Gabinete (Seduc/CE)
Bruno Sousa Vieira – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Danielle Taumaturgo Dias Soares – Assessora do Gabinete (Seduc/CE)
Edite Maria Lopes Lourenço – Orientadora de Célula (Coded/CED)
Eliana Nunes Estrela – Secretária da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE)
Francisco do Carmo Silva – Prof. do Núcleo de Inovação para Educação Híbrida – RIEH (Coded/CED)
Francisco Elimar Alves Vieira – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Francisco Silvestre Nascimento Paula – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Francisco Valney de Sousa Costa Filho – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Gisela Sousa Ribeiro Aguiar – Assessora Técnica Pedagógica (Coded/CED)
Glauber Oliveira Benjamim – Assistente Técnico (Coded/CED)
Gleidson Sales Melo – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Helder de Sales – Prof. do Núcleo de Inovação para Educação Híbrida – RIEH (Coded/CED)
Jacqueline Rodrigues Moraes – Orientadora de Célula (Coded/CED)
Joizia Lima Cavalcante – Assessora do Gabinete (Seduc/CE)
Joyce Cristiany de A. Vieira – Assessora de Recursos e Soluções em TIC (Coded/CED)
Marcelo Alves Teofilo – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Maria Jucineide da Costa Fernandes – Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional (Seduc/CE)
Maria Marcigleide Araújo Soares – Programadora Plena (Coded/CED)
Maria Walcleanes Magalhães de Oliveira – Profa. do Núcleo de Inovação para Educação Híbrida – RIEH (Coded/CED)
Maxwell Alves Teixeira – Assessor de Recursos e Soluções em TIC (Coded/CED)
Maycon Douglas Soares da Silva – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Nairley Cardoso Sá Firmino – Coordenadora do Polo UAB Sobral (Coded/CED)
Pauliane Ibiapina Fernandes Girão – Assistente Técnica (Coded/CED)
Raimundo Sampaio Sales – Assessor Técnico (Coded/CED)
Rosalynny da Cruz Mesquita – Assessora do Gabinete (Seduc/CE)
Sabrina Gomes Pereira – Assistente Técnica em TIC (Coded/CED)
Sabrina Rodrigues de Sousa Cordeiro – Assistente Técnica (Coded/CED)
Thaís de Castro Viana Aires – Assessora do Gabinete (Seduc/CE)
Thiago Levi Oliveira Lopes – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Thyago Teixeira Farias – Coordenador do Núcleo de Inovação para Educação Híbrida – RIEH (Coded/CED)
Túlio Flávio de Vasconcellos – Assistente Técnico em TIC (Coded/CED)
Vagna Brito de Lima – Coordenadora Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED)
ANEXO II – CRONOGRAMA SEMINÁRIO DOCENTES 2025*

ANEXO III – ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO SIMPLES

REFERÊNCIAS
BRASIL. Planalto. Rumo à COP30. Disponível em: <https://www.gov.br/planalto/ptbr/agenda-internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil> Acesso em: 13 mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Igualdade Racial. Conheça o novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/ods18>. Acesso em: 17 jun. 2025.
CEARÁ. Diretrizes para o Ano Letivo 2025. Fortaleza/CE: Secretaria da Educação, 2024. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2025/01/diretrizes_2025.pdf>. Acesso em: 3 maio 2025.
GONZALEZ, Amelia. Entrevista: Noam Chomsky: “Gostem ou não, estamos juntos nessa crise climática”. Disponível em: <https://casamontealegre.com.br/noamchomsky-gostem-ou-nao-estamos-juntos-nessa criseclimatica/#:~:text=Noam%20Chomsky%20%E2%80%93%20O%20aquecimento%20global,saber%20disso%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20suficiente> Acesso em: 22 maio 2025. >. Acesso em: 3 maio 2025.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2025. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br>. Acesso em: 24 abr. 2025.