INTRODUÇÃO
A “Série Letramentos” tem como objetivo apresentar um conjunto de cursos que contemplam diversas temáticas relacionadas aos letramentos, oferecendo oportunidades formativas para docentes e demais profissionais da educação. Esses cursos são resultados de parcerias da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e instituições parceiras, que abordam diferentes campos do letramento, como o digital, ambiental, matemático, de gênero, inclusivo e racial.
A formação continuada é um aspecto essencial para a qualificação do ensino e a ampliação das práticas pedagógicas, tornando-se ainda mais relevante no contexto atual, em que a sociedade demanda um conjunto de habilidades e conhecimentos diversificados. O letramento, enquanto processo que vai além da decodificação de signos linguísticos, insere-se como um campo de estudo fundamental para compreender e intervir nas múltiplas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita em diferentes contextos. Nesse sentido, os cursos indicados buscam fortalecer as competências dos profissionais da educação, proporcionando uma abordagem ampla e aprofundada sobre os diversos tipos de letramento.
Os cursos apresentados na Série são disponibilizados na modalidade Educação a Distância (EAD), oferecendo flexibilidade e acessibilidade aos participantes. São gratuitos e abertos, sendo autoinstitucionais, também denominados Mooc (Massive Open Online Course), que significa Curso On-line Aberto e Massivo. Essa modalidade de ensino tem se consolidado como uma alternativa eficaz para ampliar o acesso ao conhecimento, permitindo que os cursistas de desenvolvam suas habilidades de maneira autônoma, interativa e dinâmica.
Dentre os letramentos contemplados, destacamos neste volume: o letramento digital, que busca promover a capacitação no uso das tecnologias da informação e comunicação, preparando os educadores para a utilização crítica e reflexiva das ferramentas digitais no ensino; o letramento racial, que se dedica ao debate sobre as relações étnico-raciais, possibilitando reflexõe ssobre a valorização da diversidade cultural e o enfrentamento do racismo nas escolas e na sociedade; o letramento inclusivo, que trata da promoção de práticas pedagógicas que garantam o acesso e a permanência de todos os estudantes no ambiente escolar, respeitando suas particularidades e necessidades específicas.
Assim, esta “Série Letramentos” se constitui como um instrumento valioso para educadores e demais interessados no aprimoramento de suas práticas pedagógicas, incentivando uma formação continuada pautada na diversidade e na inclusão.
Ao disponibilizar a “Série Letramentos”, a Seduc/CE reafirma o seu compromisso com uma educação de qualidade, que considera as múltiplas realidades dos estudantes e busca promover a transformação social por meio do conhecimento. A oferta desses cursos reflete o empenho da Coded/CED e das demais instituições envolvidas na promoção de uma formação ampla e acessível, que dialoga com os desafios e as necessidades contemporâneas do ensino e da aprendizagem.