Seduc realiza Formação Foco na Aprendizagem 2022

16 de fevereiro de 2022 - 16:13

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta terça e quarta-feira (15 e 16), a Formação Foco na Aprendizagem 2022. A ação ocorreu virtualmente e teve como objetivo apresentar a professores de português e matemática, responsáveis pela formação de pares no âmbito das Regionais, a organização da iniciativa para 2022. O encontro abordou temas como a avaliação diagnóstica e formativa, o uso de material didático estruturado, a formação continuada de professores e a tutoria pedagógica de estudantes, tendo em vista as premissas de equidade, descentralização e articulação curricular.

O Foco na Aprendizagem 2022 consiste no desenvolvimento de ações integradas para a recomposição das aprendizagens no âmbito do Novo Ensino Médio (NEM), tendo como suporte as diretrizes curriculares (DCRCs) e o modelo estadual de Educação Híbrida, como forma de articular estratégias didático-pedagógicas guiadas por elementos estruturantes.

Como desdobramento deste encontro, haverá ações tanto no que diz respeito à formação docente, como à avaliação diagnóstica. Neste sentido, serão promovidos quatro Encontros Estaduais e quatro Encontros Regionais de Língua Portuguesa e Matemática; três Encontros Estaduais e três Encontros Regionais de Ciências da Natureza e Ciências Humanas; além de 60 horas aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avaced), para professores de todas as áreas do conhecimento.