CODED/CED participa da Jornada Pedagógica 2020 do CEJA Professor Luiz Bezerra

10 de fevereiro de 2020 - 09:54

    

Na última sexta-feira (07/02), a Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) participou da Jornada Pedagógica 2020 do CEJA Professor Luiz Bezerra com uma palestra ministrada pela professora Dra. Karine Pinheiro.
Na ocasião, foram apresentadas as mudanças educacionais e a importância de auxiliar os professores no letramento digital, além da exposição de diversos ambientes virtuais que podem apoiar na construção da aprendizagem.
O debate visou orientar os professores na utilização de metodologias ativas para que o aprendizado do aluno seja o foco. A caracterização das metodologias apoia o professor com o ensino híbrido (Blended Learning), em que as modalidades on-line e presencial podem juntas integrar novas dinâmicas para a aprendizagem, atendendo com flexibilidade e personalização.
Compreendendo o perfil do público atendido pelo CEJA como uma geração C5 – Conecta, Cria Colabora, Coopera, Compartilha – Souza (2014), a proposta da coordenadoria é apoiar os projetos da referida instituição no que compete ao acompanhamento dos alunos que necessitam aprender a qualquer hora e tempo.

                        

Sobre a Jornada
A Jornada Pedagógica 2020 do CEJA Professor Luiz Bezerra teve como objetivo promover a reflexão sobre a prática pedagógica ainda pautada na linguagem oral e escrita e a ressignificação destas a partir do uso das tecnologias digitais na promoção do saber em seus espaços educacionais.
Dentre os projetos desenvolvidos na instituição, destaca-se o projeto “Potencializando a semipresencialidade com o uso das TDICS”, idealizado pelo professor de Biologia Manoelzito Ximenes. A ação utiliza o aplicativo Google Sala de Aula (classroom), uma ferramenta simples, gratuita e fácil de usar, que ajuda os professores a gerenciarem atividades. Nessa experiência com as aulas de Ciências e Biologia, o aplicativo foi pensado para conectar com facilidade os professores e alunos, dentro e fora do CEJA Professor Luiz Bezerra, de maneira a considerar a modalidade semipresencial e possibilitar aos docentes o monitoramento dos estudantes a fim de saber quando e onde oferecer maior feedback.