Seduc promove formação presencial dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional

26 de maio de 2022 - 17:41

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), a primeira formação presencial dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGI). O encontro tem o objetivo de alinhar as diretrizes de atuação destes profissionais, que foram contratados com o intuito de apoiar gestores escolares e professores da rede pública estadual no planejamento e na implementação de práticas inovadoras para a educação híbrida. A ação é realizada pela Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, lembra que o período de pandemia foi um grande indutor do desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem, sobretudo, pelo uso da tecnologia. Na visão da gestora, é necessário continuar explorando as possibilidades que os novos meios oferecem, a fim de auxiliar a prática pedagógica.

“No período da pandemia, constatamos, ainda mais, a importância do ensino presencial. Mas sabemos, também, que o uso da tecnologia nos permite ir além. Os recursos digitais podem potencializar a aprendizagem dos estudantes. Nosso desejo é que os professores tenham o domínio da tecnologia, do conteúdo e da metodologia”, ressalta Jucineide.


A coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima, destaca o papel das Regionais na disseminação das práticas inovadoras. “O trabalho que as Credes e a Sefor desenvolvem no sentido de garantir a formação dos professores é fundamental. O itinerário formativo não teria como ser efetivado pela Coded/CED, se não tivéssemos em cada Regional pessoas responsáveis por fazer esse acompanhamento”, destaca.

Cada AGI desempenha suas funções em uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza. Ao todo, são 54 profissionais distribuídos em todo o Ceará.

A matriz de competências digitais dos professores da rede pública estadual preconiza a incorporação da tecnologia às experiências de aprendizagem dos alunos e às estratégias de ensino, buscando atender às necessidades de cada estudante, promovendo a inclusão e a equidade, com novos valores e repertórios didáticos.

Sobre o AGI

AGI é uma iniciativa criada pela Seduc, em 2021, que visa contribuir para a transformação educacional impulsionada pela cibercultura e pelas novas formas de ensinar e aprender. Para tanto, a ação busca apoiar e mediar o uso didático-pedagógico das tecnologias educacionais, suas versatilidades, funcionalidades e aplicabilidades didáticas. A ação tem como foco a inovação educacional e a superação dos desafios, com vistas à promoção das transformações necessárias à educação.