Rede de Cooperação ofertará programas de pós-graduação para profissionais da educação

9 de março de 2021 - 12:28

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), lançou, nesta segunda-feira (8/3) a Rede de Cooperação em Pesquisa (Recope). Nesse contexto, uma das ações previstas estará disponível, a partir desta segunda-feira, dia 8. Trata-se da chamada pública para seleção de auxiliares de pesquisa. Serão selecionados profissionais efetivos pertencentes ao Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica (MAG), de acordo com as orientações contidas no documento. A chamada pública está disponível. Participaram do evento virtual, a secretária da Educação, Eliana Estrela, e o vice-reitor da Uece, Dárcio Italo Alves Teixeira.

A secretária Eliana Estrela destacou a parceria entre as duas instituições e a importância da aproximação, cada vez maior, entre a educação básica e a universidade. “Formamos uma rede de educação, que precisa iniciar com as crianças, por isso temos a Política do Mais Infância, até a universidade. Queremos que nossos alunos finalizem a educação básica, ingressem no ensino superior e sigam com seus estudos. Hoje estamos lançando a Recope, já temos também o mestrado profissional em Matemática, o Profmat, são ações com o intuito de possibilitar aos professores e professoras mais conhecimento, pesquisa, descobertas e a realização de sonhos. É sonho de muitos ter um mestrado, ter um doutorado”, frisa a gestora.

A Recope tem como objetivo fomentar ações conjuntas, compatíveis com as respectivas missões institucionais, visando responder aos desafios do estado para a elevação do patamar educacional da população cearense. Esta iniciativa promove a oferta de educação de qualidade em todos os níveis (básico e superior), a valorização dos profissionais de educação e o incentivo à pesquisa científica como fundamento para a melhoria e qualificação dos serviços educacionais.

A primeira ação da Recope envolve oito programas de pós-graduação e 22 pesquisas organizadas nos seguintes eixos da política educacional da Seduc: Políticas de tecnologias digitais na educação básica; Política e gestão educacional e escolar; Educação e saúde; Currículo, práticas pedagógicas e cidadania global.

Conforme o vice-reitor da Uece, Dárcio Italo Alves Teixeira, pensando na formação qualificada dos cearenses, foi iniciada a Recope, a partir do diálogo entre Uece e Seduc. “Serão ofertadas 24 vagas, sendo 14 para o mestrado e 10 para o doutorado. Essa é a ideia inicial, mas a gente pensa em ampliar essa rede de cooperação, que é de grande importância para o estado para contribuir com a educação dos cearenses”, explica o vice-reitor.

No período de 8 a 17 de março, estará aberta a chamada pública para seleção de auxiliares de pesquisa (níveis I e II). Serão selecionados professores efetivos pertencentes ao Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica (MAG) em efetivo exercício em uma das seguintes unidades: escolas estaduais, unidades da Seduc sede, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) ou unidades sindicais que representam os profissionais da educação.

Os candidatos selecionados serão beneficiados com formação qualificada em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) nos programas de pós-graduação envolvidos nas pesquisas e se enquadrarão em todas as exigências estabelecidas pelos respectivos programas, cabendo-lhes cumprir integralmente o regimento do mesmo.

 

Acesse: chamada pública

 

08.03.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc

via:https://www.seduc.ce.gov.br/2021/03/08/rede-de-cooperacao-ofertara-pos-graduacoes-para-profissionais-da-educacao/