
INCRIÇÕES ABERTAS!
02 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO DE 2025
-
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
Este curso apresenta uma abordagem detalhada acerca do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), buscando familiarizar o/a cursista sobre este ambiente de aprendizagem, através de um debate a respeito do seu conceito, importância, objetivos, equipamentos e das suas etapas de construção, além de levantar discussões acerca da utilização de jogos e materiais concretos, como possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem da matemática.
-
OBJETIVO:
Estudar o Laboratório de Ensino de Matemática, aprofundando sobre a sua estrutura e concepção, conhecendo os materiais didáticos que podem ser utilizados neste ambiente e investigando práticas de ensino que possam ser realizadas com a mediação de jogos e materiais didáticos. Capacitar professores/as da rede estadual do Ceará para utilizar os laboratórios de matemática em suas práticas pedagógicas.
-
CARGA HORÁRIA
40h/a
-
METODOLOGIA
Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.
-
PÚBLICO-ALVO
Professores/as de Matemática.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-
CONTEÚDO DO CURSO
-
O curso está organizado em quatro unidades, buscando contemplar tanto os aspectos teóricos quanto práticos.
-
Unidade I:
– Introdução aos fundamentos básicos do Laboratório de Matemática, destacando sua importância e potencialidades. -
Unidade II:
– Conceito e concepções do Laboratório de Ensino de Matemática, discutindo sobre as razões que justificam sua presença no espaço escolar. Esta unidade apresenta os equipamentos que podem compor o LEM e também reflete sobre as ações que podem ser desenvolvidas nesse ambiente, considerando o papel do/a professor/a no processo. -
Unidade III:
– Ênfase na prática de ensino e discussão sobre a utilização de jogos educativos nas aulas de matemática, definindo o jogo e refletindo sobre a importância do/a professor/a ao utilizar jogos em sala de aula. -
Unidade III:
– ÊSugestão de uma série de atividades práticas, com a utilização de jogos e materiais didáticos para o ensino da matemática. Entre essas práticas, destacamos o uso do Tangram no estudo dos polígonos convexos, o Geoplano na exploração de conceitos da geometria e a Torre de Hanoi na investigação de sequências e padrões.
-
INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SOBRE A CERTIFICAÇÃO
SOBRE A CERTIFICAÇÃO: O certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 15 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 7,0.
ATIVIDADE AVALIATIVA: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
INSTITUIÇÃO OFERTANTE: Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.