Seduc promove lives com conteúdos voltados ao Enem
A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), realiza, desde o início deste mês, transmissões ao vivo pelo Facebook que abordam temáticas direcionadas aos conhecimentos exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa, que faz parte do projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem, conta com o apoio de docentes da rede pública estadual de ensino e de instituições parceiras.
A ação faz parte de um conjunto de estratégias adotadas pela Seduc para garantir a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes durante o período de suspensão das atividades presenciais.
Para estabelecer um vínculo diário entre professores e estudantes, as lives, como são conhecidas as transmissões, utilizam ferramentas digitais gratuitas, como o Hangouts Meet e o Open Broadcaster Software (OBS). Elas são exibidas na página do Facebook da Coded/CED.
Nesse ensejo, convida as/os alunas/os para assistirem e interagirem com a live “A Covid-19 dará as caras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?”, que acontecerá nesta segunda-feira (27), às 16h, com a participação do Professor Manoelzito Ximenes, orientador da Célula de Cooperação com os Municípios (Cecom) na Crede 13. Na transmissão ao vivo, serão abordados pontos como a retomada das características gerais dos vírus; vírus de RNA e a dificuldade para erradicá-los: processos de transcrição e mutação diferenciados em relação aos de DNA; vírus de RNA+ e de RNA-, bem como os conceitos de surto, epidemia, pandemia e endemia.
Confira a live de hoje, 30 de abril às 16h:
“Globalização e seus reflexos na atualidade”
Professora Kércia Mariano
Em Pauta: Globalização e seus reflexos na atualidadeCom Kércia Mariano
Publicado por CED – Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância em Quarta-feira, 29 de abril de 2020
Confira também as lives que já aconteceram:
Webinar Diálogos Educacionais – IV Seminário de Valorização e Cuidados com a Vida. 25/09/20
Webinar: Educação e Direitos Humanos: lições do Holocausto – 24/09/20
Webinar: Itinerários Formativos: Competências Digitais para a Docência – Parceria CIEB/Seduc-CE
Em pauta: Ondas – fenômenos ondulatórios e aplicações – Física ENEM
Em pauta: Romantismo no Brasil: as três gerações – Literatura ENEM
Em pauta: Filme e séries para o Enem uma abordagem geográfica – Geografia ENEM
Em pauta: Getúlio Vargas: o homem, o mito e o ditador – História ENEM
Em pauta: A questão ambiental no capitalismo globalizado – Geografia ENEM
Webinar: Princípios da educação online e aprendizagem híbrida – 02/09/20
Webinar: Lançamento da Olimpíada de Inglês 2020 – ChatClass e RELO (U.S. Embassy)
Em Pauta: Análise Combinatória – Vamos Contar Juntos? – Matemática ENEM
Webinar: Diálogos Educacionais – Professor Aprendiz: pesquisa como princípio formativo – 28/08/20
Palestra: Violência de gênero: mulheres encarceradas e tráfico de pessoas – 28/08/20
Em pauta: Sistema imunológico: conceitos gerais, implicações clínicas e aplicabilidade na prova do ENEM – Biologia ENEM
Em Pauta: A paisagem Cearense: uma leitura geográfica dos aspectos ambientais do Estado do Ceará – Geografia ENEM
Webinar: Revista DoCEntes – Edição de agosto com professores autores cursistas do Programa de Formação Continuada: Itinerários Formativos 2019
Em Pauta: Análise de autores consagrados na prova de Português do Enem – Língua Portuguesa ENEM
Webinar: Diálogos Educacionais – Certificação do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática (Seduc/Cientista-Chefe/UFC/FUNCAP)
Webinar: A utilização da ChatClass como apoio pedagógico para planejar aulas
Em Pauta: Redação do Enem: da estrutura ao repertório sociocultural – Redação ENEM
Webinar: Apresentação da Plataforma Chatclass, suas funcionalidades técnicas e seus canais digitais – 19/08/20
Em Pauta: Que tal aprender a MECÂNICA, para fazer o ENEM!!! Vêm comigo, Mestre Vladi Física Show!!!!
Em Pauta: René Descartes e o racionalismo moderno – Filosofia ENEM – 18/08/20
Webinar: Programação de Apoio à Formação Docente – Eixo Competências Socioemocionais
Webinar: Programação de Apoio à Formação Docente – Eixo Competências para a Avaliação Formativa
Webinar: Diálogos Educacionais: Retorno às atividades do segundo semestre
Em Pauta: Estratégias para interpretação de textos em Língua Inglesa – Inglês ENEM
Em Pauta: Sistema cardiovascular e a fisiologia da hematose na respiração pulmonar: implicações da Covid 19 – Biologia ENEM
Em Pauta: Populismo: Uma experiência democrática pré-ditadura militar – História ENEM
Webinar – “Sobre afetos e recomeços: caminhos e possibilidades de cuidado” – Ac
Webinar: Programação de Apoio à Formação Docente – Eixos Competências Digitais e Línguas Estrangeira
Webinar – Diálogos educacionais: ENEM: ampliação das possibilidades de acesso ao ensino Superior
Webinar: Políticas Públicas, diversidade sexual e de gênero: desafios e diálogos com a Escola
Em Pauta: Direitos humanos e desigualdade social no ENEM – Filosofia Enem
Webinar: Diálogos Educacionais – As competências Socioemocionais e as iniciativas pedagógicas da Seduc
Em pauta: Medidas Estatísticas de Posição e Dispersão – Matemática Enem
Em Pauta: Tropicália: música, comportamento e atitude no contexto da ditadura militar – História Enem
Em Pauta: Eletricidade: Dimensionando circuitos e dispositivos elétricos de uso cotidiano – Física Enem
Nesta terça-feira, o Webinar: Educação e Semiárido: novos olhares, novos caminhos
Nesta sexta-feira, o Webinar: Diálogos Educacionais – Gestão Escolar para os novos desafios
Em Pauta: Maquiavel no Enem: a política é um fato, ela é humana – Filosofia Enem
Em Pauta: Estudo de Língua Inglesa: Um Desafio que bate à nossa porta! – Inglês Enem
Em Pauta: Geometria analítica: estudo analítico do ponto – Matemática Enem
Em Pauta: A Primeira República do Brasil (1889 -1897): golpe, constituição e resistência – História
Em Pauta: Fenômeno de transporte: introdução aos modos de transferência e conservação da energia
Mesa Temática – CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE JUSTA, INCLUSIVA, SOLIDÁRIA E QUE RESPEITE OS DIREITOS HUM
Mesa Temática – DIVERSIDADE, RESPEITO, DIÁLOGO: CONSTRUINDO PONTES PARA RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM TEMPOS
Em Pauta: Trigonometria no triângulo retângulo Com Francisco do Carmo Silva
Em Pauta: Tradução Genética e Alterações Cromossômicas Numéricas Com Douglas Paiva Lopes
Em Pauta: Vanguardas Europeias – Futurismo e Cubismo – A influência para a Literatura Brasileira dos anos 30 Com Patrícia Viana
Em Pauta: Estratégias de interpretação de texto – exercitando com questões do Enem Com Hylo Leal
Webinar – Educação mediada por tecnologias: desafios em tempos de pandemia e perspectivas para o futuro
O Romantismo alencarino na leitura da obra Iracema com o Prof. Cláudio de Oliveira
Webinar: As perspectivas educacionais para o estudo domiciliar com Prof. Rogers Mendes e a participação das diretoras Amélia Sampaio e Maria Helena
Introdução ao estudo de funções por meio da música “Fico assim sem você” com o Prof. João Paulo Almeida
Trajetória do Capitalismo e a emergência de novos paradigmas com a Profa. Vanúzia Lima
Globalização e seus reflexos na atualidade – Professora Kércia Mariano
A Covid-19 dará as caras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? – Prof. Manoelzito Ximenes
População mundial: conceitos, teorias e indicadores demográficos – Prof. Mauro Albués
Uma análise da evolução dos modelos atômicos de Dalton a Sommerfeld – Professores Neuzimar Andrade e Márcio Rogério Xavier dos Santos
Gêneros textuais e variedades linguísticas – Prof.ª Sabrina Cordeiro e Prof.ª Socorro
A estrutura da dissertação argumentativa dentro da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Prof. Elson Praciano
Grandezas proporcionais: regra de três simples e composta – Prof.ª Renata Teófilo e Pro. Thiago Aguiar
Docente e-mature e sua prática educativa na era pós-digital – Prof.ª Herik Zednik
Vírus – Microbiologia com Prof. Carlos Vinícius de Paula Vasconcelos e Prof.ª Joana Darc Oliveira Silva
Química da pandemia – Prof. Diego Farias Firmino e Prof. Túlio Flávio de Vasconcellos
Como fazer uma live: desenho didático interativo e novas possibilidades formativas – Prof.ª Karine Pinheiro