INCRIÇÕES ABERTAS!
02 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO DE 2025

 

  • BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO

Este curso apresenta uma abordagem detalhada acerca do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), buscando familiarizar o/a cursista sobre este ambiente de aprendizagem, através de um debate a respeito do seu conceito, importância, objetivos, equipamentos e das suas etapas de construção, além de levantar discussões acerca da utilização de jogos e materiais concretos, como possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem da matemática.

 

 

  • OBJETIVO:

Estudar o Laboratório de Ensino de Matemática, aprofundando sobre a sua estrutura e concepção, conhecendo os materiais didáticos que podem ser utilizados neste ambiente e investigando práticas de ensino que possam ser realizadas com a mediação de jogos e materiais didáticos. Capacitar professores/as da rede estadual do Ceará para utilizar os laboratórios de matemática em suas práticas pedagógicas.

 

  • CARGA HORÁRIA

40h/a

 

  • METODOLOGIA

Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.

 

  • PÚBLICO-ALVO

Professores/as de Matemática.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • CONTEÚDO DO CURSO

  • O curso está organizado em quatro unidades, buscando contemplar tanto os aspectos teóricos quanto práticos.

  • Unidade I:
    – Introdução aos fundamentos básicos do Laboratório de Matemática, destacando sua importância e potencialidades.

  • Unidade II:
    – Conceito e concepções do Laboratório de Ensino de Matemática, discutindo sobre as razões que justificam sua presença no espaço escolar. Esta unidade apresenta os equipamentos que podem compor o LEM e também reflete sobre as ações que podem ser desenvolvidas nesse ambiente, considerando o papel do/a professor/a no processo.

  • Unidade III:
    – Ênfase na prática de ensino e discussão sobre a utilização de jogos educativos nas aulas de matemática, definindo o jogo e refletindo sobre a importância do/a professor/a ao utilizar jogos em sala de aula.

  • Unidade III:
    – ÊSugestão de uma série de atividades práticas, com a utilização de jogos e materiais didáticos para o ensino da matemática. Entre essas práticas, destacamos o uso do Tangram no estudo dos polígonos convexos, o Geoplano na exploração de conceitos da geometria e a Torre de Hanoi na investigação de sequências e padrões.

 

  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SOBRE A CERTIFICAÇÃO

  • SOBRE A CERTIFICAÇÃO: O certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 15 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 7,0.

     

    ATIVIDADE AVALIATIVA: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

     

    INSTITUIÇÃO OFERTANTE: Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.