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Colóquio 1: Práticas pedagógicas interdisciplinares e transversais voltadas para a responsabilidade global.
Colóquio 2: As Ciências Humanas na análise das questões sociais e seus impactos para a cidadania planetária.
Colóquio 3: As Ciências da Natureza e Matemática e suas contribuições no estudo da crise climática e seus impactos sociais.
Colóquio 4:As Linguagens e suas estratégias pedagógicas voltadas à educação para a sustentabilidade.
Colóquio 5: Inovações pedagógicas com uso de Tecnologias para potencializar o ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Colóquio 6: A gestão escolar e suas contribuições para uma sociedade inclusiva, acolhedora e sustentável.

APRESENTAÇÃO
Essa conjuntura demanda ações e esforços por parte de toda a sociedade para repensar sobre energias renováveis, biocombustíveis, agricultura de baixo carbono e muitos outros temas relacionados ao meio ambiente. A educação é, reconhecidamente, uma prática que corrobora de forma significativa com esses esforços em prol da preservação do meio ambiente.
Considerando essa realidade e a necessidade de superação desses problemas, neste ano, a Seduc/CE elegeu como tema orientador da prática pedagógica: “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática”. Nesse contexto, o Seminário DoCEntes de 2025 pretende promover o debate e a socialização de práticas pedagógicas que enfatizem a importância da sustentabilidade ambiental, de modo a educar pessoas para mudar o mundo.>/p>
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas específicas da Agenda 2030 e seu Plano de Ação Global estabelecem caminhos concretos para um futuro sustentável. Entre eles, destacam-se a promoção da agricultura sustentável (ODS 2), a gestão responsável da água (ODS 6), a garantia do acesso a fontes de energia limpas (ODS 7), a garantia de padrões sustentáveis de produção e consumo (ODS 12), o combate às mudanças climáticas (ODS 13), a conservação da vida na água (ODS 14) e a proteção dos ecossistemas terrestres (ODS 15). Além disso, não devemos esquecer a criação inovadora do ODS 18, “Igualdade ètico-Racial”, proposto e adotado voluntariamente pelo Governo brasileiro para promover a igualdade racial em nossa sociedade. Todos esses objetivos e metas devem orientar as políticas públicas, promovendo a paz, parcerias e o desenvolvimento sustentável.
Vale destacar que, neste ano, a COP30 será realizada no Brasil, em Belém/PA, ou seja, bem perto da Amazônia, uma das florestas mais importantes do mundo. Esse evento oportuniza ao nosso país mostrar que, ao mesmo tempo, é possível crescer e proteger a natureza.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é um encontro global que ocorre anualmente com os principais líderes, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas. Para o governo brasileiro:
A realização da COP30 convoca as autoridades e toda a comunidade brasileira para debater, refletir e propor ações voltadas à preservação do meio ambiente. É um momento histórico no qual o mundo inteiro voltará os olhos para observar como o Brasil cuida do meio ambiente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, trata a educação ambiental como um tema transversal, que deve ser integrado em todos os níveis e modalidades de ensino. A Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, reforça essa ideia, indicando que a educação ambiental deve ser abordada de forma integrada e contínua, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e não como um tema isolado. No âmbito do estado do Ceará, a Lei nº 13.892/2007 determina a integração da Educação Ambiental ao currículo. Essa abordagem visa sensibilizar a comunidade escolar, promovendo reflexão crítica sobre a relação sociedade-natureza.
Para ser eficaz, a Educação Ambiental deve estar presente no dia a dia da escola, sendo incorporada ao calendário letivo e à formação continuada de professores/as, gestores/as e estudantes. Isso possibilita compreender os impactos das ações humanas e desenvolver soluções inovadoras para um futuro sustentável.
A Sustentabilidade, conceito que une bem-estar, justiça social e uso responsável dos recursos naturais, precisa ser aplicada na prática escolar. Diante da emergência climática, a Seduc/CE propõe um planejamento educacional que inclua a temática ambiental em todas as atividades educativas, desde a prática docente até a formação continuada dos professores que necessitam dominar esses conhecimentos de forma interdisciplinar.
Assim, ao priorizar “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática” em 2025, a Seduc/CE reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos/ãs críticos/as e engajados/as na preservação do planeta. Com objetivo de promover esse debate, assim como oferecer condições de aprendizagens e qualificação docente, o Seminário DoCEntes 2025 propõe a socialização e o compartilhamento de práticas pedagógicas voltadas ao tema “A Educação na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: contribuições dos Saberes Docentes”. Os trabalhos submetidos deverão se adequar aos Colóquios Temáticos a seguir:
