Plataformas e serviços online de parceiros da SEDUC/CE

8 de abril de 2020 - 10:10

IMPULSIONA

O Impulsiona é o programa de educação esportiva do Instituto Península que utiliza o esporte como ferramenta educacional para promover o desenvolvimento integral dos alunos. O programa já está presente em mais de 32 mil escolas, em todos os estados do Brasil.
Oferecemos apoio pedagógico a professores e coordenadores para que estes possam tornar as escolas mais ativas, trabalhar as competências socioemocionais, estimular a inclusão e fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar. Disponibilizamos cursos online e conteúdos pedagógicos gratuitos completamente alinhados às competências gerais e unidades temáticas da BNCC, no portal Impulsiona (https://impulsiona.org.br/).

 

KHAN ACADEMY

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Para isso, a plataforma digital da Khan Academy oferece recursos educacionais online e gratuitos para professores e estudantes , e já é usada por mais de 87 milhões de estudantes e mais de 3 milhões de professores por todo o mundo.
Além de estudantes e professores, a Khan Academy também busca apoiar escolas e redes de secretaria de educação, não apenas promovendo o uso da tecnologia nas salas de aula, mas também oferecendo ferramentas que apoiam o professor e dão às escolas e às redes a possibilidade de acompanhar mais de perto as atividades e o desempenho de seus estudantes. A Khan Academy está presente em cerca de 50 redes parceiras pelo Brasil, além de ser usada por outras redes e escolas de forma orgânica.

 

LECIONAS

O Lecionas é um banco de questões inéditas, com gabarito comentado e alinhadas à BNCC, para uso específico no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). No momento trabalhamos com 5 disciplinas: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.
Com o Lecionas, os professores podem montar provas e listas de exercícios de alta qualidade e em pouco tempo!

 

ECOMUSEU

Serão disponibilizados 3 vídeos sequenciais da aula de campo do Ecomuseu Natural do Mangue: parte1(apresentação do Ecomuseu Natural do Mangue, contexto histórico, importância do trabalho, resultados e parcerias); parte 2 (apresentação de 15 peças do acervo – aula); parte 3(visita ao mangue vermelho com explicativos e amostragem da etapa de reflorestamento). Serão no formato de videoaulas.

 

LETRUS

O Programa Letrus é um programa pedagógico pioneiro no país que apoia educadores e alunos no desenvolvimento da escrita que visa ao letramento do estudante.
Nossa metodologia é construída  de forma cíclica a partir de resultados e  análises detalhadas que possibilitam o protagonismo e desenvolvimento da escrita de estudantes.
Além disso, com o Programa é possível também desenvolver habilidades essenciais para o vestibular, a partir de correções focadas nos critérios do Enem.
O Programa funciona da seguinte forma: os alunos terão trilhas de atividades de escrita na plataforma Letrus, eles receberão devolutivas sobre os erros cometidos e como melhorar para o próximo texto. Dessa forma, podem continuar praticando e aprendendo mesmo nesse período. É importante destacar que os alunos precisam de acesso a internet, ainda que de baixa velocidade. Eles podem participar usando um computador ou celular.

 

WEBINAR

O webinar é uma videoaula considerada uma ferramenta síncrona de interação, ou seja, o webinar é transmitido em tempo real, de forma  
online, permitindo a interação de professores via chat e a presença de convidados em tela para a condução do conteúdo, fazendo uma explicação  
de tipos e usos de ferramentas digitais gratuitas que podem auxiliar circuitos pedagógicos. Ele é transmitido via YouTube e é necessário  
que o professor participante tenha uma conta Gmail para interagir no canal – todas as interações serão enviadas em formatos de links  
diretos de transmissão sem necessidade de cadastro prévio em dia e horário pré-determinado. O webinar pode-se se tornar uma ferramenta  
assíncrona também, pois ao término de cada exibição ao vivo, a videoaula permanece gravada para consulta posterior.

 

STOODI

Para ajudar professores e alunos da rede pública de ensino do Ceará nesse período de suspensão das aulas, o Stoodi – plataforma de educação online com conteúdos voltados para estudantes do Ensino Médio – liberou acesso gratuito às suas ferramentas. Veja o que você poderá acessar:
Catálogo de videoaulas
São mais de 5 mil videoaulas de todas as matérias, divididas em módulos e organizadas em ordem cronológica para facilitar tanto o professor quanto o aluno na busca de um determinado assunto.
Banco de exercícios
São mais de 30 mil questões de níveis fácil, médio e difícil, boa parte com resolução passo a passo em vídeo, para que o aluno tire suas dúvidas enquanto assiste.
A plataforma ainda conta com outras ferramentas gratuitas, como e-books, edições anteriores e corrigidas das provas do Enem e um blog, onde estudantes e professores podem encontrar dicas sobre como estudar online e manter uma rotina organizada de estudos em casa.

 

CURTA NA ESCOLA

Plataforma de streaming que tem como objetivo promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula. Os filmes estão classificados e podem ser buscados por disciplina, nível de ensino, faixa etário ou temas transversais. A busco refinada pode ocorrer também por qualquer palavra do diálogo ou dados da ficha técnica do filme.
Nesta plataforma os professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula, comentando os filmes e enviando sua experiência educacional por meio de relatos que formam o Banco de Relatos aberto para consulta.

 

EUREKA DIGITAL

A plataforma educacional “Eureka digital” disponibilizará conteúdo diferenciado para alunos e professores por meio de três funcionalidades:
1. Biblioteca: a biblioteca conta com mais de 200 títulos em pdf com conteúdo teórico e prático que atende desde a educação infantil até o ensino médio, inclui também materiais específicos para a formação de professores.
2. Audioteca: a audioteca é um acervo de áudios em formato de podcasts que abordam questões gerais referentes ao processo de ensino e aprendizagem, traz também leitura de obras clássicas da literatura, entrevistas e comentários de professores sobre rotinas de estudo.
3. Videoteca: a videoteca compila uma série de vídeos com conteúdo didático, compreendendo videoaulas formais, animações e passo a passo de construção de brinquedos e objetos.

 

ÁRVORE DE LIVROS

A Árvore possui como missão apoiar a formação de leitores por todo o país através de tecnologias educacionais que proporcionem uma experiência enriquecedora para estudantes, professores e gestão.
Nesse sentido, a Árvore de Livros é uma plataforma que disponibiliza acervo diversificado de livros,jornais e revistas, com funcionalidades que conectam professores e alunos em uma plataforma repleta de atividades, sequências didáticas alinhadas à BNCC e relatórios de acompanhamento.

 

FB ONLINE

Plataforma FB Online – com cursos de Fundamentos em Português, Matemática, Física e Química. Tais cursos são compostos por videoaulas e materiais didáticos que visam proporcionar uma base inicial para quem deseja se preparar para o Enem. Também será liberado o acesso para a resolução de Simulados e Exercícios. Além de aulas ao vivo liberadas diariamente no canal do FB Online.

 

LANLINK

Solução de ensino a distância customizável que se adapta a qualquer tela que o estiver acessando, seja o monitor do seu computador, do tablet ou smartphone, o que garante a melhor experiência para o aluno ou professor independente do meio de acesso. A plataforma possui ferramentas de auxílio na interação com o tutor, onde o aluno poderá tirar suas dúvidas e interagir diretamente com ele em um só lugar. Para os professores, a solução garante uma fácil gestão dos seus alunos através de relatórios extraídos ou através do painel das turmas, onde é possível ver informações como a última vez que o aluno acessou o sistema, qual sua evolução na matéria e até qual sua nota na avaliação.
Tudo isso somado com toda a experiência e metodologia dos materiais de ensino do Farias Brito, com material focado para o desenvolvimento e aprovação do aluno. Nesse conteúdo teremos aulas com foco Ciências da Natureza e Ciências humanas (Biologia, Geografia, Química, História, Física e Filosofia) com um total de 130 aulas a serem disponibilizadas.