Apoio aos Estudos Domiciliares

8 de abril de 2020 - 16:29

O Governo do Ceará, como parte das ações de enfrentamento à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), suspendeu as atividades presenciais na rede pública estadual de ensino. A medida expressa nos decretos governamentais Nº 33.510 (16 de março de 2020) e Nº 33.531 (de 30 de março de 2020) desafia gestores, professores e demais servidores a pensarem iniciativas para fazerem deste período uma mudança de paradigmas no que diz respeito à aprendizagem.

Com base nas Diretrizes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), cada unidade de ensino juntamente com as/os professoras/es da rede elaborou um Plano de Atividades Domiciliares para que as/os estudantes cumpram a carga horária de atividades escolares em casa. Nesta perspectiva, são usadas estratégias de ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota, as quais podem utilizar o suporte de tecnologias ou não. As Diretrizes apontam o livro didático como principal ferramenta para as aulas remotas.

Neste ambiente virtual, contamos com o apoio das/os professoras/es, gestoras/es e comunidade escolar para agrupar diversas possibilidades pedagógicas para estabelecer rotinas de estudos e de aprendizagem, utilizando recursos como os livros didáticos e meios tecnológicos a fim de subsidiar o processo de ensino a distância/domiciliar organizado pelas unidades de ensino.

Também divulgamos as produções pedagógicas das/os nossas/os professoras/es que têm o protagonismo docente como principal fio condutor de suas mais diversas práticas e ações, cada uma/um com seus talentos, suas propostas, ideias, iniciativas e contribuições, características as quais, somadas, externam bem o potencial de uma/um trabalho que contribui para a educação em rede. Mesmo diante de todos desafios impostos pelo cenário mundial, utilizam toda a sua competência,criatividade, dedicação e cuidado para proporcionar a aprendizagem a todas/os as/os alunas/os que integram nossos estabelecimentos estaduais de ensino.