Livro “Jangadas Ubíquas: do sertão ao mundo” será lançado nesta sexta-feira (18)


A obra “Jangadas Ubíquas: do sertão ao mundo”, organizada pela professora Karine Pinheiro de Souza, assistente técnica da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria da Educação (Seduc), será lançada nesta sexta-feira (18), às 15hs. A solenidade será transmitida por meio da plataforma Zoom. A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e faz parte das ações do Instituto nesse período de trabalho híbrido.


Acesse o livro “Jangadas Ubíquas: do sertão ao mundo” em formato PDF


O livro é fruto da pesquisa de pós-doutorado da professora Karine com estudantes que se tornam professores-pesquisadores na área de tecnologias digitais na educação básica. O público envolvido fez parte de uma pós-graduação online da Secretaria de Apoio e de Tecnologias Educacionais da Universidade Estadual do Ceará (Uece), especificamente, do polo de Crateús, como também, pesquisadores de universidades internacionais, além da comunidade não acadêmica.


A publicação está dividida em três temáticas: a primeira, com textos de pesquisadores do Brasil, de diversas universidades, que abordam a questão educacional. A segunda, expõe os resultados das pesquisas educacionais de professores que participaram do estudo sobre ubiquidade no sertão de Crateús. A terceira, amplia o debate emergencial no contexto social e cultural, envolvendo cidades, territórios, inclusão e coesão.


A composição do livro contou com a colaboração de Heliomar Medeiros de Lima, Rossana Moura, Zuleide Oliveira Feitosa, Aline Almeida Maia e Rafael dos Santos da Silva, Luziana Quadros da Rosa, Márcio Vieira de Souza, Daniela Melaré Vieira Barros, Maria Iracema Pinho de Sousa, João Paulo Soares de Narciso, Felipe Nascimento Silva, Francisco de Souza Arnaud Júnior, Francisco Ferreira de Souza, Keiliane Honorato Da Silva, Alana Mara Neres de Morais, Ana Katia Santos D’Paula, Gerlane Maria da Silva, Eletícia Sampaio Costa e Francisco Marcos Araújo Costa.