CODED/CED promove oficina sobre planejamento de aula virtual para professores da Sefor 2

17 de abril de 2020 - 15:38

       

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), promove e coordena a oficina “Como planejar minha aula virtual – Google Classroom 2020″ para professores da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2. A ação acontece durante manhã e tarde desta sexta-feira, dia 17.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os educadores e escolas que estejam passando pela migração emergencial para um ensino remoto, além de promover a interajuda aos professores num espaço formativo aberto para troca de experiências de formação.

A oficina é um espaço acessível a todos os participantes que desejam aprender a planejar suas aulas no Google Classroom. O primeiro passo foi um diagnóstico inicial para que pudessem ser conhecidas as dúvidas e os desafios dos caminhos da docência nesse movimento de educação online.

A curadora da formação é a professora Karine Pinheiro e colaboradores da CODED/CED. Ao passo em que os professores apresentaram suas experiências, ela mostrou os aspectos teóricos e práticos de como planejar, auxiliando os educadores na construção de seus conteúdos digitais. O ponto alto da ação reside em mobilizar parcerias entre os professores da capital e do interior do Ceará para mobilizar uma grande comunidade de aprendizagem no Google Sala de Aula.

O coordenador da Sefor 2, Eduardo Maia, ressalta que se trata de “uma excelente oportunidade para fortalecer as atividades domiciliares propostas aos estudantes. Tivemos excelente adesão e participação de gestores e professores. Terminamos o momento com muitos elogios”, destaca.

A oficina envolve os professores da Sefor 2 que já atuam nessa proposta de formação em pares durante suas ações formativas. Em pauta, a educação e a cibercultura em tempos de Covid19; novos modelos pedagógicos e a utilização de ambientes virtuais; como planejar meu curso/ minha disciplina; como montar minha sala no Google Sala de Aula; e aprendizagem em pares.