Minicursos

 

 

Minicurso 1: Iniciativas municipais de avaliação no Ceará (Prof.ª Dr.ª Bruna Silva - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte)
Minicurso 2: Gestão Pedagógica e avaliação educacional (Daniela Arai - Instituto Unibanco)
Minicurso 3: Análise de dados educacionais com R (Prof. Davi Lucena - Universidade Federal do Ceará )
Minicurso 4: Compreensão leitora: O que aprendemos em 30 anos de dados do SPAECE" (Professoras Ana Paula e Lilian - COADE/Seduc)
Conferência de Encerramento
Coffee

 

11

novembro

quinta-feira

às 08:00h

Minicurso 1: Iniciativas municipais de avaliação no Ceará

 

 

 

Temática:

    • Minicurso 1: Iniciativas municipais de avaliação no Ceará

Participante: Antônia Bruna da Silva

 

    • Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação Institucional, do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

Antônia Bruna da Silva

Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


 

11

novembro

quinta-feira

às 08:00h

Minicurso 2: Gestão Pedagógica e avaliação educacional

 

 

 

Temática:

    • Minicurso 2: Gestão Pedagógica e avaliação educacional

Participante: Daniela Natasha Mendes Arai

 

    • Mestre em Aprendizagem de Adultos e Liderança pela Universidade de Columbia (EUA) e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente coordena a área de Gestão Pedagógica do Instituto Unibanco, articulando pesquisas e processos de escuta aos profissionais de educação para desenvolver ações de apoio voltadas ao desenvolvimento da liderança pedagógica. Atuou como professora na Escola de Aplicação da USP, onde integrou um grupo de pesquisa CNPq-USP sobre formação docente. Foi coordenadora da Cátedra Unesco de Educação e Desenvolvimento Humano, instituída no Instituto Ayrton Senna. Tem experiência em Educação, com ênfase em gestão escolar e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança pedagógica, desenvolvimento profissional docente em serviço, políticas públicas, ensino médio e desigualdades educacionais.

Daniela Arai

Atualmente coordena a área de Gestão Pedagógica do Instituto Unibanco, articulando pesquisas e processos de escuta aos profissionais de educação para desenvolver ações de apoio voltadas ao desenvolvimento da liderança pedagógica.


 

11

novembro

quinta-feira

às 08:00h

Minicurso 3: Análise de dados educacionais com R

 

 

 

Temática:

    • Minicurso 3: Análise de dados educacionais com R

Participante: Davi Miranda Lucena de Avelar

 

    • Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul. É professor licenciado de Filosofia e bacharel em Ciências Contábeis, com experiência no terceiro setor, atuando principalmente em consultoria para gestores e equipes técnicas da área educacional, com foco em avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Davi Miranda Lucena de Avelar

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul.


 

11

novembro

quinta-feira

às 08:00h

Minicurso 4: Compreensão leitora: O que aprendemos em 30 anos de dados do SPAECE”

 

 

 

Temática:

    • Minicurso 4: Compreensão leitora: O que aprendemos em 30 anos de dados do SPAECE”

Participante: Ana Paula

 

    • Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000). Orientadora da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico – CEADE pertencente à Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (2019 – Atual). Interlocutora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2017 – Atual) e representante do GT na área de avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (2017 – Atual).

Ana Paula

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014).

Participante: Lilian Kelly Alves Guedes

 

    • Mestranda em Linguística Aplicada pela UFC – Universidade Federal do Ceará – e especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UECE – Universidade Estadual do Ceará – (2019) e em Estatísticas e Avaliação Educacional, parceria do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – com o CAEd/UFJF – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – (2021). Graduação em Letras pela UFC (2011). Atualmente atua como Assistente Técnica de Língua Portuguesa da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico (CEADE) que pertence à Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (COADE) no desenvolvimento e acompanhamento das avaliações estaduais.

Lilian Kelly Alves Guedes

Mestranda em Linguística Aplicada pela UFC – Universidade Federal do Ceará.