A sociedade atual passa por transformações estruturais impulsionadas pela revolução da comunicação tecnológica e globalizada, que geram impactos na economia, na política, na ciência, e, consequentemente, na educação. Essas mudanças impõem necessidades para a formação da/o estudante, a partir de uma educação que desenvolva os aspectos intelectual, físico, afetivo, social e cultural.

 

Nessa perspectiva, a Educação Integral apresenta-se como a forma mais coerente de ressignificar a educação básica sendo definida como uma proposta contemporânea, inclusiva, alinhada com a sustentabilidade e que promove a equidade. Desse modo, a escola é espaço de humanização de seus sujeitos e democratização de suas vivências e diversidades a partir da intencionalidade que favorece aprendizagens significativas.

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Integral tem como propósito a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos estudantes, compreendendo a complexidade e rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual ou a afetiva..

 

Nesse contexto, o Seminário Estadual de Educação Integral: caminhos para a aprendizagem e desenvolvimento pleno dos estudantes, realizado pela Secretaria da Educação do Ceará, em parceria com o Instituto Aliança, Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco e Instituto Sonho Grande tem a finalidade de promover a reflexão e a disseminação de práticas sobre a Educação Integral como concepção educacional comprometida com a construção de conhecimentos com sentido e significado, por meio de aprendizagens que sejam relevantes, acessíveis, pertinentes e transformadoras para as/os estudantes.

 

Acreditamos que este evento seja um importante passo de uma promissora caminhada em direção à construção de uma prática didático-pedagógica e de uma escola cada vez mais envolvente e mobilizadora da realização dos projetos de vida das/os estudantes cearenses.

 

 

 

 

  • APRESENTAÇÕES
  •