Seduc realiza III Encontro Formativo dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGIs)

23 de agosto de 2023 - 19:04

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) realizou, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), em Sobral, o III Encontro Formativo dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGIs). O evento tratou do compartilhamento de propostas de ensino com a utilização dos Recursos Educacionais Digitais e Abertos, e práticas pedagógicas inovadoras com foco na Educação Híbrida. O encontro foi promovido pela Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) da Seduc.

Na abertura do encontro, a banda de música Ministro Jarbas Passarinho, do 4º Colégio da Polícia Militar do Ceará, recepcionou os participantes, e na sequência, a coordenadora da Coded/CED, Vagna Lima, falou sobre a importância da atuação do AGI, por ser um profissional da educação com conhecimento sobre o uso pedagógico de tecnologias e metodologias educacionais. O trabalho do AGI é voltado para o apoio aos gestores escolares e professores da rede pública estadual de ensino desde o planejamento à implementação de práticas pedagógicas inovadoras relacionadas à Educação Híbrida. Tem como objetivo a construção de uma cultura educacional que incorpore novos valores e repertórios didáticos.

A programação incluiu ainda a apresentação da Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH), por meio da equipe da Coded/CED, responsável pela iniciativa, e dos professores Thomaz Velozo e Marielle Azoubel, vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e membros da Coordenação da Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH).

Houve também a realização da dinâmica de interação, com o uso do jogo da memória cujo intuito foi promover a integração entre os participantes da formação, que elaboraram propostas de integração das ações do AGI com a RIEH.

Os presentes acompanharam a palestra “Gestão da Inovação Educacional: desafios e oportunidades”, ministrada pelo professor Doutor Igor Paim, diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Na noite desta quarta-feira (23), aconteceu o lançamento oficial da coletânea “Vivências e práticas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGIs)”. O e-book traz uma sistematização de artigos que abordam algumas das ações desenvolvidas pelos AGIs nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), no ano de 2022.

O material aborda, por exemplo, práticas formativas que buscam desenvolver novas alternativas para apoiar gestores e professores no uso de estratégias pedagógicas no âmbito da Educação Híbrida, de modo a fortalecer o processo de ensino aprendizagem.

A iniciativa de produzir o livro ocorreu por meio da Coded/CED. A coletânea foi organizada pelos professores Vagna Lima, Wendel Melo, Edite Lourenço e Marcigleide Soares.

Entre os artigos, encontram-se trabalhos sobre a importância da formação continuada para o uso de recursos tecnológicos; relatos de experiências com a utilização de ferramentas digitais; práticas que dialogam com o Foco na Aprendizagem (ação desenvolvida pela Seduc para fortalecer as aprendizagens dos estudantes); e, principalmente, trabalhos e pesquisas que enfatizam a atuação dos AGIs no fortalecimento da educação científica. Acesse o e-book

Nesta quinta-feira (24), a programação contou com oficinas de Produção Audiovisual e Edição de Vídeo, culminando com a apresentação das produções realizadas pelos participantes. A equipe da Coded/CED realizou a premiação das equipes vencedoras no Game “Aprendendo e Compartilhando Inovação Educacional”.

25.08.2022
Assessoria de Comunicação da Seduc com informações da Coded/CED

Via: https://www.seduc.ce.gov.br/2023/08/25/seduc-realiza-iii-encontro-formativo-dos-agentes-de-gestao-da-inovacao-educacional-agis/