Galeria – Seminário Docentes 2021

 

Prezadas/os colegas, bom dia!

 

Hoje, encerramos mais uma edição do Seminário DoCEntes. O sentimento é de gratidão pela construção conjunta desse espaço de diálogo, fruto do investimento em formação continuada, do incentivo à pesquisa e da busca pelo exercício da práxis.

Reconhecemos, aqui, o empenho das/os mais de 1.300 educadoras/os cearenses, que cumprem, diariamente, um relevante papel social diante das adversidades, superando os desafios e trabalhando incessantemente.

 

Nos 32 colóquios temáticos, reunimos 200 pesquisas, desenvolvidas com excelente qualidade pelas/os nossas/os docentes, o que nos motiva a prosseguir com o andamento de ações estratégicas, de modo a aperfeiçoar, cada vez mais, o trabalho nas redes estadual e municipais de ensino.

 

É com esse espírito de transformação e de autenticidade, que findamos mais um processo de escuta sensível, regado de afeto e de amorosidade, os quais nos envolveram nestes três dias de evento. Aprendemos juntos a partir das vozes de tantas/os profissionais, que atuaram com responsabilidade e liberdade para aprimorar o conhecimento. Este encontro teve ação direta das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e das coordenadorias da Seduc- Sede para avaliação de trabalhos, mediação de colóquios temáticos e demais atividades da programação.

 

Como bem destacou nosso homenageado, Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Esperança (1992): “[…] É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar- se com outros para fazer de outro modo.” Dessa forma, esperançamos contar com sua dedicação, sua presença e sua partilha nas próximas edições do Seminário DoCEntes. Até breve!

 
FWTj