Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis


 
Tema:

Juventudes e Participação Democrática – Inspirando, Engajando e Agindo no Cotidiano escolar.

 
Objetivo:

Promover a atuação protagonista das lideranças estudantis enquanto juventudes na comunidade escolar através do diálogo e participação, refletindo sobre os seus diversos modos de expressão, suas práticas sociais e valores no cotidiano, levando à construção de um movimento estudantil que contribua para a gestão democrática na escola.

 
Justificativa:

O Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis chega a sua terceira edição com o propósito de fortalecer a atuação das lideranças estudantis na rede pública estadual. O tema proposto, “Juventudes e Participação Democrática – Inspirando, Engajando e Agindo no cotidiano escolar”, evidencia o potencial protagonista dos jovens enquanto promotores da cidadania e diálogo na escola.

Em 2017 tivemos um momento inicial importantíssimo para começarmos a construção das ações do Fórum Estadual, os chamados Diálogos com a Juventude, que tinha como principal propósito mobilizar os estudantes de ensino médio da rede estadual em torno do debate sobre a formação crítica e reflexiva deles.

Já nos anos de 2018 e 2021 tivemos as primeiras edições do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis que tiveram um importante papel para a construção de uma escola mais participativa.

A primeira edição, que teve como temática “Grêmios Estudantis: (Re)Conhecendo espaços de atu(A)ção na comunidade escolar”, aconteceu no Centro de Eventos do Ceará e contou com a participação de representantes estudantis de todas as unidades escolares da rede pública estadual, tendo mais de 700 estudantes discutindo as possibilidades de fortalecimento da atuação dos Grêmios.

Já em 2021, a segunda edição aconteceu de maneira on-line por conta da pandemia da COVID-19 e trouxe o tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista”. A programação do Fórum contou com 2 (dois) webinários no Youtube e colóquios temáticos regionalizados como forma de descolonizar e regionalizar o conhecimento. Os webinários contaram com aproximadamente 4000 visualizações.

 

  • Apresentações artístico/culturais durante todo o evento.
  •  
    Público:

    Representantes de organismos colegiados estudantis tais como gremistas, líderes de sala e estudantes protagonistas.

     
    Metodologia:

    A programação do fórum irá abordar temas importantes para o debate sobre a juventude no contexto escolar, refletindo sobre suas necessidades e demandas enquanto cidadãos atuantes na atual conjuntura social . Para tanto, serão realizadas:

     

  • Mesa de abertura
  • Palestra de abertura com o tema “Juventudes e Saúde Mental”
  • 09 Mesas Temáticas
  • Mesa de encerramento
  • Palestras finais com os temas: “Desafios e possibilidades para os jovens no Brasil” e “Como o engajamento jovem pode transformar sua escola”.
  •  
    Mesas temáticas:

    1. Acessibilidade, Inclusão e Respeito às Diferenças.
    2. Diversidade e Educação para as Relações Étnico-Raciais.
    3. Violência e Vulnerabilidades Sociais.
    4. Educação e Gestão Participativa.
    5. Meio Ambiente e Sustentabilidade.
    6. Cidadania Digital E Educomunicação.
    7. Arte e Cultura.
    8. Cultura Maker e Economia Criativa.
    9. Saúde Mental e Acolhimento.