Palestrantes

 


 

09 a 11

novembro

às 17:00h

Seminário Spaece 30 anos

 

 

 

Temática:

    • Seminário Spaece 30 anos

Participante: Alicia Bonamino

 

    • Doutora em Educação pela PUC-Rio. É Professora Associada da PUC-Rio e do Programa de Pós-graduação em Educação. É coordenadora do Laboratório de Avaliação da Educação (Laed). Atua na área de Política Educacionais, nos seguintes temas: Avaliação Educacional, Análise de Políticas Educacionais, Desigualdades Sociais. Foi coordenadora do GT 14 – Sociologia da Educação da ANPED, 2017-2019.

Alicia Bonamino

Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Participante: Almerindo Janela Afonso

 

    • Almerindo Janela Afonso é Sociólogo, Doutor em Sociologia da Educação e Professor (aposentado) da Universidade do Minho (Portugal). Nesta instituição pública de ensino superior lecionou mais de três décadas e integrou vários órgãos científico-pedagógicos e de gestão universitária. Fez pós-doutoramento no Departamento de Sociologia da Universidade Autónoma de Barcelona e é membro de associações científicas e conselhos editoriais de prestigiadas revistas académicas, nacionais e estrangeiras. Orientou dezenas de teses de doutoramento e estágios científicos avançados de pós-doutoramento. Foi professor visitante em várias universidades estrangeiras e Visiting Academic no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos, tendo recebido, com a publicação da sua tese, o Prémio Rui Grácio, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e membro do Conselho Nacional de Educação. Atualmente é Membro Colaborador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd-UM).

Almerindo Janela Afonso

Sociólogo, Doutor em Sociologia da Educação e Professor (aposentado) da Universidade do Minho (Portugal).

Participante: Amaury Gomes da Silva

 

    • É servidor público Municipal no cargo de professor efetivo da Prefeitura Municipal de Sobral – Ceará, possui graduação com
      licenciatura plena em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1995), tendo experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, e História da Educação. Possui Especialização em Gestão Escolar, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), com experiência em Gestão Educacional, possui Especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (2018), atuou como Vice Presidente do Conselho Municipal de Educação de Sobral – CME (2010) e professor substituto da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2010). Foi secretário de Educação no Município de Forquilha na Região Metropolitana de Sobral (2013). Foi diretor do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral. Atualmente está desempenhando as funções de Presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional – ESFAPEGE.

Amaury Gomes da Silva

Atualmente está desempenhando as funções de Presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional – ESFAPEGE.

Participante: Ana Paula de Medeiros Ribeiro

 

    • Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Administração, Mestre e Doutora em Educação Brasileira. Pós-Doutora pela Boston College em Massachusetts – EUA. Professora Associada do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Pró-Reitora de Graduação da UFC.

Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Administração, Mestre e Doutora em Educação Brasileira.

Participante: Ana Paula Pequeno Matos

 

    • Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000). Orientadora da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico – CEADE pertencente à Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (2019 – Atual). Interlocutora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2017 – Atual) e representante do GT na área de avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (2017 – Atual).

Ana Paula Pequeno Matos

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017).

Participante: Antônia Bruna da Silva

 

    • Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação Institucional, do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

Antônia Bruna da Silva

Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Participante: Antônio Roberto de Araújo Souza

 

    • Doutorando em Ciências da Educação pelo CIEd – Universidade do Minho (CIEd/UMinho/Braga-PT). Mestre em Gestão e Avalição da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2016). Possui Especialização em Gestão e Avaliação pelo CAEd/UFJF-MG (2010). Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA -2001). Professor efetivo da rede estadual do Ceará desde 2010. Diretor da EEFM Padre Luís Filgueiras de 2009 a 2012. Coordenou a CREDE 16 – Iguatu (2012-2015). Coordena a CREDE 20 – Brejo Santo desde 2015.

Antônio Roberto de Araújo Souza

Doutorando em Ciências da Educação pelo CIEd – Universidade do Minho (CIEd/UMinho/Braga-PT).

Participante: Armando Amorim Simões

 

    • ARMANDO AMORIM SIMÕES possui graduação em Física pela UFRJ, mestrado em Ensino de Física pela USP, Mestrado em Política Social e Planejamento em Países em Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science e PhD em Educação pela University of Sussex. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e atualmente trabalha como pesquisador no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dedica-se aos temas do acesso e equidade educacional, avaliação e monitoramento do Plano Nacional de Educação, financiamento da educação, gestão dos sistemas de ensino, avaliação e monitoramento de políticas públicas, pobreza e educação.

Armando Amorim Simões

graduação em Física pela UFRJ, mestrado em Ensino de Física pela USP.

Participante: Bruna Alves Leão

 

    • Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará.Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da UECE.

Bruna Alves Leão

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará.

Participante: Camila Naufel Dias

 

    • Atuou com articulação política e gestão de projetos para implementação da BNCC na Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, em colaboração com 167 municípios. No contexto da pandemia, apoiou, na Associação Parceiros da Educação, a estruturação e execução de programa de recuperação e aprofundamento das aprendizagens junto à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Atualmente, é lider de formação inicial de professores no Movimento Profissão Docente.

Camila Naufel Dias

Atualmente, é lider de formação inicial de professores no Movimento Profissão Docente.

Participante: Daniela Natasha Mendes Arai

 

    • Mestre em Aprendizagem de Adultos e Liderança pela Universidade de Columbia (EUA) e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente coordena a área de Gestão Pedagógica do Instituto Unibanco, articulando pesquisas e processos de escuta aos profissionais de educação para desenvolver ações de apoio voltadas ao desenvolvimento da liderança pedagógica. Atuou como professora na Escola de Aplicação da USP, onde integrou um grupo de pesquisa CNPq-USP sobre formação docente. Foi coordenadora da Cátedra Unesco de Educação e Desenvolvimento Humano, instituída no Instituto Ayrton Senna. Tem experiência em Educação, com ênfase em gestão escolar e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança pedagógica, desenvolvimento profissional docente em serviço, políticas públicas, ensino médio e desigualdades educacionais.

Daniela Natasha Mendes Arai

Atualmente coordena a área de Gestão Pedagógica do Instituto Unibanco, articulando pesquisas e processos de escuta aos profissionais de educação para desenvolver ações de apoio voltadas ao desenvolvimento da liderança pedagógica.

Participante: Davi Miranda Lucena de Avelar

 

    • Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul. É professor licenciado de Filosofia e bacharel em Ciências Contábeis, com experiência no terceiro setor, atuando principalmente em consultoria para gestores e equipes técnicas da área educacional, com foco em avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Davi Miranda Lucena de Avelar

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul.

Participante: Eloisa Maia Vidal

 

    • Doutora em educação, professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de política e gestão educacional, gestão escolar e avaliação de larga escala. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem e coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil na UECE.

Eloisa Maia Vidal

Doutora em educação, professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Participante: Guilherme Irffi

 

    • Prof no Departamento de Economia Aplicada (DEA) e no Programa de Pós-graduação em Economia (CAEN) da UFC. Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 2) e Pesquisador no programa Cientista Chefe da Educação. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente em temas de Avaliação de Políticas Públicas, Economia da Educação e Economia Social.

Guilherme Irffi

Prof no Departamento de Economia Aplicada (DEA) e no Programa de Pós-graduação em Economia (CAEN) da UFC.

Participante: João Mário Santos de França

 

    • João Mário Santos de França possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – RJ. Professor Associado do Departamento de Economia Aplicada da UFC e do CAEN/UFC e Pesquisador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC). Foi Coordenador do CAEN/UFC de 2008 até 2012, Coordenador para os Programas Profissionais na Área de Economia na CAPES de 2015 até 2017, Diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado do Ceará em 2017 e 2018 e a partir de 2019 exerce o cargo de Diretor Geral do IPECE. Áreas de Interesse: Bem-Estar Social, Desenvolvimento Econômico, Desigualdades Regionais e Comércio Internacional.

João Mário Santos de França

Diretor Geral do IPECE. Áreas de Interesse: Bem-Estar Social, Desenvolvimento Econômico, Desigualdades Regionais e Comércio Internacional.

Participante: Jorge Lira

 

    • Jorge Lira é professor titular do Departamento de Matemática da UFC. Realizou diversos estágios como professor visitante em Stanford, Université Paris VII, Hausdorff Institute e Universitá di Milano, dentre outras. É autor de 50 artigos em periódicos internacionais. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013 e recebeu, em 2013, o Prêmio Jovem Cientista da Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento. É pesquisador do CNPq e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC no período de 2019 a 2021. É membro do Conselho Técnico-Científico do IMPA e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática. Desde abril de 2018, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC), coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado.

Jorge Lira

Desde abril de 2018, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC).

Participante: José Airton de Freitas Pontes Júnior

 

    • Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade do Minho (Portugal). É professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e está como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Tem atuado como líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq) e coordenador do Observatório da Rede Municipal de Educação de Fortaleza/CE-pesquisas em políticas educacionais. Tem realizado estudos e pesquisas sobre avaliação da formação de professores sob diferentes contextos, tais como avaliação dos estágios, do PIBID e da Residência Pedagógica, avaliação no ENADE, avaliação de egressos e avaliação da formação continuada.

José Airton de Freitas Pontes Júnior

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade do Minho (Portugal).

Participante: José Francisco Soares

 

    • É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), além de membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Recebeu o Prêmio Fundação Bunge de avaliação educacional de 2012, na categoria Vida e Obra. É doutor em Estatística pela Universidade de Wisconsin (EUA), pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan (EUA)

José Francisco Soares

É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Participante: Kelem Carla Santos de Freitas

 

    • Atualmente é coordenadora da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade) na Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Especialista em Metodologias de Ensino em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2006). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela ICETEC/SP (2017). Coordenadora Pedagógica (2013-2017). Gestora Escolar (2017-2018).

Kelem Carla Santos de Freitas

Coordenadora da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade) na Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Participante: Lilian Kelly Alves Guedes

 

    • Mestranda em Linguística Aplicada pela UFC – Universidade Federal do Ceará – e especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UECE – Universidade Estadual do Ceará – (2019) e em Estatísticas e Avaliação Educacional, parceria do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – com o CAEd/UFJF – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – (2021). Graduação em Letras pela UFC (2011). Atualmente atua como Assistente Técnica de Língua Portuguesa da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico (CEADE) que pertence à Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (COADE) no desenvolvimento e acompanhamento das avaliações estaduais.

Lilian Kelly Alves Guedes

Mestranda em Linguística Aplicada pela UFC – Universidade Federal do Ceará.

Participante: Lina Kátia Mesquita de Oliveira

 

    • Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), com linha de atuação em escalas de proficiência. Atualmente é Diretora Executiva da Fundação CAEd, Vice Diretora da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação, políticas públicas, escala de proficiência e educação matemática.

Lina Kátia Mesquita de Oliveira

Atualmente é Diretora Executiva da Fundação CAEd, Vice Diretora da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

Participante: Maju Azevedo

 

    • Gerente de implementação no Instituto Unibanco desde 2015, responsável pelas parcerias com secretarias estaduais de educação na implementação de programas de gestão educacional e escolar. Mestre em Educação com vivencia nacional e internacional na formulação e implementação de projetos e políticas focadas em qualidade da educação e garantia de direitos infanto-juvenis. Graduada em Psicologia com duas décadas de experiencia em educação não-formal, formação continuada de professores e educadores, desenho e implementação de projetos de intervenção socioeducacional com adolescentes e jovens.

Maju Azevedo

Gerente de implementação no Instituto Unibanco desde 2015, responsável pelas parcerias com secretarias estaduais de educação na implementação de programas de gestão educacional e escolar.

Participante: Marcos Antonio Martins Lima

 

    • Pós-Doutor em Gestão pela UFRN, Doutor em Educação/Avaliação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Economista pela (UFC). Curso de Gestion des Organizations na Universidade de Quèbec-Canadá. Atualmente com 75 artigos publicados em periódicos nacionais e Internacionais, 20 livros publicados, 163 capítulos de livros, 115 trabalhos apresentados em eventos.
       
      Perfil Consultoria: Consultor Sênior do IAGEE – Instituto de Avaliação, Gestão & Educação com formação pela PUC/SP & BNB e experiência de mais de 25 anos em projetos de Avaliação e Gestão de Pessoas, Processos e Estratégias. Participou de mais de 350 projetos nacionais e internacionais de consultoria que contaram com mais de 100.000 participações junto a inúmeras organizações públicas, privadas e do terceiro setor nas áreas de avaliação educacional e institucional, gestão de pessoas, planejamento estratégico e redesenho de processos.

Marcos Antonio Martins Lima

Pós-Doutor em Gestão pela UFRN, Doutor em Educação/Avaliação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Participante: Maria Elizabete de Araújo

 

    • Mestra e especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAED/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira, RJ. Licenciada em Língua Portuguesa , Línguas Estrangeiras e Literatura pela UECE. Atualizações: Curso Formando Gestores pela Equidade – Vetor Brasil -2022; Membro da Rede Vetor Brasil -2022, da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI)- 2022 e da Rede República desde 2021. Experiências profissionais : Mentora do Programa Trainee Vetor Brasil -2022; Membro do Comitê Operacional da Política de Gestão Estratégica de Lideranças do Estado do Ceará- 2022; Coordenadora da Coesc /Seduc CE – fevereiro a agosto de 2019 ;Coordenadoria da Codea Gestão Escolar/Seduc CE- 2015 a 2019 ;Coordenadora da CREDE 10– Russas -CE. 30 de janeiro de 2013 a 2015;Orientadora e tutora da Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará- 2014-2015;Coordenadora da CREDE 11– Jaguaribe-CE. 18 de junho de 2007 até janeiro de 2013. Assessora Especial da Seduc desde 2019 .

Maria Elizabete de Araújo

Mestra e especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAED/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Participante: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca

 

    • Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará atuando na graduação das licenciaturas, em especial, na Pedagogia, desde 1998. É professora do Programa de Pósgraduação em Educação, da Faculdade de Educação, na Linha de Pesquisa em Avaliação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de EnsinoAprendizagem, Alfabetização, Educação Infantil, Formação de Professores e História da Educação Brasileira. Concluiu a orientação de 12 Mestrados e 15 Doutorados. Foi Chefe de Departamento, Vice-diretora da Faculdade de Educação da UFC e Diretora por dois mandatos da mesma faculdade. Foi Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza.

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará atuando na graduação das licenciaturas, em especial, na Pedagogia, desde 1998..

Participante: Mauricio Holanda Maia

 

    • Consultor legislativo da Câmara dos Deputados para a área de “Educação, Cultura e Esporte”. Possui mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com foco em Politica Educacional.Foi professor da Faculdade de Educação da mesma universidade. Especialista em Politicas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Publica. Foi Secretário Municipal de Educação de Sobral-Ce (2003-2004), Secretário (adjunto e posteriormente titular da Secretaria Estadual de Educaçao do Ceará (2007 a 2016). Na Seduc-Ce colaborou com o (PAIC) programa de fortalecimento das redes municipais que melhorou siginificativamente os resultados de aprendizagem desse Estado.

Mauricio Holanda Maia

Consultor legislativo da Câmara dos Deputados para a área de “Educação, Cultura e Esporte”.

Participante: Ocimar Alavarse

 

    • Pedagogo pela UFSCar (1984), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela USP. Foi Orientador Educacional, de 1985 a 1987, Técnico de Desenvolvimento Profissional no Senac-São Paulo, de 1988 a 1994, Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), de 1995 a 2008. Desde 2008, é professor na Faculdade de Educação da USP (Feusp) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).

Ocimar Alavarse

Pedagogo pela UFSCar (1984), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela USP.

Participante: Otacílio de Sá Pereira Bessa

 

    • Professor da rede estadual de ensino desde 1998.Graduado em Licenciatura em Geografia e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Estadual de Santa Catarina. Mestrado em Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Coordenador Pedagógico e diretor da Escola CAIC Maria Alves Carioca até 2013. Atualmente é Diretor da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra em Fortaleza.

Otacílio de Sá Pereira Bessa.

Professor da rede estadual de ensino desde 1998.

Participante: Paula Louzano

 

    • Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales. Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (1994) com doutorado em Política Educacional pela Universidade de Havard (2007) e mestrado em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford (1999). Trabalhou no Escritório Regional da UNESCO para América Latina e Caribe, em Santiago, Chile entre 2001 e 2004 na área de estatísticas educacionais. Foi professora do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FE-USP entre janeiro de 2012 e junho de 2013. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação da Faculdade de Educação da USP. Foi Visiting Scholar na Universidade de Stanford entre 2015 e 2017.

Paula Louzano

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (1994) com doutorado em Política Educacional pela Universidade de Havard (2007).

Participante: Regiane de Lima Sales

 

    • Professora licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Arte Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Graduada em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Especialista em Gestão escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Diretora da EEMTI Professora Estefânia Matos, localizada em Itapajé-CE – CREDE02 (Itapipoca).

Regiane de Lima Sales

Professora licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Arte Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Participante: Ricardo Henriques

 

    • Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Professor Associado da Fundação Dom Cabral (FDC), colunista no Caderno de Economia do Jornal O Globo e titular da Coluna Conselho de Classe, Rádio CBN Brasil. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do Internacional Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional (Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fundação Itaú Educação e Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República e Pacto pela Equidade Racial.

Ricardo Henriques

Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco.

Participante: Sandra Zákia Sousa

 

    • Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1994); Mestre em Educação pela PUC-SP (1986); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie (1975). Professora da Faculdade de Educação da USP, atuando na pós-graduação na área “Estado, Sociedade e Educação”. O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros.

Sandra Zákia Sousa

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1994).

Participante: Vagna Brito de Lima

 

    • Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho em Portugal (2016). Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Atualmente, é coordenadora estadual da Formação Docente e Educação a Distância da Seduc-CE.

Vagna Brito de Lima

Coordenadora estadual da Formação Docente e Educação a Distância da Seduc-CE.

Participante: Vanda Mendes Ribeiro

 

    • Vanda Mendes Ribeiro é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra. Possui especialização em Sociologia pela Universidade Paris III e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi vice-Coordenadora do GT Sociologia da Educação da Anped (2017-2019) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicid (2018-2020). Co-fundadora da Reippe, atualmente é membro do Instituto Jus – Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

Vanda Mendes Ribeiro

Atualmente é membro do Instituto Jus – Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

Participante: Wagner Bandeira Andriola.

 

    • Professor Titular da UFC; Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Nível 1); Coordenador da Área de Avaliação Educacional no Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA/UFC); Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação (POLEDUC/UFC); Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Complutense de Madrid – España); Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (Universidade de Brasília); Especialista em Psicometria (Universidade de Brasília); Bacharel e Licenciado em Psicologia (Universidade Federal da Paraíba). Já orientou dois pós-doutores, 18 doutores, 45 mestres e 80 alunos de iniciação científica. Possui quase 200 publicações entre artigos, capítulos de livros e livros. Possui quase 2100 citações no Google Acadêmico.

Wagner Bandeira Andriola.

Professor Titular da UFC.

Participante: Wagner Silveira Rezende

 

    • Bacharel em Direito (2007), Licenciado (2009) e Bacharel (2010) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Mestrado (2010) em Ciências Sociais pela UFJF. Doutor em Ciências Sociais (2014) e em Educação (2020) pela UFJF, tem experiência na área de Teoria Social, Sociologia e Antropologia do Direito, Sociologia e Educação, Avaliação Educacional, Retórica e Argumentação. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFJF, responsável pela disciplina Sociologia do Direito, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFJF e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Diretor do CEAd/UFJF. Fundador, em parceria com o professor Raul Francisco Magalhães, do grupo de pesquisa Polis – Estudos Clássicos. Membro do grupo de pesquisas Direito, Argumentação e Inovação, da Faculdade de Direito da UFJF. Pesquisador associado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd/UFJF, com as linhas Direito e Educação e Avaliação Educacional.

Wagner Silveira Rezende

Bacharel em Direito (2007), Licenciado (2009) e Bacharel (2010) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).