CODED/CED participa da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

19 de agosto de 2019 - 09:18

A coordenadora da CODED/CED, Dra. Vagna Lima, esteve neste sábado (17/08), em Fortaleza, compondo uma representação da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE), num diálogo de abertura do Salão do Professor na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A Bienal acontece de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “As Cidades e os Livros”.

A professora Vagna Lima ao lado do Prof. Rogers Mendes e da Prof.ª Iane Nobre, contribuíram com debate do Painel sobre o tema “Vivência de educadores na artesania de suas práticas”, que foi mediado pelo Prof. Hylo Leal, para dezenas de profissionais presentes no evento.

Numa sociedade em constante transformação em que a educação é território de disputa, de luta e de criação de novos espaços para a emancipação social. Foi nessa linha de discussão que a Prof.ª Vagna Lima foi convidada a comentar sobre o seu processo formativo, ao se construir como uma educadora reflexiva, que contribui para o saber-fazer pedagógico.

Em sua quarta edição, o Salão do Professor vai receber mesas-redondas, palestras, rodas de leitura e outras atividades formatadas sob a perspectiva do ensino e da educação. O espaço constitui-se como um ambiente diverso e plural, pautado pela experiência da leitura onde as discussões assumirão um caráter interdisciplinar, incorporando questões dos universos indígena, negro, feminista, LGBTI e outros. Para viabilizar o debate sobre essas abordagens, a fruição da leitura foi escolhida como estratégia principal.

No dia 20, serão lançadas as 30 obras de literatura infantojuvenil da Coleção Mais Paic; Mais Literatura. O lançamento será, às 18h, na Sala 06 Aves de Arribação – Mezanino II.

As publicações são escritas por autores cearenses selecionados por meio de concurso literário. O acervo é distribuído para 10 mil turmas das séries finais do Ensino Fundamental da rede pública. Esta iniciativa constitui-se como uma das maiores políticas de incentivo à leitura do Estado do Ceará.

Já no dia 22, a Seduc vai lançar publicações de professores da rede pública estadual e três edições da Revista DoCEntes. O evento será na sala 6, Aves de Arribação, no Mezanino.

Serão lançados 10 livros, dentre os quais cinco obras literárias e cinco acadêmicas, de autoria de professores da rede pública. As publicações foram selecionadas por meio de editais e têm o objetivo de valorizar e estimular a produção científica e literária de professores, ao tornar públicas suas produções.

Em sua 9ª edição, a Revista DoCEntes também tem o objetivo de divulgar os textos científicos produzidos pelos educadores. Foram escolhidos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos de robótica e resumos de teses e de dissertações, sempre relativos à educação básica, com foco na experiência docente no Ensino Médio. A revista tem tiragens quadrimestrais, com publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e o acesso ao conhecimento.

 

Programação do Salão do Professor

Coleção Infantojuvenil Mais Paic Mais Literatura

 

 

——————————–

Outras informações: (88) 3695-1950
www.facebook.com/cedceara
www.instagram.com/cedceara
www.youtube.com/cedceara